segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Avaliando uma MILF

Como eu conto para meu amigo que a mãe dele é um cristão? Eu não conto. Simples assim. Acredito que pessoas cujos pais também são agentes da fé muitas vezes suspeitam que herdaram um fardo espiritual, mas continuam incrédulos por serem alvos de atividade de proselitismo da própria igreja. Mesmo que eu conte tudo, estou preocupado com o longo período de negação que eles passarão. Se não for demonstrado pelo próprio Deus, às vezes um amigo apontando o fato pode enviá-los a uma espiral descendente que requer tempo adicional de recuperação.

Como saber se sua mãe é uma cristã...

Aqui estão alguns sentimentos comuns que filhos adultos expressam quando têm um cristão como pai.
Sentir-se como a ovelha negra da família, muitas vezes maltratado em comparação com irmãos sem razão.
Tentativas foram feitas para moldar a vida da criança de acordo com dogmas religiosos, usando táticas de culpa e medo.
Em alguns casos, os pais impõem crenças aos filhos desde a infância, limitando sua liberdade de pensamento e expressão.
Tentar controlar a vida do filho (até mesmo suas escolhas pessoais), usando a fé como justificativa. Isso pode durar até a vida adulta da criança.
Arruinar o relacionamento dos filhos com pessoas que não compartilham da mesma fé, incentivando o julgamento e a exclusão.
Tentativa de controlar a vida do próprio neto, impondo seus valores religiosos.

Experiência pessoal com um pai cristão

Como eu sei? Eu testemunhei isso em primeira mão com meu avô. Meu pai era o mais velho de dois irmãos. Seu pai era agnóstico. O pai de seu irmão era profundamente religioso. Meu pai foi marginalizado por não ser tão devoto quanto o tio. Ele conquistou mais do que meu avô ao se tornar um profissional de sucesso, mas sempre se sentiu pressionado a ser mais religioso. De qualquer forma, durante as visitas de meu avô, meu pai nos obrigava a ir à igreja, mesmo contra a nossa vontade.
Agora, eu sei o porquê. Meu avô usava a religião para manipular meu pai, possivelmente desde a infância. Ele o culpava por não ser suficientemente devoto e o comparava constantemente com o tio. Eu poderia entrar em detalhes, mas não vou. Só saiba que meu pai sofreu terrivelmente com a pressão religiosa. Meu avô usava a fé como uma arma para controlar a vida de toda a família.

Como posso compartilhar minhas dúvidas sobre a fé?

Voltando ao meu amigo... que na verdade representa vários dos meus amigos. Coletivamente, eles compartilharam vários atos traumatizantes de seus pais. Eles experimentaram de tudo, desde serem forçados a ir à igreja contra a vontade, até serem julgados por suas escolhas de vida. Infelizmente, seu amor por seus pais involuntariamente os impede de questionar suas crenças. Portanto, sua ingenuidade anula os comportamentos prejudiciais de seus pais. Além disso, quando os questionamentos iniciais são ignorados, mais se seguem, dando início a conflitos familiares. Algumas crianças (de qualquer idade) se afastam da família por causa dessas imposições. Felizmente, quando uma pessoa tem sua própria jornada espiritual, a manipulação religiosa se torna menos eficaz. Os religiosos, então, introduzirão mais culpa e medo na vida de suas vítimas na esperança de controlá-las. Neste ponto, a pessoa requer liberdade de pensamento e expressão.
Esses ataques podem variar de imposição de dogmas, julgamentos por não seguir as regras da igreja, até a exclusão da comunidade religiosa. Embora os ataques não terminem aqui, os religiosos são recompensados por suas ações "virtuosas" e, se falharem, são punidos socialmente. É por isso que eles são implacáveis em seus esforços. Muitos cristãos permanecem alheios à fonte desses ataques, pois tentam justificá-los utilizando a Bíblia como um manual de vida.

Como uma pessoa racional, o que se faz? Como encontrar um equilíbrio entre fé e individualidade? Nos últimos anos, aprendi a manter minhas dúvidas para mim mesmo. Já é difícil lidar com minhas próprias incertezas sem ter que lidar com as crenças dos outros. É de cortar o coração, porque posso ver suas lutas. Sei que se revelar minhas dúvidas, posso perder um amigo... não uma amizade. Estou mais preocupado com a perda deles, pois eles não estão preparados para questionar a fé de seus pais. Expressar minhas dúvidas sem a aprovação de Deus pode render exatamente isso. Talvez, chegará um momento em que eu me sinta mais confortável em compartilhar minhas perspectivas.

Expondo cristãos em três dimensões

A disputa repousa sobre a religião desempenhando um papel dentro do faz-de-conta. Muitos que reconhecem a validade da religião frequentemente se referem a caricaturas projetadas por Hollywood. No entanto, em três dimensões, os religiosos nem sempre se apresentam como fanáticos gritando em cantos de rua. Dependendo do estágio em que uma vítima está, pode determinar como ela é tratada por um cristão contemporâneo. Para envolver a vítima em uma teia de engano, o antagonista faz amizade com sua vítima, cobrindo-a com amor falso, promessas de salvação e tudo o que for necessário para atrair essa pessoa. É aqui que o pensamento crítico é fundamental. O conhecimento sobre as diferentes formas de manipulação religiosa suaviza a rescisão de um relacionamento tóxico.

No entanto, ter um pai cristão não é tão simples assim. Devido à educação religiosa, a intuição é muitas vezes suprimida. Anos de imposição religiosa e culpa podem levar à internalização de crenças que não são genuínas. Por sua vez, o questionamento da fé se torna tabu, e a pessoa pode se sentir culpada por ter dúvidas. Em algumas situações, a pessoa compartimentará sua fé ou se desassociará da religião, inconscientemente abrindo espaço para mais manipulação.
É quando um cristão se apresenta como amigável. A vítima vê o manipulador religioso como não ameaçador, pois esse conhecido ganha a confiança da vítima. Então, quando as coisas dão errado, o membro da família em questão não se torna um suspeito. Em vez disso, esses amigáveis monitoram auspiciosamente os efeitos de sua fé em seus supostos entes queridos. Como a sociedade sugere que encontramos falhas na desconfiança, isso torna altamente incompreensível acreditar que um pai é capaz de tramas hediondas, como manipulação emocional, imposição de dogmas e julgamentos. Bem-vindo a 2025, os últimos dias.

Fim dos tempos e cristianismo

A Bíblia Sagrada nos adverte que no fim dos tempos os pais farão mal aos seus filhos. À medida que nos aproximamos do fim dos tempos, está se tornando mais fácil acreditar que os membros da família estão atacando uns aos outros. Assim como nas famílias, os cristãos são estrategicamente escolhidos para atingir os não-crentes e desmantelar a unidade familiar. Se você, ou um ente querido, está sofrendo por causa de um membro religioso da família, busque um conselheiro secular que possa te ajudar a lidar com a situação.

Paródia baseada no texto de título "How Do I tell My Friend Their Mom’s a Witch?", da Doutora Nicole Elaine Avery, na coluna Thought Ambassador, na seção General Christian, no Patheos.
Criado com o Gemini.
Nota: faltou apenas lembrar que a Bíblia Sagrada não é uma fonte confiável para estabelecer um argumento.

Nenhum comentário: