segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Novembro, o nono mês

Novembro é o nono mês do calendário romano, seu nome vem de "novem", nove em latim.
Festas em Novembro:
Dia 4 a 17 – Ludi Plebeii, jogos para o povo de Roma. Os Ludi Plebeii eram feitos para comemorar a liberdade da ordem dos plebeus após o banimento dos reis ou após da secessão dos plebeus do Aventino. Entretanto, fontes históricas não sustentam essa teoria e é mais provável que este jogos foram instituidos em comemoração à reconciliação entre os patrícios e os plebeus, depois que os plebeus saíram do Aventino.
Dia 13 – Epulum Jovis. Esta festa era realizada pelos senadores e altos magistrados durante os Ludi Romani e Ludi Plebeii. Se iniciava com o sacrifício de uma vaca branca e bolos cerimoniais em honra a Jupiter, possivelmente Juno e Minerva. Os Deuses eram formalmente convidados e atendidos; eram trazidas camas luxuosas para as estátuas. Uma vez acomodadas, suas estátuas eram colocadas em almofadas na posição mais respeitável da mesa e servidas com ricos acepipes.
Dia 15 – Festival em honra de Feronia. Uma Deusa rural marginalizada na religião romana, a quem as florestas e mananciais eram consagrados e uma Deusa mais importante entre os Latinos.
November 24 – Brumalia. Um antigo festival Grego realizado no solstício em honra a Dioniso, geralmente no dia 25 de Dezembro. O festival incluia bebidas e diversão. O nome vem da palavra latina bruma, significando "dia mais curto". Durante o festival, proferiam-se sinais proféticos para a espectativa do restante do inverno.

Nenhum comentário: