terça-feira, 23 de junho de 2015

Toda forma de amor

Algo de estranho está acontecendo com o mundo ocidental cristão. Quanto mais a humanidade adquire conhecimento, mais os cristãos fundamentalistas reagem.
O Cristianismo surgiu e cresceu entre as minorias, guetos e periferias das grandes cidades. Em algum momento os ensinamentos deixados pelo Cristo foram esquecidos e aqueles que ocupavam grandes cargos dentro da Igreja tornaram-se soberbos, orgulhosos e gananciosos.
Quando conquistaram o poder, os doutores da Igreja usaram e distorceram os ensinamentos deixados por Cristo. A Igreja de Cristo dividiu-se em três principais vertentes: Católicos, Protestantes e Ortodoxos. Dentro da Igreja interesses escusos causaram a divisão entre os cristãos, causando guerras entre cada facção.
Cada vertente usou diversos expedientes, para aumentar seu poder, influência e prestígio na sociedade ocidental. Nesse processo, outras guerras, invasões, destruições e genocídios aconteceram em nome de Cristo. Pelo medo, pela força, pela ignorância, pela censura, pela opressão e repressão, os doutores da Igreja impuseram um dogma e uma doutrina. Como resultado, a sociedade ocidental se tornou doente em tudo que se relaciona com o corpo, o desejo, o prazer e o sexo.
Somente após a humanidade ter passado por grandes perdas que foi possível buscar por alternativas. A Igreja não conseguia mais dominar o espírito humano. A humanidade queria ser livre e ser feliz. A Igreja não tinha mais como responder ou consolar. O Deus Cristão continuava inacessível e silente. A humanidade redescobriu outras formas de espiritualidades, de crenças, de religiões, de culto ao divino.
O despertar surgiu na grande nação construída por Puritanos e Protestantes. Em solo americano aconteceu a Contracultura. A Nova Era, o Esoterismo, o Misticismo e o Ocultismo ressurgiram entre artistas, estudantes e professores. O Paganismo Moderno pegou carona nesse movimento, cresceu, ganhou popularidade e muitas vezes ele é confundido com seus associados.
Outras ideias, espiritualidades, crenças e religiões impulsionaram os Movimentos Civis, pelos direitos das mulheres, pelos direitos dos negros, pelos direitos dos imigrantes e outras minorias. Foi possível estudar, explorar e analisar, pela primeira vez, a sexualidade humana. A humanidade pode contestar e questionar a doutrina, o dogma e o discurso oficial da Igreja sobre relacionamento, gênero e sexo. A Igreja perdera toda sua credibilidade, autoridade, poder e influência, inclusive pelos péssimos exemplos dados por seus representantes.
O Cristianismo está em uma encruzilhada. Grupos que se sentem acuados e ameaçados reagem com fúria, o que apenas acelera mais o ritmo das mudanças. Outros grupos, que tentam retomar o sentido do Evangelho, tentam resgatar o sentido original dos ensinamentos deixados por Cristo, oferecendo um espaço mais inclusivo e menos fundamentalista. No Governo, partidos políticos oscilam entre uma e outra tendência, causando um reflexo político em leis e pronunciamentos. Na Sociedade, os indivíduos oscilam conforme seus lideres políticos e religiosos. A radicalização tem causado ódio, intolerância e violência, colocando o cristão ocidental em um dilema. Quem se considera cristão não pode odiar, pois Cristo ensinou que se deve amar. Onde não há respeito, tolerância, compreensão não há amor. Ou o cristão segue a Cristo ou a Igreja.
Aquilo que se conceituou e se consolidou como Cristianismo está sendo desafiado e contestado por Cristo. Quem insiste no ódio, na intolerância e na ignorância não merece ser considerado cristão. A estes, a humanidade relegará à ignomínia ou ao esquecimento.
Para muitos que procuram pela felicidade e liberdade, existem diversas alternativas. O que não faltam são formas de espiritualidade, crenças e religiões. Para muitos, que querem respeito para sua identidade, preferência e opção sexual, existe o Paganismo Moderno. Aqui nós dizemos que toda forma de amor e prazer pertencem aos Deuses.

Nenhum comentário: