segunda-feira, 31 de maio de 2021

O pomar das Hespérides

Um mito da Grécia Antiga com várias curiosidades.

Dentre os chamados "Doze Trabalhos de Hércules" [outro mito "copiado" pelos gregos antigos, algo que eu talvez escreva depois] consta que ele foi incumbido de buscar algumas das "maçãs douradas" que frutificavam no Jardim das Hespérides.

Vamos conhecer primeiro quem são as Hespérides:

"As Hespérides (em grego Ἑσπερίδες, "entardecer"), na mitologia grega, são primitivas deusas primaveris que representavam o espírito fertilizador da natureza, donas do jardim das Hespérides, situado no extremo ocidental do mundo". 

Donas? Nem tanto:

"O jardim das Hespérides era considerado o mais belo de toda a Antiguidade. Quando Hera se casou com Zeus, recebeu de Gaia como presente de núpcias, algumas maçãs de ouro. Hera as achou tão belas que as fez plantar em seu jardim, no extremo Ocidente".

Zeladoras, talvez. Contavam com a ajuda de certos "vigilantes":

"Para chegar até o jardim havia muitos obstáculos, tais como a gruta das Greias e a gruta das Górgonas. O próprio jardim era povoado de monstros que o protegiam, tais como um terrível dragão, filho de Fórcis e Ceto, e também Ladão, o dragão de cem cabeças filho de Tifão e Equidna".

O que motivaria alguém a ir se aventurar em tal lugar perigoso?

"O jardim das Hespérides era conhecido como jardim dos imortais, pois continha um pomar que abrigava árvores mágicas de onde nasciam os pomos de ouro, considerados fontes de juventude eterna".

Fonte: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Hesp%C3%A9rides]

E onde está a provável localização desse jardim?

Na página do site Theoi, com a ajuda do Google Tradutor, sugere que os Argonautas encontraram o jardim [e as Hespérides] na região do norte da África, onde fica a Líbia.

Fonte: https://www.theoi.com/Titan/Hesperides.html

O norte da África estava também Cartago, a cidade fenícia, que quase sobrepujou Roma. Fenícios que colonizaram a Hispania, possivelmente sendo os fundadores de Tartessos e Turdetânia, junto com os Iberos e Lusitanos, entre outros povos pré-romanos.
Sem esquecer a mistura posterior com Godos e Romanos, esses são os povos que deram origem aos atuais portugueses e espanhóis. Todos nós somos miscigenados.

Nenhum comentário: