quarta-feira, 12 de maio de 2021

Técnica de magia

O caro e eventual leitor deve se perguntar: "oquei, mas COMO eu posso operar a magia?"
A resposta, por mais engraçado que possa parecer, é sugerida no anime Hunter vs Hunter. Eu vou citar uma página que esclarece a natureza e a forma de dominar o que é chamado de "Nen".

Nen é uma das características definidoras do mangá Hunter × Hunter de Yoshihiro Togashi . É uma técnica que permite a um ser vivo usar e manipular sua própria energia vital (conhecida como aura ); o termo "Nen" também pode ser usado em conversas para se referir à aura. Uma pessoa capaz de utilizar Nen é coloquialmente referida como um "usuário de Nen", enquanto aqueles que não podem ir pela designação de "não-usuários".
Como é possível criar uma grande variedade de habilidades parapsicológicas por meio do Nen, é considerado um poder perigoso que é mantido escondido do público em geral para manter o equilíbrio na sociedade.

Aura é a energia vital produzida por todos os corpos vivos vitais para a sobrevivência. Aura de todas as partes do corpo tende a fluir junto, produzindo uma massa de energia. Isso acontece sem a consciência do indivíduo, normalmente resultando em um vazamento lento de aura continuamente escapando do corpo e surgindo e saindo do topo da cabeça. Os poros ou pontos do corpo de onde a aura flui são chamados de " nós da aura ". Em condições normais, a aura vaza constantemente sem consequências excessivamente prejudiciais; entretanto, se alguém cujos Nodos Aura estão totalmente abertos não tentar fechá-los ou controlar o fluxo de sua aura, logo ficará tão cansado que não conseguirá ficar em pé ou até mesmo perder a consciência. Feridas graves, como mutilações, podem interromper o fluxo da aura na parte afetada do corpo e até mesmo interrompê-lo por completo. Controlar os Nodos Aura de alguém é o primeiro passo para se tornar um usuário Nen.

A aura pode ser vista somente depois que os nós da aura nos olhos são abertos. Pessoas que não treinaram no Ten vão vazar uma aura semelhante ao vapor de água de uma chaleira. No entanto, indivíduos sensíveis podem sentir sua presença sem estar cientes de sua existência. Ela foi descrita como uma sensação de fluido quente e viscoso em repouso, enquanto auras poderosas e refinadas produzem uma sensação semelhante a agulhas picando na pele. Aura hostil gera sensações extremamente desagradáveis, que podem fazer com que um não-usuário pare e seja incapaz de caminhar em direção à fonte como se uma parede tivesse sido erguida à sua frente. Uma vez que todo ser vivo emite aura subconscientemente, aprender a sentir a aura é uma habilidade útil para aqueles que rastreiam coisas vivas ou caçam coisas não vivas infundidas com aura. Um usuário experiente de Nen pode julgar a localização e a força relativa de seus oponentes lendo a saída de sua aura. Por outro lado, usuários qualificados do Nen também podem regular o fluxo de sua aura para que pareçam ser iniciantes ou indivíduos normais.

Os Quatro Princípios de Nen são os seguintes:

Ten: Concentre a mente, reflita sobre si mesmo e determine o objetivo.

Depois que uma pessoa abre seus Nodos de Aura, ela deve aprender a evitar que sua aura vaze de seu corpo. Ten é o processo de manter os nódulos abertos, mas também fazer com que a aura flua através e ao redor do corpo, em vez de se afastar dele. Uma vez mantido, ele cria uma cobertura ao redor do usuário que parece semelhante a estar em um fluido viscoso e morno. Ten mantém o vigor juvenil e reduz o envelhecimento, já que a energia que movimenta o corpo não mais se esvai; pode-se evitar que o corpo se decomponha e deter o processo de envelhecimento. Ten é a defesa mais básica contra ataques emocionais Nen, e também oferece proteção limitada contra ataques físicos, mas quase nenhuma quando esses ataques são reforçados com aura. Por meio de meditação e prática frequentes, pode-se melhorar a qualidade do Ten e até mantê-la durante o sono. Depois de aprendido, nunca mais será esquecido, assim como andar de bicicleta e nadar. Apesar de ser a técnica mais elementar de tudo, Ten é também um dos mais importantes, uma vez que, em conjunto com Ren , que desempenha um papel fundamental na determinação da força e suavidade de fluxo aura de um utilizador Nen.

Zetsu: Coloque em palavras.

Enquanto Ten permite que um usuário evite que a aura vaze de seu corpo, Zetsu interrompe completamente o fluxo da aura de seu corpo. Ao fechar todos os seus Nodos Aura, o usuário é capaz de interromper todo o fluxo de sua aura como a água de uma válvula, tornando sua presença muito mais difícil ou mesmo impossível de sentir. Desligar os nódulos em seus olhos impede que o usuário seja capaz de ver a aura, mas, como ele não está mais cercado por sua própria aura, ele se torna mais sensível à aura de outras pessoas. O aumento na percepção é tal que Zetsu pode se opor a In , embora não seja recomendado empregá-lo dessa forma. Esta técnica é, portanto, duplamente útil para rastrear outra pessoa, pois não só tornará mais fácil segui-la, mas também impedirá que outros usuários do Nen percebam seu perseguidor. No entanto, existem outras maneiras de perceber uma pessoa escondida com Zetsu : além dos cinco sentidos serem eficazes, indivíduos particularmente perceptivos são capazes de detectar o olhar de outra pessoa, embora possam não conseguir discernir a posição e o número de observadores. Além disso, se o Zetsu for utilizado dentro de um determinado intervalo de um usuário Nen, esse usuário Nen pode notar sua presença desaparecendo, especialmente se a aura do usuário Zetsu for poderosa. Apesar da técnica não afetar a visão diretamente, ativar o Zetsu na frente de outra pessoa dará a impressão de que o usuário ficou transparente.

Zetsu também pode ser usado para aliviar a fadiga, pois força a camada externa da aura do corpo a ficar totalmente contida. No entanto, pelo mesmo motivo, pode ser perigoso, pois deixa o corpo indefeso contra qualquer ataque de aura. Mesmo um ataque fraco aprimorado com Nen pode causar danos massivos. Uma vez que até mesmo a fina proteção oferecida por Ten se foi, um usuário Zetsu é particularmente suscetível também a ataques emocionais hostis, resultando em sua mente se tornando tão vulnerável quanto seu corpo.

Ren: Intensifique a sua vontade.

Ren concentra-se em produzir uma quantidade maior de aura do que Ten, projetando-a para fora de forma explosiva. Isso amplifica a força física e a durabilidade do usuário e fornece um grande reservatório de aura para quaisquer técnicas avançadas ou habilidades individuais que decidam usar, embora ao custo de gastar essa aura. Pode-se treinar seu Ren para estender sua duração e aumentar a quantidade de aura à sua disposição. Diz-se que leva um mês para prolongar o Ren fora de combate em 10 minutos. Se Ten for considerado puramente defensivo, Ren pode ser considerado como sua contraparte ofensiva, embora também conceda ao usuário habilidades defensivas amplamente aprimoradas. Com o tempo certo, Ten pode ser usado para conter a aura produzida com Ren .

Ao tingir o Ren de alguém com hostilidade, um usuário Nen pode exercer o que é coloquialmente referido como "sede de sangue". Uma emissão prolongada de Ren malicioso pode induzir um pavor incontrolável naqueles que não podem usar o Nen, paralisia e, se comparado sem Ten, até a morte. Por outro lado, um Ren neutro raramente pode ser sentido por não usuários. Como Ren é uma demonstração de poder, ele também pode intimidar outros usuários Nen, pois oferece uma medida aproximada da força bruta do usuário; na verdade, por "mostre-me seu Ren ", os Caçadores geralmente querem dizer que querem ver os frutos de seu treinamento, como uma habilidade Nen, ao invés de seu Ren per se. Na maioria dos casos, Ren reflete a hostilidade do usuário sem seu controle, e pode até mesmo deixar traços tênues no ambiente após o usuário Nen ter deixado a cena.

Hatsu: coloque-o em ação.

Hatsu é a expressão pessoal de Nen. Suas qualidades são influenciadas, mas não restritas à categoria Nen natural do usuário Nen, uma das seis disponíveis. Hatsu é usado para projetar a aura de alguém para realizar uma determinada função, criando uma habilidade paranormal única e especial que é coloquialmente referida como uma " habilidade Nen ", ou simplesmente " habilidade ".

A princípio, Hatsu aparece simplesmente como consequência do uso de Ren durante a Adivinhação na Água; no entanto, é mais do que uma mera propriedade deste último, e pode ser treinado individualmente por meio da própria Adivinhação da Água, que, no entanto, parece afetar apenas a categoria natural do usuário, ou aprimorando as habilidades em uma categoria Nen por meio de exercícios. Uma vez que um certo nível de habilidade foi alcançado, o aluno pode tentar criar sua habilidade pessoal Nen. Uma vez que podem ter uma gama imensamente vasta de efeitos, as habilidades Nen podem ser reconhecidas como qualquer manifestação do Nen de alguém que não pode ser atribuída a uma das técnicas básicas ou avançadas, embora haja exemplos de habilidades Nen sendo essencialmente aplicações de Ko (uma técnica Nen avançada que faz uso de Hatsu) com condições ou restrições especiais. Uma boa habilidade Nen reflete o próprio caráter de uma pessoa, independentemente de sua complexidade; ninguém pode realmente dominar Nen se apenas copiar as habilidades de outra pessoa.

Técnicas avançadas.

Gyo é uma aplicação avançada de Ren pela qual um usuário Nen concentra uma parte maior do que o normal de sua aura em uma parte específica do corpo. Aumenta a força daquela parte do corpo, mas deixa o resto do corpo mais vulnerável. Gyo é mais frequentemente usado nos olhos, permitindo que um usuário Nen veja aura e construções Nen ocultas com In, bem como traços de aura tão tênues que poderiam passar despercebidos de outra forma.

Em é uma forma avançada de Zetsu usada para tornar a aura imperceptível, ocultando-a efetivamente. Ao contrário de Zetsu , no entanto, In não interrompe o fluxo da aura do usuário; em vez disso, ele o esconde, tornando impossível a percepção com qualquer um dos cinco sentidos ou percepção extra-sensorial. Portanto, esta técnica é perfeita para lançar ataques furtivos ou colocar armadilhas, pois pode ocultar não apenas a presença do usuário, mas também construções Nen geradas com Transmutação, ou Conjuração.

En é uma aplicação avançada de Ten e Ren. Em Ren , a aura geralmente envolve apenas uma pequena quantidade de espaço ao redor do corpo do usuário. En é quando alguém estende seu Ren para que sua aura se estenda além do normal, então usa Ten ao mesmo tempo para conter e dar forma a essa aura, normalmente uma esfera. O requisito mínimo é estender a aura a um raio de mais de 2 metros e mantê-la por mais de 1 minuto. Alguém usando En pode sentir a forma e o movimento de qualquer coisa dentro da área coberta por sua aura, com o grau de consciência e sutileza dependendo de seu nível de habilidade. Os usuários Nen podem ser diferenciados das pessoas normais devido à sua reação mais forte à aura do usuário En.

Shu é um aplicativo avançado do Ten . Shu permite que um usuário de Nen envolva um objeto com sua aura, permitindo que ele use esse objeto como uma extensão de seu próprio corpo. Por exemplo, alguém poderia usar Shu para estender seu Dez ao redor de uma arma, o que a fortaleceria e protegeria. Shu pode ser combinado com outras técnicas, como Ko.

Ko é uma combinação de Ten , Zetsu , Hatsu , Ren e Gyo na qual toda a aura do usuário está concentrada em uma parte do corpo em particular. Gyo é utilizado para focar a aura em uma parte do corpo, enquanto Ten é usado para prevenir sua dispersão. Zetsu é usado para interromper completamente o fluxo de Nen em todas as outras partes do corpo, aumentando a produção na área desejada. Com Ren , a quantidade de aura aumenta ainda mais. Isso torna aquela parte do corpo extremamente poderosa, mas ao custo de deixar o resto do corpo do usuário completamente desprotegido. Devido ao risco que acarreta, Ko é considerado uma técnica puramente ofensiva. Uma versão incompleta desta técnica pode ser utilizada sem Ren , principalmente para dominar as outras etapas antes de aumentar a quantidade de aura a ser concentrada e contida. Alguns usuários Nen, "Enhancers" em particular, empregam Ko como uma habilidade Nen adicionando condições a ela.

Ken é a versão avançada das técnicas básicas de Ren e Ten . É uma técnica principalmente defensiva em que um usuário Nen mantém um estado de Ren por um período prolongado de tempo. A quantidade de aura ao redor do corpo do usuário durante o Ken é cerca de 10 vezes maior do que durante o Ten . Ken permite que um usuário Nen se proteja contra ataques de qualquer direção, mas a grande quantidade de aura produzida torna a manutenção cansativa. É considerada a melhor opção para se defender de Ko, apesar de não ser tão poderosa quanto esta em nenhuma parte do corpo, já que a protege de maneira uniforme. Quando não corre o risco imediato de ser atingido por Ko , Ken é utilizado quando se deseja ser cauteloso. Alguns usuários do Nen optam por expandir seu raio de modo a detectar ataques de entrada que eles são incapazes de ver, como umaespécie de En miniatura. Às vezes, Ken é coloquialmente chamado de Ren devido às semelhanças entre as duas técnicas.

Ryu é o termo para o uso de Gyo de um estado de Ken para realizar ajustes de valor ofensivos e defensivos em tempo real. Se Ko devolve 100% da aura para o ataque ou, muito mais raramente, para a defesa, e Ken divide a aura igualmente entre os dois, Ryu está redistribuindo a aura de acordo com qualquer outra porcentagem, por exemplo, concentrando 70% da aura em um punho quando se está prestes a golpear ou 80% na perna para bloquear um chute recebido. É utilizado para danificar um usuário Ken sem se deixar tão desprotegido como durante Ko , embora o poder da técnica seja menor. Ryué difícil de dominar, pois requer não apenas controlar o fluxo da aura com grande precisão, mas também ser capaz de estimar a quantidade de aura utilizada pelo oponente à primeira vista. Mesmo que a técnica seja realizada corretamente, os movimentos do fluxo da aura correm o risco de denunciar o próximo movimento do usuário se forem muito lentos.

Fonte: https://hunterxhunter.fandom.com/wiki/Nen#Advanced_Techniques
Traduzido [com edições] com Google Tradutor.

Nenhum comentário: