segunda-feira, 17 de março de 2014

Mazzerismo

O mazzerismo é uma prática de adivinhação do folclore corso, provavelmente um legado xamânico, para o qual alguns indivíduos em algumas famílias na ilha são considerados possuidores de qualidades incomuns. Entre essas qualidades a faculdade de bilocar durante o sono, a pessoa que dorme está, simultaneamente, em uma situação de caça, onde ele caça e mata animais. O possuidor do dom de ser dito mazzerismo vem de mazzero. Ele também é apelidado de "O caçador de almas" e "O Mensageiro da Morte".

Origem

Este valor provavelmente remonta a um período anterior à religião megalítica, do povo de caçadores e coletores. Na verdade, a ligação mística entre a vítima eo mazzero repete muito do que teria existido na Idade Pré-Neolítica entre o caçador e sua presa. O mazzerismo também oferece muitos pontos em comum com o xamanismo. Embora muitas tribos espalhadas do mundo se sustentam com a caça não é um estado místico comparável ao mazzerismo corso.

Etimologia

Mazzero evolui de mactator, Substantivos da mactare verbo latino, de onde vem também o italiano "matar". Ele definitivamente tem paralelos com a palavra espanhola matador que, precisamente na realidade e não no sonho, mata um animal. O Mazzer tem vários nomes na Córsega, dependendo da área, "culpadore" ("colpatori" em Figari), "acciacatore", "mazzeru" ("mazzatori" em Gualdariccio), "lanceiros" em Sartène , "nuttambuli" ou "sunnambuli" em Appietto, "murtulaghj" em Marignana. Em algumas dessas áreas, no entanto, argumenta-se que os homens são murtulaghj apenas para aparecer em um sonho, anunciando a morte.

O Mazzer

A caça pode ser individual ou coletiva. Neste caso, o sonho envolve mais mazzeros. Muitas vezes, o mazzero assume a forma de animal: um cão, um gato ou um corvo. O mazzero tem na sociedade uma reputação ambivalente, embora realiza uma vida social normal por seus concidadãos é considerado como um ser sobrenatural, como um intermediário entre o submundo e o mundo dos vivos.

O sonho de perseguição e profecia

Sua arma de escolha é uma vara pesada, chamada de "morcego", mas com o avanço da cultura, também pode usar a arma, lança, machado, punhal, facas e até mesmo o asfódelo, a arma usada no luta entre dois mazzeros de duas aldeias diferentes. A caça ocorre em áreas de fronteira e nos lugares mais selvagens: os locais mais desolado, os vaus, rios. Estes são os seus lugares favoritos. Ele joga para emboscada e segue o mesmo padrão de caça tradicional perto de pontos de água, em lugares incultos, selvagem e impenetrável. Os rios marcam a fronteira de um mundo para outro. A água também é um dos lugares favoritos dos espíritos dos mortos que não tenham expiado seus pecados. No entanto, a função de mazzerismo também pode ser útil: você pode agir sobre os acontecimentos e inverter a tendência em favor da pessoa reconhecida na caça.

O Mandrache

O Mandrache é uma batalha fantasma entre os mazzeros de duas aldeias diferentes. Ocorre geralmente em uma colina. Isso acontece na noite de 31 de Outubro -1 novembro, agrupados em milícias, lutando contra os da comunidade vizinha. Esta guerra é praticada com o asfódelo. Os vencedores terão um ano de prosperidade, um dos perdedores e fome. Os mazzeros da aldeia perdedora não vão perder os mortos.

Transmissão de poder e taumaturgia

A transmissão de mazzerismo é geralmente hereditária e você tem que ser um membro de uma família de Mazzero. É um presente que você não pode recusar, se limita se você não vai se tornar um mazzero "acciaccatore" assassino ou não, nesses casos o mazzero será o salvador e curador de almas.

Fonte: Wikipedia Italiana

Nenhum comentário: