quarta-feira, 6 de julho de 2022

A destruição da pensão de Da Derga

Eu visito com frequência os textos de Steven Posch e fiquei particularmente curioso diante do intitulado "Samhain é uma mulher ou os 33 nomes de Samhain".
Eu sou apaixonado pelo Samhain, mais conhecido como Halloween aqui no Brasil. Esta é uma das datas consideradas sagradas no Paganismo Moderno e que são celebradas pela Wicca.

Citando Steven:

O épico conhecido como a Destruição do Albergue do Deus Vermelho fala da morte de Conaire Mor, Connory, o Grande, o Rei da Irlanda Skyclad.

Consultando o Oráculo Virtual (Google), eu obtenho algumas pistas. O título do texto é "Togail Bruidne Da Derga", é um dos muitos textos do Ciclo de Ulster e faz parte do Livro de Dun Cow. Ali é narrado o nascimento, vida e morte de Conaire Mor, filho de Eterscel Mor. Como todo texto lendário e épico, tem várias versões e é datado em torno de 1100 DC.

Citando Steven (que cita um trecho da obra):

Conaire Mor: Bem, então, mulher: se você é uma vidente, o que você vê para nós?

Mulher: De fato, vejo que nem couro nem cabelo de vocês escaparão desta casa, a não ser o que os pássaros carregam em suas garras.

Conaire Mor: Isso é realmente uma má sorte; nem você costuma profetizar para nós. Mulher, qual é o seu nome?

Mulher: Cailb [cadela].

Conaire Mor: Esse é um nome sem nada de sobra.

Mulher: Na verdade, eu tenho muitos nomes.

Conaire Mor: O que são?

Mulher: Facilmente contado.

Ela então recita uma lista de 32 “nomes”, nenhum dos quais é o nome de uma mulher real. (Por mais interessante que seja saber o significado dos 32 nomes do Samhain, tal tarefa ultrapassa em muito o meu conhecimento do vocabulário irlandês antigo, infelizmente.) O primeiro da lista, porém, é o Samhain.


Continuando com minha consulta pelo Oráculo Virtual (Google), eu encontrei o seguinte trecho:

"Bem, ó mulher", diz Conaire, "se você é uma feiticeira, o que vê para nós?"

"Verdadeiramente vejo por ti", ela responde, "que nem a tua carne nem a tua carne escapará do lugar a que entraste,

"Não foi um mau presságio que pressentimos, ó mulher", diz ele: "não és tu que sempre nos anuncia. Qual é o teu nome, ó mulher?"

"Cailb", ela responde.

"Isso não é muito um nome", diz Conaire.

"Lo, muitos são meus nomes além disso."

"Quais são eles?" pergunta Conaire.

"Fácil de dizer", disse ela. "Samon, Sinand, Seisclend, Sodb, Caill, Coll, Díchóem, Dichiúil, Díthím, Díchuimne, Dichruidne, Dairne, Dárine, Déruaine, Egem, Agam, Ethamne, Gním, Cluiche, Cethardam, Níth, Némain, Nóennen, Badb, Blosc , B l oár, Huae, óe Aife la Sruth, Mache, Médé, Mod."

https://mythicalireland.com/myths-and-legends/the-destruction-of-da-dergas-hostel/[Traduzido com Google Tradutor]

Lamento, Steven, mas eu sou muito exigente com citações e análises baseadas nelas. Samhain não é um dos nomes de Cailb.

Nenhum comentário: