segunda-feira, 4 de julho de 2022

Bilhete para lugar nenhum

We're on a road to nowhere
Come on inside
Takin' that ride to nowhere
We'll take that ride

-Talking Heads

Recentemente foi noticiado que agências de viagens e turismo estavam sob escrutínio por causa de reclamações de consumidores.
Essa experiência deve ter sido desagradável, então deve ser incomparável quando nos depararmos ao chegarmos no destino daquilo que é chamada de última viagem.

Essa ideia está em inúmeras culturas ao longo dos séculos. A cena de Chihiro atravessando o mundo espiritual em um trem é maravilhosa. Eu até acho que não deram o valor adequado ao Fantasma Sem Face. Enfim, essa preocupação não é exclusividade das religiões, está presente em nossa cultura, seja na pintura, seja na música, poesia e literatura. Dependendo da pessoa, isso se torna uma obsessão e se esquece de viver. Eu penso: "If I wake up dead I'll wake up just like any other day" (JAMC - Snakedriver).

Inevitavelmente essa ideia é explorada pelos conglomerados religiosos e uma emissora anunciou o livro de uma celebridade evangélica. Eu não vou dar detalhes para não fazer merchant, mas como a celebridade é praticamente dona da emissora eu fico contrariado, assim fica fácil. Óbvio, eu vou aproveitar para criticar o mercado editorial - aquilo que você lê é escolhido por meia dúzia de "iluminados" mais interessados no lucro do que no conteúdo. Os livros de minha autoria você só vai achar se encomendar comigo.

Eu não preciso ler o livro anunciado para saber que se trata de uma obra de intuito proselitista, o autor vai querer puxar a sardinha para a igreja que ele representa. Eu devo ter escrito em algum lugar sobre a falsidade da promessa do Cristianismo. Vai ter muita gente querendo reclamar.

A reportagem até cita o "experimento" que mediu o peso da alma. Típico, citar experimentos ou coletar apenas as partes que interessam se chama desonestidade intelectual. Isso também acontece no Paganismo Moderno, com a divulgação das teses estapafúrdias de Marija Gimbutas.

Mas não falta informação sobre o mundo espiritual, tem o livro dos antigos egípcios e dos tibetanos. Os egípcios atualmente são muçulmanos, então acreditam que o destino deles será outro. Mas fica a pergunta: aquilo que acreditamos altera o fato? A cultura antiga clássica nos delegou o mito de que todos vão para o mesmo lugar: o domínio de Hades. Eu sei que vou rir muito da expressão dos cristãos quando se virem diante dos juízes do Mundo dos Mortos que obedecem apenas a Hades.

Se servir de consolo, padres e pastores terão um castigo especial.

Nenhum comentário: