quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Címon e Pero

Ao procurar por textos para escrever, eu encontrei um verbete do Wikipédia chamado "Roman Charity", traduzindo, "Caridade Romana". Esse foi o tema de diversas pinturas e esculturas.
Eu vou citar (traduzido) o verbete do Wikipédia.

Roman Charity ( Latim : Caritas romana ; Italiano : Carità Romana ) é a história exemplar de uma mulher, Pero, que secretamente amamenta seu pai, Címon, depois que ele é encarcerado e condenado à morte por fome.

A história está registrada no Factorum ac dictorum memorabilium (Nove Livros de Atos e Ditos Memoráveis ​​dos Romanos Antigos) pelo antigo historiador romano Valerius Maximus , e foi apresentado como um grande ato de pietas (ou seja, piedade filial) e honra.

Fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Roman_Charity

Consultando o texto citado, foi encontrado no Livro V, 4e1-4e2:

O mesmo pode ser dito da piedade de Pero, que preservou seu pai Mycon, que havia caído na mesma desgraça, e estava na prisão, nutrindo-o como um bebê, em sua extrema velhice, com a leite de seus seios. Os olhos dos homens ficam paralisados ​​de admiração, quando contemplam esse ato de piedade representado na pintura, e renovam a existência desse evento antigo pela admiração de sua representação atual, acreditando que no desenho mudo de seus membros estão olhando para corpos vivos. E isso necessariamente acontece na mente, que é levada a considerar os feitos antigos como se fossem recentes, mais efetivamente por uma imagem do que por um relato escrito.

Nem posso esquecê-lo Címon, que não hesitou em comprar o enterro de seu pai, com a entrega voluntária de sua própria pessoa à prisão. Pois, embora depois tenha acontecido que você fosse um cidadão famoso e um general de renome, ainda assim você recebeu mais honra na prisão do que no senado. Pois outras virtudes merecem admiração, mas a piedade merece muito amor.

Fonte (traduzido com Google Tradutor): http://www.attalus.org/translate/valerius5b.html

Címon tem um verbete no Wikipédia:

Címon (em grego: Κίμων, transl. Kímon, Atenas, ca. 510 a.C. — Cítio, 449 a.C.), filho de Milcíades (Κίμων ὁ Μιλτιάδου) foi um estadista e general ateniense. Contribuiu decisivamente para firmar o domínio de Atenas sobre os Estados marítimos gregos e tornou-se o principal dirigente da Liga de Delos, que veio a reunir 150 cidades.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADmon
Mas não consta o nome de Pero nem de qualquer filha. Ele foi condenado ao ostracismo:

O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos. O Ostracismo foi criado por Clístenes, é referido por historiadores como o "Pai da Democracia". (apud, Wikipédia)

Ostracismo vem de ostracon:

Um ostracon ( grego : ὄστρακον ostrakon , plural ὄστρακα ostraka ) é um pedaço de cerâmica , geralmente quebrado de um vaso ou outro vaso de barro . Num contexto arqueológico ou epigráfico , os óstracos referem-se a cacosou mesmo pequenos pedaços de pedra com escritas rabiscadas. Geralmente estes são considerados como tendo sido interrompidos antes que a escrita fosse adicionada; os povos antigos usavam os pedaços baratos, abundantes e duráveis ​​de cerâmica ao seu redor como locais convenientes para colocar a escrita para uma ampla variedade de propósitos, principalmente inscrições muito curtas, mas em alguns casos muito longas.

Na Atenas Clássica , quando a decisão era banir ou exilar um determinado membro da sociedade, os pares cidadãos votavam escrevendo o nome da pessoa no caco de cerâmica; o voto era apurado e, se desfavorável, a pessoa era exilada por um período de dez anos da cidade, dando origem ao termo ostracismo . Em alguns casos, os cacos seriam usados em latrinas , para limpar as fezes do ânus , para impor uma maldição ou desrespeitar um indivíduo exilado.

Fonte (traduzido com Google Tradutor): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Ostracon

A pintura, nos dias de hoje, correria o risco de ser censurada por ser pornografia.

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