sexta-feira, 28 de maio de 2021

O elementar é transcendental

Sherlock Holmes : "Elementar, meu caro Watson".

Mas será mesmo? Lamento, Sherlock, mas quando se fala em magia [e forças da natureza] existem muito mais elementos [e elementais] do que supõem nossa vã filosofia.

Vamos à definição dada pelo Wikipédia sobre os elementos e elementais clássicos:

"De acordo com o esoterismo, Elemental é todo e qualquer espírito que crê-se existir na natureza. Todo princípio divino, após emanar-se do "Absoluto", deve iniciar seu processo de desenvolvimento incorporando-se à matéria.

Essa incorporação, segundo os princípios platônicos da Metempsicose acontece consoante a uma ordem estabelecida. Os princípios divinos devem iniciar sua jornada no mundo material incorporando-se inicialmente ao reino mineral. Após o aprendizado neste reino, o princípio divino deve passar ao seguinte estágio, ou seja, ao reino vegetal. Após concluir o aprendizado do reino vegetal, o princípio divino deve passar ao estado animal, e, posteriormente, ao estado humano.

Também são conhecidos como personagens fictícios, que representam seres da natureza e que seriam capazes de controlar os elementos e os representar. São eles:

Silfos - os elementais do ar
Salamandras - os elementais do fogo
Ondinas - os elementais da água
Gnomos - os elementais da terra
Ice - os elementais do gelo".

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elemental

Opa! Espere um minuto. O Wikipédia acabou de aumentar os elementos e os elementais em mais um tipo/espécie. Eu não vou deixar de registrar as lendas envolvendo a Rainha do Gelo de onde se originou a animação "Frozen" e a rainha Elsa.

Eu vou complicar mais. Na filosofia chinesa existe a "teoria dos cinco elementos":

"A teoria dos cinco elementos (ou movimentos) (五行, wŭ xíng: "cinco" [Wu] e "andar" [Hsing/Xíng]) afirma que o fogo (火), a água (水), a madeira (木), o metal (金) e a terra (土), são os elementos básicos que formam o mundo material. Existiria uma interação e controle recíproco entre eles que determinaria seu estado de constante movimento e mudança. Nessa teoria que estabelece um conjunto de matrizes, todas as coisas podem ser classificadas de acordo (em analogia) a estes elementos ou relações entre eles". [https://pt.wikipedia.org/wiki/Wu_Xing]

Mas o "Livro dos Cinco Anéis" cita outra "teoria dos cinco elementos":

"A filosofia dos cinco elementos no budismo japonês, godai, é derivada de crenças budistas. É talvez mais conhecida no mundo ocidental por seu uso no famoso texto de Miyamoto Musashi, Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis), no qual o autor explica os diferentes aspectos da esgrima, atribuindo cada aspecto a um elemento". [https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_elementos_(filosofia_japonesa)]

Outra referência que cruza esoterismo, magia e artes marciais. Coincidências demais para serem meras coincidências.

Satisfeito? Eu não. Quem joga [ou jogou] games deve ter visto outros elementos [e elementais]: Escuridão, Luz, Trovão [entre outros].

Para o elemento Madeira, tem o elemental Dríade. Para o elemento Metal, tem o elemental Golem. Para o elemento Escuridão, tem o elemental Espectro [veja a obra Nightbreed de Clive Barker]. Para o elemento Luz, tem o elemental Anjo [e outros personagens vinculados ao Céu]. Para o elemento Trovão, tem o elemental "Raiden" [eu peguei emprestado do personagem do Mortal Kombat].

Nós podemos incluir o elemental Morte com o elemental morto-vivo e o elemento Inferno com o elemental Demônio [geralmente associados ao elemento Escuridão e ao elemental Espectro].

Para o elemento Éter, há muitas associações, como o elemento Luz e o elemento Escuridão. Nós podemos associar aqui as almas e os espíritos. Mas o Éter não está limitado ao aspecto espiritual, esse elemento pode estar ligado aos corpos celestes, com o elemento Estelar e o elementar "Alien" [qualquer criatura cósmica].

Portanto, quando se fala em elemento [e elementais], não há nada elementar, mas sim tanscendental.

Nenhum comentário: