domingo, 13 de novembro de 2022

Dilmun, o Éden original

Autor: Brandon West.

O mito de Enki e Ninhursag é um verdadeiro mito sumério (em oposição ao Enuma Elish que foi fundado apenas na tradição suméria). O título realmente deveria ser “Enki e Ninhursag: The Creation of Dilmun (and Other Travails)”, pois trata não apenas da criação de Dilmun, mas de algumas infidelidades graves em nome de Enki, bem como o nascimento de nove de Enki. e os filhos de Ninhursag, bem como atos de criação botânica realizados por Ninhursag.

Este mito é uma das poucas fontes para qualquer informação sobre a concepção suméria da terra de Dilmun, o lar dos deuses na Terra. Apresenta duas das principais divindades do panteão sumério: Enki, que era o protótipo de Poseidon (Roman Netuno), e Ninhursag, que era a figura original da “deusa mãe” conhecida como Damkina para os babilônios, e dentro da forma original deste texto é chamada por seus outros nomes Damgalnuna, Ninsikila e Nintu. Enlil também tem uma aparição, que compreendia um terço da trindade suméria junto com Enki e Anu.

Esse mito é curioso, pois alguns parecem conter informações de intriga genuína, enquanto outras passagens são superficiais e sem sentido. Além disso, os sumérios eram surpreendentemente explícitos em sua descrição sexual. Direto, certamente, mas não necessariamente lascivo. Com isso dito, é um mito importante no corpus da literatura suméria que conhecemos.

O Mito de Enki e Ninhursag
Terra Pura de Dilmun de Enki e Ninhursag

“Puras são as cidades – e vocês são aqueles a quem elas são atribuídas. Puro é a terra Dilmun. Pura é a Suméria – e vocês são aqueles a quem ela é atribuída. Puro é a terra Dilmun. Puro é a terra Dilmun. Virginal é terra de Dilmun. Virginal é terra de Dilmun. Prístina é a terra de Dilmun.”

Enki deitou Damkina sozinho em Dilmun. Foi aqui que Enki e Ninhursag se deitaram juntos. [Quando eles conceberam Marduk?] No entanto, a terra ainda era virgem e intocada, como era a natureza de sua união. O lugar onde ele se deitou com Ninsikila estava intocado.

“Em Dilmun o corvo não emitiu nenhum grito,
A pipa não emitiu o grito da pipa ,
o leão não matou,
O lobo não arrebatou o cordeiro,
Desconhecido era o cão matador de crianças, Desconhecido era o javali
devorador de grãos .”

O povo desta terra intocada não sofria de doenças. O povo de Dilmun não sofria de aflições oculares, nem sequer de dores de cabeça. [Na tradução de Kramer: “O doente de olhos não diz “eu sou doente de olho”, o doente de cabeça diz não é “eu sou doente de cabeça”] Embora, embora eu não saiba se as pessoas desta terra eram imortais, eles não envelhecem como nós. Uma mulher ou um homem podem ser velhos pelos nossos padrões de hoje, mas eles não se considerariam como tal. Pois sua vitalidade não diminuiu com a idade, sua juventude preservada. Mulheres impuras e não lavadas não entravam nas cidades. Não eram necessários supervisores , porque o lugar conhecia a paz. Os cantores não cantavam lamentos, nem as muralhas da cidade eram usadas para lamentações.

No entanto, Ninsikila não estava em paz. Embora Enki lhe tivesse dado uma cidade, dia e noite ela lhe perguntava repetidamente como isso a beneficiava. Pois a cidade que Enki havia criado não tinha docas que iam até o rio para sustentar o comércio. Não tinha campos, nem sulcos que o atravessassem para cultivar grãos e vegetais vitais, para enfeitar ricamente suas mesas, para alimentar a população e para tornar ricos todos os que viviam em sua terra.

Então, quando Enki e Ninhursag se sentaram uma noite, ele finalmente respondeu à esposa:

“Quando Utu subir ao céu, as águas frescas correrão para fora do solo para você dos navios parados (?) na costa de Ezen (?).

Ele continuou: “Que as águas frescas e puras subam do solo para as bacias que você reservou para a água. Que a cidade nunca mais falte água, e que a água doce substitua as poças de água salgada que marcam sua terra. Para enriquecer você e esta terra, será construído um cais no rio e um porto para carregar e ancorar esses “grandes navios” para viagens a terras distantes, para que possamos transformar seu Dilmun em um próspero centro de comércio. ”

Que a terra de Tukriš entregue a você ouro de Ḫarali, lápis-lazúli e ……. Que a terra de Meluḫa carregue a preciosa e desejável cornalina, madeira meš de Magan e a melhor madeira de abba em grandes navios para você. Que a terra de Marḫaši lhe dê pedras preciosas, topázios. Que a terra de Magan lhe ofereça cobre forte e poderoso, dolerito, pedra u e pedra šumin. Que a terra do mar lhe ofereça sua própria madeira de ébano, …… de um rei. Que as 'tendas'-terras lhe ofereçam finas lãs multicoloridas. Que a terra de Elam lhe entregue lãs escolhidas, seu tributo. Que a mansão de Urim, o estrado do trono real, a cidade ……, carregue em grandes navios para você gergelim, roupas augustas e tecidos finos. Que o mar largo te dê a sua riqueza.”

Após este pronunciamento, Dilmun tornou-se um lugar verdadeiramente abençoado. As habitações de Dilmun eram robustas e caseiras, os grãos eram pequenos e finos, de alta qualidade. Suas tâmaras são grandes e doces, a madeira forte e abundante, perfeita para a construção de navios. Além disso, suas colheitas eram abundantes, um espetáculo para ver com as colheitas recém-plantadas transbordando os lotes em que foram plantados com todos os tipos de produtos.
Na manhã seguinte, depois que Enki fez seu pronunciamento, quando Utu subiu ao céu do templo radiante de Nanna e dos rios subterrâneos que cruzavam a terra, águas frescas subiram em abundância das profundezas para a “verdadeira esposa” Damkina. As águas encheram suas bacias, e ela viu que o povo de sua cidade tinha sua sede saciada. Essas águas que jorravam das profundezas foram desviadas para os campos com irrigação inteligente (que foi há muito tempo inventada e ensinada por Enki), resultando na terra com abundância em seu ventre fértil. Naquele dia sob o Sol, tudo mudou, e a terra pura de Dilmun emergiu para ecoar na lenda através dos tempos.

As Travalhas de Enki e Ninhursag

“Sozinho o sábio, em direção a Nintur, a mãe do país, Enki, o sábio, em direção a Nintur, a mãe do país, estava cavando seu falo nos diques, mergulhando seu falo nos canaviais. O augusto puxou o falo para o lado e gritou: “Nenhum homem me leve para o pântano.””

[risos, o que?! Um começo perfeito para a seção que não consigo entender. Não tenho a menor ideia do que fazer com a passagem acima, então vou deixá-la como está.]

Depois de mergulhar seu pênis nos diques e canaviais, Enki, aparentemente excitado pelo prazer do toque de uma mulher em vez do da terra, gritou para sua Damkina: “Meu querido, meu coração ficaria cheio de alegria se você deite-se para mim no pântano!” E assim, Damgalnuna fez seu caminho secretamente para seu amante na escuridão da noite, e se deitou para Enki. Eles fizeram amor até que Enki “derramou sêmen no ventre de Ninhursaga” e concebeu um filho.

“Sobre Ninhursag ele fez fluir a “água do coração”,
Ela recebeu a “água do coração”, a água de Enki.”

No entanto, seu processo de nascimento não foi como o das mulheres mortais. Cada mês do processo normal levou apenas um dia para ela e, após 9 dias, ela deu à luz uma filha.

“No mês da feminilidade, como óleo fino … de abundância,
Nintur, mãe do país,
como óleo fino (?) deu à luz Ninnisig.”

Ninhursag criou bem a jovem Ninnisig, e ela logo se tornou uma mulher bonita e radiante. Um dia ela partiu sozinha para a margem do rio onde gostava de passear ao sol. No entanto, Enki, de seu ponto de vista no pântano, viu essa jovem núbil e ficou encantado com sua beleza. Enki virou-se para seu ministro de duas caras Isimud e perguntou:

“Esse jovem simpático não deve ser beijado? Este simpático Ninnisig não deve ser beijado? O seu ministro Isimud respondeu-lhe: “Este simpático rapaz não deve ser beijado? Este simpático Ninnisig não deve ser beijado? Meu mestre navegará, deixe-me navegar. Ele vai navegar, deixe-me navegar.”

Isso aparentemente convenceu Enki de que essa jovem deveria realmente ser beijada, pois Enki prontamente embarcou em seu navio com seu confiável Isimud como navegador e navegou até as margens onde ele havia visto Ninnisig andando. Ele saltou de seu barco pousando suavemente na terra seca da margem do rio bem na frente de Ninnisig. Assustada com sua chegada repentina e pelo brilho de sua aparência, ela mal teve um momento para se recompor, quanto mais para dizer uma palavra. E naquele espaço, lá em terra seca, ele apertou a jovem Ninnisig em seu peito, beijou-a e “derramou sêmen em [seu] ventre” onde ela concebeu um filho, e deu à luz em 9 dias assim como sua mãe, dando nascimento de Ninkura.

No texto, esse padrão se repete mais duas vezes. Quando Ninkura cresce, ela também vai sozinha para a margem do rio, onde Enki aparece depois de ter a mesma discussão de perguntas e respostas com Isimud, e passa a apertá-la em seu peito, beijá-la e engravidá-la prontamente. Ela dá à luz em 9 dias a Ninimma. Ninkura a criou Ninimma e “a fez florescer”, até o dia em que ela caminha sozinha até a beira do rio mais uma vez chamando a atenção de Enki. Ninimma no mesmo padrão é engravidada por Enki e deu à luz a “bela” Uttu, a “exaltada… mulher”.

Desta vez, porém, a história muda. Desta vez, Nintur (Ninhursag), aconselha Uttu que Enki, que está nos pântanos, pode ver todo o caminho até onde eles estão (presumivelmente em seu palácio ou casa) e que Enki colocará seus olhos nela um dia. O que exatamente Nintu a aconselha não está claro porque o texto está quebrado aqui. No entanto, quando a história se torna legível novamente…com

Uma noite, Enki chega à porta da casa de Uttu. Ele falou com ela suavemente, tentando encantá-la e seduzi-la com palavras de amor e com seu encanto natural. [O que, devo acrescentar, ele está fazendo pelo menos com palavras desta vez porque em outros mitos ele “encanta” seus amantes mortais com nada pelo tamanho prodigioso de seu pênis.] No entanto, Uttu não havia esquecido as instruções de sua ancestral Ninhursag . Então (presumivelmente) seguindo-os, ela diz a Enki que não vai dormir com ele. Não , a menos que ele vá para o jardim e vá buscar para ela pepinos, deliciosas “maçãs com os caules para fora” e “uvas em seus cachos”. Só então, uma vez que ele tenha feito isso por ela, ela se entregará a ele. (Literalmente que ela o deixaria “segurar meu cabresto”.)

Enquanto Enki está no jardim pegando o que Uttu pediu e enchendo a terra com água como havia feito antes, um jardineiro se levanta e pergunta a Enki o que ele está fazendo no jardim, antes de abraçá-lo. (Um rápido agradecimento a Enki dos jardineiros da antiga Suméria pelo trabalho que eles acreditavam que ele havia feito por eles.)

Mas Enki e sua luxúria não seriam dissuadidos por muito tempo. Depois de graciosamente – mas talvez distraidamente – aceitar os agradecimentos do jardineiro, Enki correu de volta para a casa de Uttu. Quando ele chegou, ele bateu forte na porta dela, exigindo que ela abrisse para ele. Uttu caminhou até a porta de seu quarto, pressionando-se suavemente contra ela, e perguntou: “Quem é você que está batendo na minha porta dessa maneira?”

"Exaltado Uttu, sou um humilde jardineiro, que trouxe pepinos, maçãs com seus caules e uvas para o seu consentimento.” Nesse ponto, ela alegremente abre a porta para ele. O coração de Enki bate forte quando ele vê a figura sensual de Uttu mal escondida sob sua leve roupa de verão de linho fino. Ele estende os braços, oferecendo a ela a cesta carregada com as frutas que ele havia acabado de colher com um sussurro “para você…” Ela as pega graciosamente, virando o rosto rapidamente enquanto se afasta para deixá-lo entrar para que ele não possa ver seu sorriso , ou ruborizar. Enki entrou na cabana e foi direto para o barril de cerveja, servindo a Uttu uma generosa dose de cerveja. Fiel à sua palavra, Uttu deu consentimento a Enki.

"Uttu, a mulher exaltada (?), …… à esquerda para ele, acenou com as mãos para ele. Enki despertou Uttu. Ele a apertou contra o peito, deitada em sua virilha, acariciou suas coxas, acariciou-a com a mão. Ele a apertou contra o peito, deitada em sua virilha, fez amor com a jovem e a beijou. Enki derramou sêmen no útero de Uttu e ela concebeu o sêmen no útero, o sêmen de Enki.

Uttu, a bela mulher, gritou: “Ai, minhas coxas”. Ela gritou: “Ai, meu corpo. Ai, meu coração.” Ninḫursaĝa removeu o sêmen das coxas."

Então, com esse sêmen, Ninhursag cultivou 8 plantas, que aparentemente foram as primeiras de seu tipo, ou talvez as primeiras plantas cultivadas. Do sêmen de Enki que ela coletou sorrateiramente das coxas de Uttu, que ela aparentemente não notou depois de seu amor apaixonado, Ninhursag ela cultivou a planta 'árvore', a planta 'mel', planta 'vegetal', grama esparto, planta atutu , planta aštaltal, [algum outro tipo de planta ilegível], e a planta amharu.

Ninhursag cura Enki

Enki, no entanto, de onde estava descansando no pântano, pôde ver as plantas que sua esposa havia cultivado e, reconhecendo que eram plantas novas, percebeu que seus destinos não haviam sido decretados, pois era seu dever determinar os destinos de todas as coisas. Então, um por um, ele pergunta ao seu mensageiro de duas caras Isimud: “O que é este?” e "O que é isso?" Ao que Isimud, que conhecia cada um pelo nome, respondeu:

“”Meu mestre, a planta 'árvore',” ele disse a ele, cortou para ele e Enki comeu. “Meu mestre, a planta do 'mel'”, disse-lhe, puxou-a para ele e Enki a comeu. "Meu mestre, a planta 'vegetal'", disse ele, cortou para ele e Enki comeu."

Uma a uma, Enki começou a comer essas plantas que eram únicas e preciosas para Ninhursag, que havia trabalhado nelas, cuidando delas com cuidado. Quando Ninhursag descobriu o que seu marido havia feito, ficou furiosa e amaldiçoou seu nome: “Até o dia em que você morrer, Enki, nunca mais olharei para você com o 'olho que dá vida'!”

Quando os Anuna [abreviação de Anunnaki, os outros deuses] ouviram esse pronunciamento, eles “se sentaram no pó”. Mas felizmente havia uma raposa que era corajosa e persuasiva o suficiente para falar com Enlil, o líder dos deuses. A raposa falou com Enlil e perguntou: “Se eu trouxer Ninḫursaĝa para você, qual será minha recompensa?” Enlil respondeu à raposa: “Se você trouxer Ninḫursaĝa para mim, eu erguerei duas bétulas (?) para você em minha cidade e você será famoso.” Então, a raposa partiu em sua jornada depois de observar primeiro os preparativos necessários para ungir seu corpo (com óleo?), sacudir sua pele e colocar “kohl” em seus olhos.

[As próximas linhas estão quebradas e ilegíveis.]

O que exatamente a raposa fez não está claro, mas parece que antes de viajar para Ninhursag, ele viajou para Nibru para ver Enlil, mas Enlil [disse ou fez algo, ou não poderia dizer ou fazer algo, presumivelmente], então, em vez disso, ele foi para Urim para ver Nanna/Sin, com o mesmo resultado, e depois para Unug para ver Inanna, mas aparentemente ela ainda não conseguiu ajudar a raposa em qualquer que fosse o propósito de sua missão.

Tudo isso ele transmitiu a Ninhursag quando finalmente procurou um encontro com ela, terminando com a declaração de que estava “buscando refúgio com alguém que é …”, mas o resto não está claro e as próximas 7 linhas estão ilegíveis. Talvez seja possível que ele estivesse procurando alguém com algum tipo de conhecimento médico ou botânico para curar Enki, que os outros não possuíam, então ele finalmente veio para Ninhursag, mas isso é pura conjectura.

O que quer que a raposa dissesse a Ninhursag, isso a fez perceber que, no mínimo, ela não queria que seu amante morresse. Então, ela correu para o templo e, enquanto abria caminho pelas grandes portas que barravam os extasiados, partindo-se com um gemido antigo e pesado, mesmo na penumbra viu a figura fraca de Enki mancando contra os dias no final do corredor. Mesmo enquanto ela caminhava pelo corredor, a gloriosa “Anuna [deusa] despiu sua roupa” que pegou no vento da porta subitamente aberta que a levou para onde Enki estava. Ao se aproximar, ela confeccionou alguma ferramenta e determinou seu destino [finalidade?], e sentou-se, encostando-se no dias que estava frio em sua pele macia e, com as pernas abertas, instruiu Enki a sentar-se perto de sua vagina.

Então ela perguntou a Enki um após o outro: “Meu irmão, que parte de você te machuca?” E Enki respondeu:

“O topo da minha cabeça (ugu-dili) me dói.” Ela deu à luz Ab-u com isso. “Meu irmão, que parte de você te machuca?” “As mechas do meu cabelo (siki) me machucam.” Ela deu à luz Ninsikila fora disso. “Meu irmão, que parte de você te machuca?” “Meu nariz (giri) me dói.” Ela deu à luz Ningiriutud a partir dele. “Meu irmão, que parte de você te machuca?” “Minha boca (ka) me machuca.” Ela deu à luz Ninkasi fora disso.

“Meu irmão, que parte de você te machuca?” “Minha garganta (zi) me dói.” Ela deu à luz nazista a partir dele. “Meu irmão, que parte de você te machuca?” “Meu braço (a) me machuca.” Ela deu à luz Azimua fora disso. “Meu irmão, que parte de você te machuca?” “Minhas costelas (ti) me machucam.” Ela deu à luz Ninti fora disso. “Meu irmão, que parte de você te machuca?” “Meus lados (zag) me machucam.” Ela deu à luz Ensag fora dele.

Oito vezes ela perguntou ao amante o que o afligia, e oito vezes ele respondeu. Cada vez que ela [eu acredito] tomou sua doença em si mesma, curando Enki, e como um subproduto dando à luz oito Anuna [divindades]. Ao entrar neste mundo, Enki decretou seus destinos:

[Ninhursag:] “Para os pequeninos a quem dei à luz não faltem recompensas.”
[Enki:] Ab-u se tornará o rei das gramíneas,
Ninsikila se tornará o senhor de Magan,
Ningiriutud se casará com Ninazu,
Ninkasi será o que satisfaz o coração,
Nazi se casará com Nindara,
Azimua se casará com Ninĝišzida,
Ninti se tornará a senhora de o mês,
e Ensag se tornará senhor de Dilmun.”
Louvado seja o pai Enki."

Fonte: https://www.projectglobalawakening.com/enki-and-ninhursag/
Traduzido com Google Tradutor.

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