O pensamento cristão moderno tem a alma como uma entidade única um tanto divorciada do corpo humano. Os antigos pagãos não viam a alma dessa maneira, para eles a alma era composta de muitas partes, cada uma com uma função diferente, e intimamente ligada ao corpo mortal durante a vida. No "Voluspa" do Ancião Edda, é-nos dito que Woden e seus irmãos deram ao homem ønd ou respiração divina, wód ou humores / emoções, lá ou aparência, e likr ou saúde. Esses dons são comparados com o Diálogo Anglo-Saxão entre Saturno e Salomão, onde se diz que Deus deu ao homem þang ou pensamento, æðungem ou respiração divina e modos unstadalfæstenss ou humores instáveis. Finalmente, um poema do século XII no alto alemão médio declara que Deus deu ao homem muot ou humor e um & aethem ou sopro divino.
A pesquisa das várias línguas antigas do norte da Europa revela que a alma pode ser dividida aproximadamente em: 1) O Lich ou corpo 2) O Hyge ou alto, o intelecto 3) O Mynd ou memória 4) O Willa ou vontade 5) O Æþem ou o sopro da vida, o "cordão de prata" 6) O Hama ou a pele da alma 7) Orlæg ou seu wyrd pessoal 8) Mægen ou a energia pessoal de alguém 9) O Fetch ou o espírito guardião pessoal de alguém 10) O Mód ou o emoções. 11) O Wód.
O Lich
O lich ou em inglês antigo lic é o corpo humano e, como outras partes da alma, requer um tratamento especial. Deve-se fazer bastante exercício e comer os alimentos certos. Os humanos são onívoros por natureza, ou seja, comem carne e plantas. É por esta razão que temos incisivos ou caninos concebidos para rasgar a carne, bem como os molares para ranger os grãos duros. Deve-se ter em mente, porém, que a maioria das carnes no mercado hoje está carregada de gordura que o homem antigo não via em sua dieta. É melhor, por isso, escolher cuidadosamente as carnes que se come. Quanto às plantas, deve-se comer uma variedade de alimentos vegetais e não comer muito de uma coisa. Deve-se ter certeza de comer uma variedade de vegetais verdes, nozes e frutas vermelhas. Para quem prefere uma dieta vegetariana, alimentos ricos em proteínas, como nozes e alguns tipos de feijão, devem ser consumidos regularmente. Quanto à aparência física, deve-se tentar manter o cabelo comprido, pois os antigos pagãos afirmavam que o poder residia no cabelo, portanto, reis e nobres sempre usavam cabelo comprido. As unhas, por outro lado, devem ser mantidas aparadas, pois o navio dos mortos do mal usado para atacar os reinos dos deuses no crepúsculo dos deuses é feito de unhas não aparadas de cadáveres.
O Hyge
O alto ou em anglo-saxão hyge é o intelecto, aquela parte da alma que rege o pensamento racional. Seu domínio é o do "mundo real". Embora o hyge pareça governar a parte racional do Homem, os antigos também podem ter achado que ele governava algumas emoções. A própria palavra hyge está relacionada a palavras que significam "amar" ou "cuidar de". A ideia de o hyge estar conectado ao pensamento de "cuidar" não é tão improvável. Afinal, cuidar é uma emoção ativa, ou seja, aquela que exige que as ações sejam feitas. Afinal, "cuidar" da mãe doente requer alguma atividade, e pode ser que os antigos pensassem que "cuidar" exigia alguma forma de pensamento racional. A memória na antiga estrutura da alma também está ligada a palavras para amor, embora isso seja em um sentido mais romântico.
O Mynd
O mynd é a memória e todas as funções que a rodeiam. Isso inclui tudo o que foi aprendido, as memórias de uma vida e a memória ou instinto ancestral de alguém. Como o hyge, a palavra mynd está relacionada a palavras que significam "amar", embora de uma variedade muito mais romântica. Muitas das palavras que tratam da mente humana e amar ou cuidar parecem ter evoluído com o sentido de "manter alguém em mente". Essa é a memória ou mynd está ligada a palavras que significam "amar" porque os entes queridos estarão sempre presentes na memória. Da mesma forma, hyge está relacionado a palavras que significam cuidar, já que muitas vezes pensamos ativamente em nossos entes queridos. Essas idéias de lembrar ou pensar sobre aqueles que amamos, cuidamos ou até mesmo foram gentis conosco estão profundamente enraizadas na cultura germânica. A frase "obrigado" evoluiu de um senso de "pensarei em você", significando que o ato gentil seria lembrado. Os estudiosos pagãos ainda precisam explorar essas possibilidades, a ligação entre o pensamento racional ativo e as emoções, como cuidar ou amar.
O Willa
A vontade é a fonte de auto-afirmação ou determinação voluntária. É a habilidade de "desejar" algo em existência por puro desejo e estar no controle de si mesmo e de seu destino. Está relacionado a palavras que significam "desejar ou desejar" e lida principalmente com o que se deseja, em vez de necessariamente com o que se necessita. No entanto, ao contrário do hyge ou do mynd, ele não está vinculado a nenhuma palavra que signifique "amar" ou "cuidar de", o que é estranho para aquela parte da alma que rege a iniciativa e o desejo próprios.
O æðem
O æðem é o sopro da vida, é o princípio animador do corpo e é o que liga o corpo ao resto da alma. É aproximadamente o equivalente ao "acorde de prata" de algumas filosofias. Sem o æðem, a alma se separaria do corpo e partiria. Na morte, o æðem se dissolve, deixando a alma livre para ir para a vida após a morte. Outro termo para o æðem é o ealdor, que também se refere ao tempo de vida de um homem, bem como à eternidade. Ainda outro termo é blad, que significa "sopro ou espírito" e, como æðem, refere-se a crenças antigas envolvendo a ideia do sopro de vida como a alma de um homem.
O hama
O hama é uma forma de energia / matéria que envolve a alma e a protege fora do corpo. É aproximadamente análogo à pele do corpo. O hama se parece com o corpo ao qual pertence, embora criaturas muito poderosas possam mudar de forma. O hama é a "imagem etérea" de qualquer fantasma que se possa ver. É o hama que impede que as energias da alma se dispersem quando o corpo sai. Após a morte, o hama pode ser referido como scinn ou scinnhíw.
O Orlæg
O orlæg é o wyrd pessoal de cada um. É a "lei" de um indivíduo. O Orlæg contém todos os eventos da vida de uma pessoa e suas consequências. Esses eventos e seus resultados determinam ainda mais os resultados de nossas ações futuras. Ele está vinculado à busca e regula a quantidade de megen.
O Mægen
mægen é a energia espiritual possuída por todas as criaturas vivas e coisas no universo. mægen como wyrd existe em muitos níveis. Existe o mecanismo do indivíduo, aquele compartilhado pela família e aquele compartilhado por nações inteiras. mægen é gasto na vida cotidiana com as ações que fazemos. Quanto mægen alguém tem é regulado por Wyrd e baseado principalmente em nossos atos. Quando alguém comete um ato maligno, contrai uma dívida conhecida em anglo-saxão como scyld "dívida ou obrigação". O não pagamento dessa dívida resulta em uma perda de mægen igual à quantidade de mægen perdida com o ato maligno. Assim, o roubo de uma joia resultaria em uma perda de megen do ladrão igual à quantidade de megen contida naquela joia. O mægen pode ser obtido por meio da prática de boas ações, ou seja, a prática de ações que beneficiem outras pessoas ou a comunidade.
O Fetch ou Fæcce
O fetch, ou na fæcce anglo-saxão, é o espírito guardião de alguém e é dito que aparece como um animal que se assemelha à disposição de alguém ou como um membro do sexo oposto (que se correspondesse às teorias de Jung sobre o animus e animia seria semelhante ao verdadeiro amor ) Se a busca for vista como um animal, ela sempre será vista nessa forma, a menos que o lançador do feitiço deseje que ela mude de forma. Nos tempos antigos, os fetchs eram geralmente vistos como lobos, ursos, gatos, falcões, águias, pássaros marinhos e gado (cavalos, porcos, gado, etc.). Sua forma pode às vezes ser vista por quem tem uma segunda visão. É o fetch que geralmente controla a alocação de um megen de acordo com seu wyrd. A busca também registra as ações de alguém em seu wyrd. Diz-se que os fetchs fogem dos perversos dos Eddas.
O Mod
O mod é o eu. Em muitos aspectos, é a "totalidade do ser", o conhecimento de um indivíduo ou estado de ser. É um conceito muito difícil de entender devido à vasta gama de usos da palavra nas antigas línguas do norte da Europa. A razão para essa complexidade provavelmente está em como os primeiros europeus do norte viam o mundo.
No pensamento moderno, existem duas maneiras de ver as coisas. A visão objetiva é aquela que sempre vê as coisas pelo que pode ser cientificamente comprovado sobre elas. Tende a ser racional e materialista na maneira como vê as coisas. A maior parte do mundo ocidental usa visão objetiva. Ao lado da visão objetiva, o Ocidente também pratica o ativismo ou a tendência de submergir no mundo físico ou material. No Ocidente, portanto, o materialismo existe como a principal força motriz da vida. Uma segunda maneira de ver as coisas pertence à grande cultura oriental da Índia. A visualização subjetiva mostra os objetos pelas emoções que eles podem evocar. Normalmente as culturas que praticam a visão subjetiva também praticam o quietismo, ou melhor, tendem a submergir em seus próprios pensamentos e não no mundo físico.
Nenhum dos dois conjuntos de opiniões parece ter sido sustentado pelos antigos europeus do norte. Eles parecem ter acreditado em uma realidade metafísica ou "realidade psíquica" tanto quanto acreditavam em uma realidade física ou material. Como tal, eles provavelmente viram tudo objetiva e subjetivamente enquanto praticavam o ativismo em ambas as formas de realidade. Isso daria conta de uma parte tão grande da alma quanto o mod com sua infinidade de usos tanto para o intelecto quanto para as emoções. O mod é provavelmente um reflexo do eu integrado, que pode ver as coisas de forma subjetiva e objetiva.
O Wód
O wód é a sede das "paixões" ou das emoções que inspiram. O wód é a providência de Woden, e muitos acreditam que seu poder vem diretamente dele. O wód é responsável por um estado superior de se aproximar do divino e só pode ser definido por palavras como entusiasmo, agonia e êxtase. É responsável pela inspiração poética, pela "loucura" e pela fúria frenética. É o que mais se assemelha ao princípio moderno do daimônico, conforme descrito pelo psicólogo Rollo May. A falha em integrá-lo ao resto da alma pode resultar em uma miríade de doenças mentais, se usarmos as teorias de May como exemplo. A integração bem-sucedida, por outro lado, pode resultar em gênio artístico ou simplesmente em um senso de ser bem equilibrado. Estranhamente, o wód, foi dado ao Homem por Willa, o deus da vontade, portanto, autocontrole.
Coletivamente, a alma sem o fetch é conhecida como feorh, gæst ou sawol em anglo-saxão. Existem muitos outros termos nas Línguas Antigas para cada uma das partes da alma também. O lich também pode ser chamado de hræw; o æðem, o ealdor. Os outros termos também têm palavras relacionadas, mas geralmente são mais obscuras. Há muito que ainda não sabemos sobre o antigo conhecimento da alma dos pagãos, e as informações acima não estão de forma alguma completas. Temos pouca ideia a que termos como sefa, angiet e orðanc se referem. Se eles são sinônimos para os outros termos ou outras partes da alma, não sabemos. No entanto, o conhecimento que temos sobre a tradição da alma antiga nos levará a aprender mais sobre como nossas almas são construídas e por que fazemos as coisas que fazemos. A alma está intimamente ligada a Wyrd e nenhum estudo da alma estaria completo sem um de Wyrd e conceitos relativos ao bem e ao mal também.
Original: http://www.englatheod.org/soul.htm
Traduzido com Google Tradutor.
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