sábado, 15 de maio de 2010

Templo de Cibele em Nova Iorque

Existe já desde 2002 um moderno templo de Cibele na pequena cidade norte-americana de Catskill, no Estado de Nova Iorque. Os seus edificadores e crentes chamam-lhe Maetreum of Cybele, Magna Mater (MCMM), ou Maetreum de Cibele, Magna Mater (Grande Mãe) e o edifício propriamente dito foi antes conhecido como Central House, ou Casa Central.
Cibele é uma Deusa-Mãe antiquíssima, de origem frígia, Cujo culto foi imensamente divulgado no Mundo Antigo, chegando a tornar-se num dos mais populares e praticados do Império Romano. Em 1999, a matriarca líder do MCMM, actualmente sexagenária, «fundou» o novo culto à Deusa, embora já na infância tivesse tido um sonho em que Cíbele lhe apareceu. Desde 2002 que a sacerdotisa ensina no MCMM técnicas de êxtase à base do tambor (o chamado «tar»), que conduzem à comunhão com Cíbele.
Como organização religiosa e não lucrativa, a MCMM está legalmente isento de impostos... ou estaria, e é a partir daí que se torna motivo de acesa polémica local. As autoridades locais de Catskill querem recusar à MCMM a isenção de impostos, alegando que o Maetreum tem muito poucos símbolos religiosos no seu interior. Isto porque o advogado da câmara diz não ter visto, quando visitou o edifício, imagens que ele reconhecesse como religiosas... A sua argumentação tem toda a pinta de derivar de uma incapacidade, provavelmente derivada de ignorância simples (não necessariamente de má fé), de perceber a religiosidade de estatuetas e símbolos alusivos a cultos de há dois mil anos, há muito esquecidos pelo comum dos mortais ocidentais... Em reacção, o MCMM processou a cidade por lhe querer negar um direito garantido pela lei.
Fonte: Gladius

Nenhum comentário: