domingo, 27 de novembro de 2022

O registro de Norfolk

A recontagem da história não se presta com tanta vontade à vida de mulheres como Elizabeth Bradwell, nascida em Norfolk. Com escassos registros sobreviventes que nos permitem rastrear sua vida, muito de nossa compreensão de Bradwell vem dos eventos que cercaram seu julgamento e execução como bruxa no tribunal de Yarmouth, em setembro de 1645.

Embora seu caso e as acusações feitas contra ela sejam típicas da crença das bruxas inglesas em seu ataque ao maleficium – a prática de magia prejudicial, a história de Bradwell permanece significativa em sua infusão de dois estereótipos diferentes e tradicionalmente separados relacionados à feitiçaria e à agência demoníaca. Misturando ansiedades inglesas e europeias mais amplas em torno da feitiçaria, a história de Elizabeth Bradwell transcende as fronteiras intercontinentais estabelecidas por Keith Thomas em seu estudo Religion and the Decline of Magic (1971), que argumentou que a feitiçaria demoníaca, muitas vezes envolvendo noções de um pacto diabólico e associação com uma seita herética, era uma crença confinada apenas a territórios europeus mais amplos, para nunca chegar às costas inglesas. No entanto, como a confissão de Bradwell revelará, sussurros de feitiçaria diabólica, de textos assinados com sangue e contratos demoníacos estavam no cerne do início da moderna Norfolk. O Diabo, ao que parece, em vez de pular no continente, estava parado na porta da frente.

No outono de 1645, era provável que o Conselho de Great Yarmouth estivesse assustado. As bruxas causaram estragos em um mundo virado de cabeça para baixo, fraturado pelo conflito desencadeado pela guerra civil. Amaldiçoando seus vizinhos, distribuindo textos blasfemos e envenenando a terra com pecado e malevolência, teria ficado claro para o Conselho que uma ação era necessária. Convenientemente, foi nessa época que Matthew Hopkins, o autoproclamado 'General Caçador de Bruxas', vasculhou East Anglia, furiosamente caçando, interrogando e executando bruxas com fanatismo brutal. Convocando Hopkins freneticamente, o Conselho de Great Yarmouth implorou que ele 'descobrisse e descobrisse' as bruxas que operavam na cidade. Seguindo sussurros maldosos e dedos apontados, Elizabeth Bradwell, junto com outras dez bruxas acusadas, foi capturado e arrastado em frente a um tribunal em 10 de setembro de 1645. No banco dos réus, Bradwell confessou a realização de magia de imagem - que é a criação de imagens de cera à semelhança de seus inimigos com o propósito de seu feitiço e assassinato. De fato, lembrando como ela enfiou um prego na cabeça de uma imagem de cera que se assemelhava ao filho de um vizinho, John Moulton, Bradwell é visto como personificando o estereótipo moderno da bruxa inglesa – um indivíduo malévolo e rancoroso com uma propensão a infligir danos. sobre crianças inocentes. Em 1542 e a mando do rei Henrique VIII, o Parlamento havia aprovado uma lei que decretava que “usar […] pela morte. Ao se declarar culpado por esse ato, Bradwell havia selado seu destino e logo subiria ao cadafalso. No entanto, Elizabeth logo revelaria algo muito mais sombrio à corte naquele dia.

Relatando seu julgamento em seu folheto publicado em 1693, Matthew Hale descreveu como Bradwell admitiu que ela garantiu seus dons diabólicos assinando, com seu próprio sangue, um contrato dado a ela pelo Diabo. A historiografia revela que a crença em contratos demoníacos, assinaturas de sangue e o 'livro negro' dos confederados do Diabo eram tipicamente de origem européia, enfatizando a ideia de um exército satânico subterrâneo, trabalhando secretamente em conjunto para garantir a destruição da cristandade. Do outro lado do canal, a bruxa inglesa foi percebida como uma figura solitária, trabalhando sozinha, mas com a ajuda de espíritos familiares. Apesar disso, enquanto a própria Bradwell não divulga noções do sabá diabólico, suas alusões ao livro da confederação do Diabo claramente acena para as ansiedades de um exército satânico subterrâneo.

Independentemente das acusações feitas contra ela, Elizabeth Bradwell não era uma bruxa. Uma mulher, sim, uma mãe ou irmã, talvez, mas certamente nenhuma bruxa. É trágico que o único registro que resta de Bradwell seja aquele que a condenou à forca. Assim também é trágico que, vilipendiado como um agente demoníaco, Bradwell provavelmente tenha sido enterrado em uma cova anônima e simplesmente esquecido. No entanto, escrevendo sobre ela e reconhecendo seu sofrimento, re-humanizamos Elizabeth. Não mais a serva satânica assinando pactos de sangue e dançando com o Diabo, mas sim uma mulher nascida em Norfolk, abandonada por seus vizinhos e varrida em uma histeria em massa pelas mãos de seu captor, Matthew Hopkins. Criticamente, sua história é uma que nos informa sobre a transmissão da crença inglesa e europeia durante esse período, alimentado em grande parte pelas temperaturas políticas e religiosas do dia. Em contextos de estudos sobre bruxaria, a confissão de Elizabeth Bradwell torna-se um conto de advertência que nos adverte contra a rigidez dos limites estabelecidos por Keith Thomas em seu estudo seminal de 1971. Recuperada sua vitimização, lembramos Elizabeth Bradwell pela mulher que ela era, libertando-a do estereótipo que a levou ao enforcamento injusto em 13 de setembro de 1645.

Pesquisado e compilado por Ben Nicholson.

Fonte (citado parcialmente): https://norfolkrecordofficeblog.org/2019/10/28/elizabeth-bradwell-accused-of-witchcraft-and-executed-in-great-yarmouth-1645/

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