A difícil origem de Atena como tendo parentesco com as
Górgonas e de Ártemis tendo uma possível origem da Ásia Menor parece um desafio
para pagãos que acham que a Grécia Antiga era uma única nação. Um estudo do
mundo antigo demonstra que cada cidade era soberana em si mesma e costumavam
lutar entre si, como Esparta e Atenas. Não havia uma identidade em comum, muito
menos uma religião em comum. Em diversas cidades gregas da antiguidade, os
Deuses eram tão gregos quando Jeová é europeu.
Na página da Academia eu pesquisei alguns textos sobre esta
Deusa e sua origem. Hecate tem sua origem da península da Anatólia, seu culto
começou na região de Caria, na cidade de Lágina. Anatólia é uma península
conhecida como sendo o local dos Hititas, dos Frígios, dos Lídios, dos Persas,
dos Assírios. Esta península depois fez parte dos domínios da Macedônia e de
Roma.
Em português temos termos como hecatombe e hecatonquiro, do
grego hekaton, cem. Na página da Academia cita-se hekatos e hekatebolos, significando
que fere e arremessa à distância, equiparando Hecate a Apolo. Quando Hesíodo
compôs a Teogonia, havia um interesse político na consolidação dos mitos
clássicos, havendo praticamente a imposição dos Deuses Olímpicos sobre Deuses
mais antigos e os Deuses rurais. Dentre as Deusas que desafiam essa ordem,
Hecate é mais complicada.
Segundo os Hinos Órficos, Hecate é filha dos Primordiais
Érebo e Nix, Escuridão e Noite, o que a torna descendente direta do Caos. Em
outra versão, Hecate é filha dos Titãs Hiperião e Téia, o que a torna descendente
de Urano e Gaia. Uma terceira versão diz que Hecate é filha de Perses e Astéria.
Perses é filho de Crio e Euríbia, Astéria é filha de Febe e Céos. Céos, Febe e Crio são filhos de Urano e Gaia;
Euríbia é filha de Ponto com Gaia.
Nessa árvore genealógica divina, Hecate é a terceira geração
dos Deuses e contemporânea de Zeus. Ela representou um desafio para Hesíodo por
que a tradição oral contava que ela ajudou Zeus na Titanomaquia. Em qualquer
aspecto, Hecate tem muito mais parentesco com os Titãs e os Primordiais do que
com os Olímpicos. Considerando o destino que tiveram os Titãs, Típhon e Píthon,
divindades primitivas e primordiais, pode parecer que Hecate não tinha muita
escolha. Mas nada nos mitos antigos é simples como a mitologia cristã, não
existe esta dicotomia maniqueísta de “Bem” versos “Mal”, nem tudo que é da Luz
é bom, nem tudo que é da escuridão é ruim. Na ótica de Hecate, se os Titãs
vencessem, haveria uma tirania igual ou pior da de Cronos, havia uma enorme
possibilidade do Caos reinar .
Os Titãs sabiam e reconheciam o poder e a descendência de
Hecate, o conhecimento e poder que ela possuía eram maiores e mais amplos do
que o deles, ela sabia como anular qualquer ataque dos Titãs. Os poderes dos
homens também não tiveram chance e garantiram, ainda que de forma subordinada,
a importância e culto de Hecate. Seus santuários foram colocados nas
encruzilhadas e nas entradas de cavernas e cemitérios. Diante de Hecate, mesmo
Hades se ajoelha e devolve Perséfone a Demeter. Considerada a Senhora da Magia,
no Mundo dos Mortos, no Mundo dos Humanos e no Mundo dos Deuses, Hecate é a
Deusa das Bruxas por excelência.
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