Tri Hita Karana pode ser traduzido literalmente como “três causas / caminhos para a felicidade ou harmonia”. A filosofia em si abrange os três aspectos mais importantes da vida em Bali, que incluem Deus, os humanos e a natureza, e coloca esses três como uma base para o desenvolvimento em Bali. Também é frequentemente citado como base para o desenvolvimento sustentável!
Tri Hita Karana consiste em três relacionamentos:
O primeiro é Parhyangan, ou o relacionamento entre uma pessoa e Deus. Esta é a base de todos os rituais maravilhosos realizados pelos balineses. Deus dá generosidade aos humanos, e os humanos expressam sua gratidão honrando os deuses por meio de vários rituais.
O segundo é Pawongan, ou a relação entre uma pessoa e seus vizinhos. Esta é a base da comunidade em Bali, frequentemente representada por banjars ou subaldeias. Um relacionamento harmonioso com outros seres humanos é essencial para a prosperidade. Como animais sociais, os humanos não podem viver por conta própria. Ter bons laços com outras pessoas é o que faz a sociedade funcionar. O espírito do pawongan se manifesta em atividades como a ajuda mútua durante as cerimônias.
Por último, mas não menos importante, está Palemahan, ou as relações entre uma pessoa e a natureza. Isso se tornou a base para o desenvolvimento sustentável em Bali. Como a natureza fornece para os humanos, os humanos devem, em troca, preservar a natureza. Você deve ter ouvido falar de eventos de reciclagem ou atividades de preservação de recifes de coral em Bali. Esse é o espírito de palemahan em ação! Até o simples ato de molhar as plantas e recolher o lixo é uma grande contribuição para a preservação da natureza.
Então aí está, os três relacionamentos que compõem toda uma filosofia de bem-estar em Bali. Não admira que os balineses estejam sempre felizes!
Original: https://volunteerprogramsbali.org/tri-hita-karana-the-balinese-philosophy-of-life/
Traduzido com Google Tradutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário