terça-feira, 19 de abril de 2011

A face de Aletheia

Aletheia, a Verdade, a Deusa.
A Deusa da Verdade, na definição de Blavatsky:
"The Epinoia, the first female manifestation of God, the "Principle" of Simon Magus and Saturninus, holds the same language as the Logos of Basilides; and each of these is traced to
the purely esoteric Alêtheia, the TRUTH of the Mysteries. All of them, we are taught, repeat at different times and in different languages the magnificent hymn of the Egyptian papyrus, thousands of years old: The Gods adore thee, they greet thee, O the One Dark Truth". [A Doutrina Secreta - III]
Curioso como a Deusa da Verdade se manifesta como escura, negra, oculta, algo bem diferente do conceito linguístico dado ao termo "verdade".
Consequentemente, ao entrar na Verdade, o buscador tem uma luz, uma iluminação, um esclarecimento. este é o momento da descoberta, da idéia, quando o buscador diz "eureka", dado pelas Deusas: Conhecimento, Sabedoria e Inteligência.
Nisto, o buscador recebe diplomas, títulos, certificados, que somente fazem sentido e têm significado no meio daqueles que reconhecem tais documentos, por pertencerem ao mesmo meio, o acadêmico. Mas a verdade, o conhecimento, a sabedoria e a inteigência não estão nos diplomas, nos títulos, nos certificados ou na suposta autoridade que a pessoa se dá, devido ou por causa deles.
O homem se vê sozinho nesta busca então, por vaidade, orgulho, crê que foi por seu único esforço que percebeu a verdade.
O homem crê que pode possuir ou deter a verdade, mas não existe uma verdade cujo sujeito possa ser o seu detentor.
Mas quando uma pessoa deixa que seus diplomas, títulos, certificados ou suposta autoridade sejam seu salvo-conduto, seu cartão de apresentação, seu manto de infalibilidade, sua coroa de inerrãncia, fatalmente esta pessoa desmerece a verdade, o conhecimento, a sabedoria e a inteligência que se acha portador.
Assim é o tolo que em seu transtorno narcisista, em seu complexo de superioridade se acerca de seu séquito e profere seus conselhos, suas bulas e suas "verdades".
Em seu pequeno, círculo, em seu pequeno mundo, ele é soberano.
Para a Deusa da Verdade, Aletheia, é mais um deslumbrado com a pequena chama com que foi dotado. E pobres e perdidos são os que o seguem, convencidos de que seu líder efetivamente sabe e pode conduzi-los, de que ele é divinamente inspirados, de que ele é o portador da verdade, de que apenas ele sabe das respostas.
Pagãos não tem messias e dispensam salvadores. Nenhum pagão que se preza a si e aos Deuses irá depositar sua caminhada e sua busca em pessoas que se arrogam alguma autoridade, secular ou sacerdotal. Um pagão é senhor e papa de si mesmo, diante dos Deuses.

Nenhum comentário: