“Crius Chrysomallus era um carneiro voador fabuloso, de lã
dourada. Foi enviado pela ninfa das nuvens Nephele para resgatar seus
filhos Phrixos (Phrixus) e Helle quando eles estavam prestes a ser sacrificados
aos deuses. O carneiro carregou Phrixos por todo o caminho até Kolkhis
(Cólquida), no extremo oposto do Mar Negro, e então instruiu o menino a
sacrificá-lo aos deuses e depositar sua lã no bosque de Ares. Depois
disso, Khrysomallos foi colocado entre as estrelas quando a constelação de Áries e sua lã brilhante se tornaram o objetivo da
busca de Jasão e dos Argonautas”. [Theoi]
A
saga dos Argonautas é equivalente à saga de Ulisses. Mas o Velocino de Ouro tem
outras referências.
“Gorgo
Aix foi uma antiga Górgona, que existiu quando o mundo ainda era jovem, durante
a época dos antigos titãs, antes do nascimento e reinado dos Olimpianos. Era
uma cabra monstruosa, o alter ego de Amalthea, a ama-cabra do bebê Zeus. Seu nome
significava literalmente "cabra
terrível " ou "tempestade
violenta". Semelhante às Górgonas
posteriores, Gorgo tinha serpentes vivas como cabelo, presas como presas e uma
longa língua pendurada. No entanto, tinha corpo de cabra, nariz achatado e
feio, e era de gênero indescritível.
Gorgo
não poderia ser referido como ele ou ela porque não era homem nem mulher. Foi
descrito como uma mulher com características masculinas, como barba, ou um
homem com atributos femininos. Gorgo era um monstro afeminado e às vezes
dizia-se ser a mãe ou o pai das três Górgonas. Antes da guerra de dez anos entre
os Titãs e os Deuses, Gorgo passou a maior parte de sua vida, escondido por
Gaia, em uma caverna secreta de Creta. E durante a guerra, a cabra monstruosa
juntou forças com os Titãs, os inimigos dos Deuses.
Gorgo
foi morto no início da guerra, por Zeus,
que então usou a pele de cabra para construir seu famoso Aegis,
colocando sua cabeça horrível na frente do escudo”. [Trueghost]
Então
o Velocino de Ouro pode ser de pele de cabra.
Assim
como Zeus, Atena carrega o Aegis, com o qual venceu Pallas, feito com o couro
dele, sendo ele um bode. Mais indícios.
Outro
Titã que tem aparência de bode é Krios, que tem mais três irmãos que ajudaram
Cronos a segurar Uranus, constituindo assim os quatro pilares cósmicos.
“Krios
era provavelmente o pilar do sul, enquanto seus irmãos Koios, Iapetos, e
Hyperion eram os pilares do norte, este e oeste, respectivamente”. [Theoi]
Tal
como os filhos de Éolos, que são quatro e guardam os quatro cantos do mundo. Mais
uma referência similar aos Guardiões das Torres de Vigias da Babilônia.
O
Velocino de Ouro é um ítem mítico [pode-se ver a referência explícita que é
feita na série “Sangue de Zeus”]. Como tal, é ambicionado por Deuses, reis e
heróis. No caso de Jasão, ele foi “convidado” [eu diria intimado ou desafiado]
a conquistar o Velocino de Ouro por Pélias, que havia usurpado o trono de
Aeoson, irmão de Pélias e pai de Jasão.
Digamos
que foi uma manobra estratégica, caso acontecesse algo trágico com Jasão, não
seria culpa dele. Jasão aceitou a missão e chamou cinquenta heróis, entre eles,
Argos, daí porque o grupo é chamado de Os Argonautas. Seu destino estava na
Cólquida, que fica na extremidade oriental do Mar Negro, ao sul do Cáucaso. O
Rei da Cólquida, Aeetes, também se aproveitou de Jasão e condicionou a entrega
do Velocino de Ouro se este cumprisse uma série de tarefas. Apesar de contar
com cinquenta heróis, Jasão recebe a ajuda das Deusas e de Medeia, uma “feiticeira”
[ah, sim, os antigos chamavam as sacerdotisas pejorativamente de “feiticeiras”].
Diante do eventual sucesso de Jasão, Aeetes planejou mata-lo e foi Medeia quem
o salvou, levando-o ao Velocino de Ouro, que encontrava-se pendurado em um
carvalho sagrado. Medeia também fez adormecer o dragão que guardava o Velocino
de Ouro.
Ao
retornar triunfante para Iolco, sua cidade-natal, Jasão clamou pelo seu direito
ao trono. Pélias , destronado, foi esquartejado pelas próprias filhas para
retomar a juventude. Jasão, mesmo casado com Medeia, a abandona em favor de Creúsa,
filha de Creonte, rei de Tebas. Indignada, Medeia mata Creúsa e os próprios filhos
que teve com Jasão.
E
os Gregos Antigos, com suas tragédias e seus teatros, pelas mãos de Eurípedes,
escreveu a peça Medeia, de onde veio a inspiração para a peça “Gota d’Agua”. Em
ambas, a mulher é representada como ciumenta, amargurada e vingativa. Oh, bem,
nós herdamos muito da misoginia dos Gregos Antigos.
A conquista de um item mítico, como o Velocino de Ouro, não é
sinônimo de sucesso e vitória.
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