sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Coração flamejante e saltitante

Precisamos ir para King's Lynn em Norfolk nas décadas de 1570 e 1580. Há um prédio no canto noroeste do Tuesday Market Place. Um tijolo em forma de diamante pode chamar sua atenção, pois um coração esculpido está no centro.

Shady Meg é o nome atribuído a Margaret Read em uma versão dessa lenda em particular. Ela morava em uma casinha em um dos becos que levavam ao rio Ouse. Nas décadas de 1570 e 1580, sua reputação como bruxa a precedeu. Os moradores locais só acharam seguro falar sobre ela depois de sua morte. De acordo com eles, ela herdou seus poderes de sua tia. Esta tia, Agnes Shipwell, morreu aos 27 anos nas proximidades de Grimston (Dixon 1987: 22). Após sua morte, Margaret mudou-se para King's Lynn. Ao longo dos anos, ela adquiriu uma reputação.

Sussurros se espalharam sobre seus poderes aparentemente sobrenaturais e logo os clientes começaram a visitar Margaret. Ninguém nunca falava sobre o que acontecia na casa dela, mas naturalmente, eles fofocavam sobre os trechos de coisas que viam lá dentro. Algumas dessas coisas não parecem muito impressionantes aos nossos olhos. Como exemplo, uma aranha aparentemente vivia no canto de sua janela. Isso se tornou um objeto de curiosidade, já que Meg não fez nenhum esforço para limpar a web. A aranha se tornará importante mais tarde.

Aparentemente, Meg poderia fazer as coisas acontecerem. Por exemplo, um lojista encontrou sacos inteiros de farinha arruinados por ratos. O cachorro de outro homem morreu de repente, sem nenhuma causa óbvia para isso.

Essas coisas foram atribuídas a Meg. De certa forma, eles foram no sentido de responder a outras perguntas. As pessoas se perguntavam como ela se sustentava. Outros se perguntavam o que era a estranha fumaça que parecia emanar permanentemente de sua chaminé.

Naturalmente, a lenda contém trechos de sua aparência física, como essas lendas costumam fazer. As pessoas descreviam seu pescoço esquelético e cabelos ralos. É como se não se encaixar no modelo estereotipado de 'beleza' fosse motivo suficiente para marcar você como uma bruxa. (Embora isso não tenha sido um problema enfrentado por Meg de Meldon. Seu crime foi claramente perspicácia financeira e falta de interesse no bem-estar de seus vizinhos).

Como ninguém sabia ao certo o que Meg fazia, e mesmo aqueles que a visitavam tinham pouco a dizer, os fofoqueiros locais passaram a observar seus visitantes. Talvez isso fornecesse pistas sobre o que ela fez – e como.

Um de seus visitantes era uma bela jovem chamada Marion Harvey. Ela acabou grávida fora do casamento, e surgiu o boato de que um homem chamado Nick Kirk era o pai. Pior, ele largou Marion em favor de outra mulher. Kirk parecia bastante despreocupado com a coisa toda, mas Marion queria vingança.

Ela foi ver Shady Meg.

Segundo a lenda, os vizinhos ouviram todos os tipos de murmúrios da casa após sua visita. O que aconteceria?

Os rumores sobre a visita de Marion chegaram a Kirk, que riu deles. Claramente, ele não acreditava nos poderes de Shady Meg. Uma semana depois, fortes dores no peito e no estômago o derrubaram e ele morreu três dias depois.

Os pais de Kirk culparam Shady Meg. Suas suspeitas chegaram às autoridades que finalmente entraram na casa de Meg. Talvez eles a tenham concedido no passado, mas com uma morte ligada a ela? Eles tinham que agir. As autoridades retiraram Meg da casa e revistaram o local. Entre a estranha parafernália oculta, eles encontraram um boneco. Alfinetes presos na área do estômago e do peito da figura, claramente a de um jovem.

Com uma sugestão tão clara de feitiçaria, as autoridades condenaram Margaret a julgamento por esquiva. Os soldados amarraram seus pés e mãos e a jogaram no rio Ouse. No início, ela flutuou, e os espectadores reunidos gritaram que ela era uma bruxa. Eventualmente, ela afundou no rio, presumivelmente quando a água encharcou suas roupas. A lenda nos diz que ela gritou maldições mesmo enquanto afundava.

O capitão da guarda finalmente ordenou que a levassem de volta à margem do rio. Os soldados puxaram a corda presa ao pescoço de Meg e a puxaram para cima. Ela emergiu no rio, tossindo e cuspindo, então os soldados a levaram para a prisão. Mesmo que ela tenha afundado, ela flutuou no início.

Afinal, Shady Meg deve ser uma bruxa.

Uma multidão se reuniu no mercado de terça-feira na manhã de 20 de julho de 1590. Durante a noite, as pessoas construíram uma pira e os soldados levaram Shady Meg à fogueira. Uma vez que ela foi segura, eles acenderam o fogo.

Os espectadores assistiram, tentando espiar através da fumaça para ver Shady Meg queimar. Aparentemente, eles poderiam vislumbrar ela tentando se libertar, mas foi em vão.

As chamas saltaram e Meg gritou. Um estrondo soou no mercado e a multidão viu algo voar para fora das chamas. Os que estavam na parte de trás viram que o coração dela explodiu do peito e atingiu a parede. Alguns dizem que seu coração realmente rolou por um dos becos até o rio, fumegando enquanto desaparecia na água.

Uma semana depois, alguém passou pelo prédio e notou um novo tijolo em forma de diamante na parede. Um coração esculpido aninhado no centro do tijolo. Parecia que uma aranha havia feito uma teia no coração. Você ainda pode ver o tijolo agora se visitar o mercado e for para o número 15.

Não há como saber se ela era uma bruxa ou não. A lenda certamente parece pensar que ela era, mas não podemos necessariamente levar isso ao pé da letra. Afinal, o nome de Read aparece nos registros de 1738, observando que Margaret Read foi queimada por bruxaria em 1590.

Outras versões da história dizem que ninguém realmente sabe o que Read aparentemente fez de errado. Ainda mais afirmam que a morte suspeita de seu marido foi suficiente para garantir a acusação de feitiçaria. Parece que o espetacular coração de arrebentar no peito sobreviveu ao longo da história mais do que o que ela realmente praticou.

Fonte (citado parcialmente): https://www.icysedgwick.com/shady-meg-kings-lynn/

Nenhum comentário: