terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dia do Crânio - Bolívia

Milhares de bolivianos celebraram no domingo o "Dia do Crânio", uma tradição que mistura crenças indígenas e católicas.
Anualmente, no dia 8 de novembro, milhares de pessoas enfeitam os restos mortais com flores e fazem oferendas de folhas de coca, charutos e bebidas.
Segundo a crença popular boliviana, os crânios, conhecidos como "ñatitas", afastam os maus espíritos e os ladrões.
Muitas vezes os restos mortais são de um parente.
Publicado na BBC e copiado pelo Notícias Terra.
Procurando mais uma vez pelo oráculo virtual [Google], mais uma vez obtenho mais informações de los hermanos:
Na Bolivia, a Festa das Ñatitas é uma mescla colorida de rituais antigos e fé católica e se pode apreciar próximo do cemitério de La Paz.
Oscar Morales se ajoelha em frente a duas cixas de cristal que contém duas caveiras humanas com suas respectivas boinas.
Ao seu redor, milhares de pessoas caminham pelo enorme cemitério, cantando e tocando música popular para suas caveiras decoradas, oferecendo a elas suas orações e todos os tipos de oferendas, desde ramos de flores até pães e doces.
Esta é a Festa das Ñatitas, um ritual religioso local que alcança seu ponto mais alto no começo do mês de novembro - exatamente uma semana depois do Dia de Todos os Santos católico.
As “Ñatitas” – ou "narizes chatos" na linguagem indigena Aymara - são caveiras humanas reverenciadas por milhares de indígenas católicos bolivianos que crêem que [as caveiras] os protegem do mal e os ajudam a alcançar seus objetivos e inclusive podem operar milagres a pedidos.
Os crânios – não necessáriamente de parentes ou pessoas queridas - a vezes são exumados e outras vezes passam de mão em mão.
A maior parte do tempo [os crânios] são guardados no interior das casas, porém a cada ano, nesta época, desfilam pelo cemitério principal da cidade.[BBC]

Nenhum comentário: