segunda-feira, 4 de julho de 2022

Entrevista com Zeus

Eu escrevi um conto onde Loki me descreveu suas aventuras com Satan. Ali Loki (ou fui eu?) citou Zeus que tem um tipo de hotel restaurante, mas nós não demos um nome para o local.
Nesse caso, eu vou inventar um nome: Caverna de Dodona. Em algum lugar do Mar Egeu, eu fui ali para tentar obter daquele que é considerado um dos pais da civilização ocidental, algumas declarações sobre o dilúvio, na versão grega.
A despeito da enorme frequência de turistas e locais, ninguém parece reconhecê-lo. Os Deuses convivem entre nós, disfarçados. A aparência de Zeus não é diferente de qualquer grego médio, do tipo mediterrâneo, pele acobreada, o que causaria escândalo e desconforto para o Caturo. Ele estreita os olhos, pois deve ter me reconhecido. Discretamente sendo puxado pelo braço, Zeus me conduz a uma conversa particular.
- Eu te conheço. Você trabalha na Cafeteria Pantheon. Veio me espionar?
- Não é esta a minha intenção. Eu gostaria de fazer algumas perguntas sobre os mitos a seu respeito.
- Não tem muito a dizer. Mitos foram criados por sua gente para tentar explicar como viam o mundo e a existência.
- Então aproveite a oportunidade para dizer a sua versão.
- Então escreva aí que eu não assumo qualquer responsabilidade pelo que for escrito ou interpretado.
- Registrado.
- Eu sou filho de Cronos, neto de Urano. Eu adquiri a coroa sobre meus muitos irmãos e irmãs ao derrotar os Titãs e os Gigantes.
- Você se casou com Hera, sua irmã?
- Sim. Veja bem, não tínhamos muitos de nós e Hera era a única madura o suficiente.
- Você foi engolido por Cronos?
- Oh, por Gaia, não. Se Cronos tivesse feito algo assim, eu não estaria inteiro e certamente teria sido digerido. Eu e meus irmãos e irmãs fomos colocados no cárcere, no exílio.
- Como foi sua luta contra Cronos?
- Foi intensa, difícil e complicada. Apesar de tudo, ele era o meu pai. No exílio, no cárcere, eu tive contato com outros Deuses e Deusas, anteriores à mim, anteriores até a Urano e isso foi chocante. Eu conheci ali as Moiras e Elas me convenceram de que era meu destino enfrentar e destronar Cronos. Então eu fui treinado e armado por entidades interessadas na queda de Cronos. Eu aceitei essa ajuda, sabendo que teria que assumir o trono com condições.
- A cena em que você corta...
- Exagero. O autor que compilou de forma escrita os mitos (Hesíodo) tinha que tentar explicar a presença de Afrodite, nascida em Chipre, mas de origem da Síria.
- Então nem todos os Deuses e Deusas que moram na Vila Olimpo são Helênicos?
- Por Urano, não. Nem os Helênicos podem serem chamados assim. Heleno é um progenitor lendário, fruto da união de Deucalião e Pirra.
- Você deu a caixa com os males do mundo para Pandora?
- Ah, contaram só parte do ocorrido. Veja bem, nem eu sabia o que tinha dentro daquela caixa. Era um entulho junto com outros tantos que eu tinha recebido em meu casamento com Hera. Eu queria passar para frente aquele trambolho. Aliás, sua gente nunca atentou que Pandora foi feita por Hefesto? Ele é ferreiro, não geneticista. A primeira "mulher" era, em termos míticos, um golem de metal. Ou, para usar um termo mais atual, uma androide.
- Qual a origem da caixa?
- Na verdade, uma ânfora, mas eu ignoro a origem. Provavelmente obra de alguma entidade nascida do Caos. Nossa história fica meio nebulosa antes de Urano.
- Então você ordenou o dilúvio?
- Calúnia. Sua gente tem inúmeros mitos sobre o dilúvio. O autor que compilou de forma escrita os mitos (Hesíodo) tinha que tentar explicar o dilúvio na versão grega.
- Mas o dilúvio aconteceu?
- Sim, mas não da forma como sua gente conta. Na região do que hoje é o Mar Mediterrâneo havia uma civilização que foi chamada de Cidade dos Deuses, mas na disputa com entidades nativas de Gaia, o dique que segurava o oceano foi rompido e tudo foi inundado. Os sobreviventes se espalharam pelo litoral do que hoje é chamado de Mar Mediterrâneo.
- Eu sinto alguma semelhança com os mitos dos Sumerianos.
- Exato. Como eu havia dito, existem várias entidades e Deuses que são anteriores a mim e a meus irmãos e irmãs. Uma das concessões que eu tive que fazer ao assumir o trono foi reconhecer estes que sua gente chama de Annunaki.
- Então você conheceu Ishtar.
- E Astarte. Possivelmente ela é parente de Afrodite, ainda que ela e sua gente tente negar.
- Então existem diversos Deuses e Deusas?
- Evidente. Como existem diversos povos e etnias.
- Você é um Deus grego?
- Que bobagem. Eu e meus irmãos e irmãs apenas escolhemos morar no monte Olimpo. Eventualmente os moradores e nós começamos a interagir. Mas a espécie humana se espalhou por toda Gaia, então nós reconhecemos como nosso "povo" todos aqueles que nos cultuam.
- Então você e seus irmãos e irmãs não diferenciam os humanos por origem ou etnia?
- Esse absurdo e loucura foram criados por sua gente, junto com a criação de fronteiras. Ainda que vocês tenham aparência diferente, foram gerados do mesmo solo, do mesmo corpo de Gaia, portanto, são a mesma espécie, nenhuma etnia é melhor ou superior à outra.
- Você disse que conheceu outros Deuses e Deusas. Conhece o Deus celebrado pelas religiões abraãmicas?
- Infelizmente sim. Ele e as religiões que sua gente criou para cultuá-lo só trouxe medo, vergonha, ódio e intolerância.
- Qual o Deus e Deusa mais antigo?
- Eu não sei se eu posso falar. Eu tive a sorte de vê-los algumas vezes, meus joelhos fraquejam, minha espinha arrepia e meus olhos lacrimejam. Mas parece que um de sua gente os encontrou e criou a religião Wicca. O que ajudou e muito no reaparecimento das religiões antigas, na forma do Paganismo Moderno. Isso aumentou meu serviço, mas quem sou eu para reclamar?
- Alguma palavra ou recomendação para minha gente?
- Quando as religiões antigas eram celebradas, sua gente convivia com alegria, felicidade, amor e orgulho. Abandonem esse culto estruturado pela dor, sofrimento e medo. Redescubram suas verdadeiras origens e raízes. Nós estamos onde sempre estivemos. Basta nos chamar que nós ouviremos.

Nenhum comentário: