quarta-feira, 19 de maio de 2021

A raposa como personagem mítico

"A raposa aparece no folclore de muitas culturas, mas especialmente na Europa e no Leste Asiático, como uma figura de astúcia, malandragem ou um animal familiar possuidor de poderes mágicos. A raposa às vezes também é associada à transformação . Esse folclore é encontrado na literatura , no cinema, na televisão, nos jogos, na música e em outros lugares.

O termo "fox" em inglês ("tendo as qualidades de uma raposa") também pode conotar atratividade, sensualidade ou ser ruivo".

Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Foxes_in_popular_culture,_films_and_literature]

Quem é velho como eu deve lembrar das aventuras do Zorro, que é "raposa" em espanhol.
Quem não é tão velho, deve lembrar do filme [dublado por George Clooney] "O Fantástico Senhor Fox", versão do livro [infantil] "The Fantastic Mr Fox" de Roald Dahl.

Como eu sou curioso, eu pesquisei e encontrei a possível origem [literária] de onde Roald se inspirou. Entre as lendas medievais europeias, existe as lendas de "Reynard the Fox".

"Reynard the Fox é um ciclo literário de fábulas alegóricas medievais holandesas, inglesas, francesas e alemãs. As primeiras versões existentes do ciclo datam da segunda metade do século XII. O gênero é muito popular no final da Idade Média e na forma de livro de capítulos durante o período da Idade Moderna .

As histórias estão amplamente relacionadas com o personagem principal Reynard, uma raposa vermelha antropomórfica e figura trapaceira. Suas aventuras geralmente envolvem ele enganando outros animais antropomórficos em seu próprio benefício ou tentando evitar seus esforços de retaliação. Seu principal inimigo e vítima ao longo do ciclo é seu tio, o lobo Isengrim (ou Ysengrim).

Embora o personagem de Reynard apareça em obras posteriores, as histórias centrais foram escritas durante a Idade Média por vários autores e costumam ser vistas como paródias da literatura medieval, como histórias de amor da corte e canções de geste, bem como uma sátira de políticos e instituições religiosas".

Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Reynard_the_Fox]

No leste europeu, no folclore russo, nós podemos encontrar a lenda da "Kuma Lisa".

Kuma Lisa (ou madrinha raposa) ou Lisa Patrikeyevna (filha de Patrika, príncipe que era conhecido como um político muito astuto) ou Lisichka-sestrichka (irmã-raposa) é uma personagem que é uma raposa do folclore búlgaro e russo. Ela geralmente desempenha o papel de trapaceira, como um arquétipo . Muitos contos folclóricos búlgaros , bem como obras de autoria, usam o personagem Kuma Lisa".

Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Kuma_Lisa]

Na cultura grega, nós podemos encontrar a lenda da "Raposa de Teumessian".

"Na mitologia grega, a raposa de Teumessian , ou raposa de Cadmean , era uma raposa gigantesca que estava destinada a nunca ser capturada. Diz-se que foi enviado pelos deuses (talvez Dionísio ) para atacar os filhos de Tebas como punição por um crime nacional. Creonte, o então regente de Tebas, deu a Anfitrião a tarefa impossível de destruir essa besta. Ele descobriu uma solução aparentemente perfeita para o problema ao buscar o cão mágico Laelaps, que estava destinado a pegar tudo que perseguisse, para pegar a raposa Teumessian. Zeus, diante de uma contradição inevitável devido à natureza paradoxal de suas habilidades mutuamente excludentes, transformou os dois animais em pedra. A dupla foi lançada nas estrelas e permanece como Canis Major (Laelaps) e Canis Minor (Teumessian Fox)".

Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Teumessian_fox]

Eu, como apreciador de anime, não posso deixar de apontar a enorme bagagem cultural que existe no Japão envolvendo a raposa, mais conhecida como "kitsune".

"Kitsune, no sentido literal, é a palavra japonesa para raposa . As raposas são um assunto comum no folclore japonês. As histórias retratam raposas lendárias como seres inteligentes e possuidores de habilidades paranormais que aumentam à medida que envelhecem e se tornam mais sábios. De acordo com o folclore Yōkai, todas as raposas têm a habilidade de mudar para a forma humana. Enquanto alguns contos populares falam de kitsune empregando essa habilidade para enganar os outros - como as raposas no folclore costumam fazer - outras histórias os retratam como guardiões, amigos, amantes e esposas fiéis.

Raposas e humanos viviam juntos no antigo Japão; essa convivência deu origem a lendas sobre as criaturas. Kitsune tornou-se intimamente associado a Inari, um kami ou espírito Shinto, e serve como seus mensageiros. Esse papel reforçou o significado sobrenatural da raposa . Quanto mais caudas um kitsune tiver - eles podem ter até nove - mais antigo, mais sábio e mais poderoso ele será. Por causa de seu potencial poder e influência, algumas pessoas fazem sacrifícios a eles como a uma divindade".

Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Kitsune]

O "espírito da raposa" também é encontrado na cultura asiática.

"O espírito da raposa (húlijīng) ou raposa de nove caudas (jiǔwěihú ) é uma entidade mítica de raposa originária da mitologia chinesa que é um motivo comum na mitologia do Leste Asiático.

No folclore do Leste Asiático, as raposas são retratadas como um espírito possuidor de poderes mágicos. Essas raposas são retratadas como travessas, geralmente enganando outras pessoas, com a capacidade de se disfarçarem de belas mulheres .

O espírito da raposa é um metamorfo especialmente prolífico, conhecido como húli jīng na China, kitsune no Japão, hồ ly tinh no Vietnã e kumiho na Coreia. Embora as especificidades dos contos variem, esses espíritos de raposa geralmente podem mudar de forma, muitas vezes assumindo a forma de belas jovens que tentam seduzir os homens, seja por mera travessura ou para consumir seus corpos ou espíritos".

Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Fox_spirit]

Traduzido [com edições] com Google Tradutor.

Nenhum comentário: