Pictures of Lily made my life so wonderful
Pictures of Lily helped me sleep at night
Pictures of Lily solved my childhood problems
Pictures of Lily helped me feel alright
-Pictures of Lily, The Who.
As traduções conhecidas pelos cristãos consta algo assim:
Criou Deus o homem à sua imagem,
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.
Mas no original essa é a transliteração:
O texto "façamos" indica que se fala em criar o Homem na terceira pessoa do plural. Descuido dos tradutores, "Elohim" é um nome coletivo que significa "filhos de El". A leitura contextual é mais complexa, pois Elohim criou o Homem à Sua imagem e, na sequência, indica que criou ambos, macho e fêmea, o que pode indicar que falamos de Homem no sentido coletivo (homem e mulher) ou que o primeiro humano era hermafrodita.
Isso seria um problema para os rabinos, pois indica que o homem e a mulher foram criados iguais. Por isso que foi narrada uma segunda história da criação do Homem e, mesmo assim, o texto contém pistas de que se esconde algo.
A segunda narrativa mostra Adão solitário, único, sendo chamado por Elohim para dar nomes aos seres viventes - conhecer esses animais, em sentido figurado, significando ter relações sexuais com estes. Mas Adão não encontrou uma parceira adequada, no que Elohim cortou uma parte de Adão para criar Eva. Novamente, Adão é figurado como um ser hermafrodita, o primeiro humano transgênero, que teve sua parte feminina separada para formar sua parceira, o que agradava os rabinos, pois dava um sentido sagrado na superioridade masculina e na inferioridade feminina.
Então ocorre outro interessante equívoco:
Disse então o homem:
"Esta, sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada mulher,
porque do homem foi tirada".
Isso pode indicar que Adão teve outras companheiras, tentativas frustradas com as fêmeas dos outros animais, ou que ele tivera uma parceira que fora criada juntamente com ele. Na primeira narrativa, temos a pista de que se fala em Homem, plural, coletivo.
O nome desse personagem perdeu-se ou foi omitido quando os rabinos deram forma à Septuaginta, por volta do século III AC.
Mesmo assim, os tropeços continuaram, os rabinos deixaram passar essa pista:
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
Quem são e de onde vieram os habitantes de Node, se só tinham Adão, Eva, Abel e Caim? Só o indício de que o casal mítico foi expulso do Jardim do Éden (ou Edingir, se seguirmos os originais, Sumérios) nos mostra que esse casal vivia em algum tipo de laboratório, ou cativeiro, em algum lugar do mundo existente.
Nenhuma explicação ou outra pista por muitos textos até às profecias de Isaías, onde aparece um nome que causa estranhamento e embaraço, inclusive no ocultismo e no esoterismo:
E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si.
Em outras traduções o nome foi substituído por criaturas noturnas , espíritos noturnos ou animais noturnos (em algumas traduções usam súcubo, o que também fica complicado explicar, uma vez que a demonologia foi sendo construída durante a Idade Média).
Por muito tempo os estudiosos queriam saber quem era Lilite (Lilith), embora poucos parecem interessados em saber quem era Nimrod, outro personagem mítico bíblico que não tem muita explicação.
Apenas em outros escritos da tradição judaica ela aparece:
Manuscritos do Mar Morto – Canções para um Sábio;
Gemara do Talmud;
O Alfabeto de Ben-Sira;
Midrash Abkir;
Midrash Rabbah;
Tratado sobre a Emanação Esquerda;
Zohar.
(Apud, Wikipédia)
Nesses textos complementares é que Lilith é retratada como sendo aquela que antecedeu Eva, foi criada junto com Adão ou era a sua outra metade feminina (considerando que o primeiro humano era hermafrodita). Para a cultura e folclore judaico, Lilith era a culpada pela polução noturna e o aborto espontâneo. A demonologia cristã da Idade Média a enquadrou como uma súcubo, provavelmente a primeira, cujo alimento era sêmen, não sangue, vampiros pertencem a uma mitologia diferente.
Os estudiosos coçaram a cabeça e notaram que viram história parecida em outra mitologia. As semelhanças entre a narrativa do Gênesis e a narrativa do Enuma Elish são muitas para serem meras coincidências. Mais algumas leituras e consultas, acharam Lilith (Lilitu) sendo citada na saga de Gilgamesh, ali ela é até qualificada como uma empregada de Inanna/Ishtar.
Espírito do vento, empregada de Inanna/Ishtar, criada pelos Elohim ou a metade cortada do primeiro humano? Lilith desafia qualquer definição, descrição ou interpretação.
Mas eu jamais vou esquecer quando Ela veio me visitar em sonho e me mordeu.
Eu continuo esperando que Ela venha acabar de me devorar.
Assim seja, assim é, assim será.
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