Transgressão implica numa atitude criativa de atravessar e ir além de uma extensão, expandir-se, dar o primeiro passo ao ultrapassar noções que pressupõem a existência de uma norma que estabelece e demarca limites.
O indivíduo transgressor é o agente criativo que supera a si mesmo na ruptura com os conceitos do mundo que o cerca.
Cada buscador e buscadora, ao inventar e se re-inventar, ao tentar o-ainda-não-ousado ou o-ainda-não-permitido, ao conhecer o novo, incorre em transgressão porque mostra o que era então desconhecido.
A transgressão implica na subversão da ordem como o resultado mais superficial e aparente, e na apresentação de algo novo através de uma atitude-primeira desafiadora como um ato criativo, e esse é seu significado mais profundo, porque o caos é o precursor da ordem e ambos são importantes. Ao longo da história da humanidade, muitos transgrediram as normas vigentes de sua época, revolucionando suas áreas de atuação.
Entendemos que a Transgressão não pode ser vista como uma regra ou estrutura fixa, porque estruturas fixas e regras possuem uma natureza regular, e se simplesmente estruturássemos uma forma de transgredir não poderia mais ser considerada como Transgressão.
Por isso, a Transgressão é um Princípio e não uma estrutura.
Autoria: Tradição de Lilith
Nenhum comentário:
Postar um comentário