quinta-feira, 13 de maio de 2010

O fim da Wilka S/A?

Sim, algo está mudando. A Sociedade Wicca parece finalmente estar tomando gosto pela seriedade e compromisso com a Arte. Eis que prenuncio o fim da Wilka S/A.
Vejam os textos/reflexões que colhi nessa comunidade do orkut:
O que é uma Tradição de Wicca?
É muito comum vermos pessoas chamando a pratica pessoal individual ou a pratica em apenas um coven de Tradição X. Apesar de comum, isso é errado em termos de Wicca.
Vamos nos acostumar a chamar de tradição apenas o que realmente o é. E quem define isso? Acho que nossos parãmetros devem ser os utilizados pelo site Witchvox para definir o que seja uma tradição. Vou reproduzi-los abaixo e depois podemos conversar sobre esses requisitos, que são oriundos do que a comunidade Wiccaniana internacional elegeu como seus standards.
Traduzo o texto de www.witchvox.com:
"1. Uma tradição tem que ser estabelecida. Por estabelecida se compreende que seja praticada por 3 ou mais grupos, há pelo menos um ano inteiro ( nota minha: eu colocaria 3 anos, acho o minimo). Práticas de indidviduos ou de apenas um coven não formam uma tradição.
2. Tradições pagãs pertencem a todos os seus praticantes, assim não aceitamos tradições "registradas" em nome de uma pessoa só, mesmo que seja seu fundador."
[...]quem se inicia pertence a Wicca. Essa é minha visão pessoal e da maioria dos wiccanianos. O que torna uma pessoa membro da religião Wicca são seus votos sacerdotais, que ocorrem em um rito de inciação, após um longo periodo de aprendizado, que se chama Dedicação , onde ocorre o que se chama Processo Iniciatico.
Uma Tradição diz de que JEITO vc vai fazer essas coisas. Uma Tradição não surge do nada, ela surge de alguem que se conectou com os Deuses, se inspirou, e aprendeu um jeito legal de fazer essas coisas. Ensinou isso a outros e depois de muitos anos esses outros resolveram passar a outros esse JEITO ESPECIAL de praticar wicca. Isso é uma tradição.
É por isso que quem nunca foi iniciado numa Tradição não pode pertencer a ela, porque nem sabe como ela é.[Mavesper Ceridwen]
Cada Tradição é formada por diversos Covens, que é como uma extensão dela, um ramo autorizado a agir, atuar, ensinar e falar em nome da Tradição. Poderíamos comparar isso a um sistema de redes. Um Coven seria uma sucursal local de uma Tradição, da mesma forma que as agências de banco ou lojas de uma rede são uma filial de uma grande corporação.
Iniciação é o caminho através do qual as pessoas são oficialmente aceitas como parte de uma Tradição. Isso que dizer que o fato de um Bruxo praticar a Arte inspirado ou de acordo com uma determinada Tradição não o transforma em um praticante dela. Para ser um membro oficial de uma Tradição, a pessoa deve ser formalmente iniciada por alguém já iniciado naquele caminho. Isso significa que Bruxos solitários ou auto-iniciados não possuem Tradição alguma. Somente ingressando em um Coven é que será possível receber uma Iniciação Tradicional e se tornar membro de uma Tradição de Bruxaria.
Cada Tradição possui uma linhagem, ou seja, uma árvore genealógica iniciática que em teoria pode ser usada para confirmar a veracidade da alegação de uma Iniciação dentro daquele sistema. Assim, é perfeitamente possível checar quando uma pessoa está falando a verdade ou mentira ao dizer que é iniciada em uma Tradição simplesmente conferindo sua linhagem. Uma Iniciação levará a outra, que levará a outra, sendo possível traçar a árvore iniciática até o fundador da Tradição.
Todas as Tradições são unidas por um laço de juramento que impede seus iniciados de revelar os seus segredos e rituais para pessoas que não iniciados nela. Às vezes tais votos incluem também a proibição de revelar a identidade dos membros da Tradição.
Cada Tradição possui um Livro das Sombras que é comum a todos os membros do grupo contendo seus rituais, histórias e práticas. Apesar de não ser uma regra geral, às vezes o Livro das Sombras pode ser parcialmente ou totalmente cifrado para que somente pessoas verdadeiramente iniciadas na Tradição possam interpretá-lo.
Uma Tradição não é algo que se cria do dia para a noite, como a planta de uma casa ou uma receita de bolo.
Poderíamos equiparar isso ao ato de gerar um filho (Tradição Filha), que surge da existência prévia de dois seres humanos (Tradição Mãe). Este filho terá novas características, personalidade e outro nome, mas não poderá ser formado sem a existência prévia de seus pais. A criança que nasce levará anos de aprendizado com seus pais para aprender tudo o que precisa, até se tornar totalmente independente deles e poder caminhar com suas próprias pernas. Esse exemplo se aplica perfeitamente a formalização de uma Tradição. Assim sendo, uma Tradição sem raízes dificilmente resultará em algo digno de ser chamado de Tradição.
Em nenhum momento isso quer dizer que cada pessoa não possa ter sua forma distinta e eclética de cultuar os Deuses e praticar a Wicca particularmente. Mas até isso ser uma Tradição, de fato, tem uma ENORME diferença.
O próprio Witchvox, como citou anteriormente a Mavesper, só considera Tradição um caminho de Bruxaria que tenha mais de 3 ou mais grupos diferentes e autônomos praticando o mesmo sistema filosófico, litúrgico e ritualístico entre si. Isso significa que o que uma pessoa ou meia-dúzia de pessoas em comum praticam não é uma Tradição. Chamar um sistema de Bruxaria de Tradição é algo muito sério e só o tempo é capaz de dizer se aquilo se transformará verdadeiramente em uma Tradição ou não.
Leva-se anos para se passar por uma iniciação decente, aprender o que se deve, cumprir metas para se elevar de graus, poder iniciar outras pessoas e muitos outros grupos surgirem a partir do seu para que você chame o que faz de Tradição.
Wicca é algo que não se aprende do dia para noite e o autodidatismo nesses casos pode levar a erros crassos. Por isso é como eu sempre digo: se optarem pelo caminho solitário fiquem atentos ao que lêem e se procurarem por um grupo, tomem cuidado com quem se envolvem.
É como procurar um cirurgião para fazer uma operação: Procurem por pessoas reconhecidas, indivíduos confiáveis e peçam referências sempre!
Um cirurgião promove a cura do corpo físico, um iniciador é o cirurgião da alma.[Claudiney]
Estes textos/reflexões recebem meu total apoio e endosso.

Nenhum comentário: