terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Culto em Voo: Liberdade Religiosa ou Abuso?

Conversa com o Gemini:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/video-evangelicos-transformam-voo-de-3-horas-em-culto-e-viralizam/

Não se tem sossego... nós temos que aturar isso nos ônibus, metrôs e trens. Será que um cristão gostaria de passar três horas de vôo com um ritual de uma religião de matriz africana? Ou um ritual pagão/wiccano?

Escreva um texto humorado e sarcástico.

Ah, o milagre da aviação moderna! Você paga uma fortuna por uma poltrona que mal cabe um fone de ouvido, reza para a turbulência não derrubar o seu café morno, e de brinde ganha um pacote de "Milhas Celestiais" com direito a sermão ao vivo e coreografia no corredor.

Imagine a cena: 10 mil metros de altitude, a pressurização da cabine já está deixando todo mundo meio zonzo, e de repente o corredor vira o palco de um avivamento. É a prova definitiva de que o céu não é o limite, é o local de trabalho.

Agora, vamos fazer um exercício de imaginação (ou, como dizemos no nosso meio pagão, uma visualização criativa):

Imagine se a "Irmandade do Caldeirão Prateado" decidisse que o voo 402 para o Rio de Janeiro era o local perfeito para celebrar o Sabá de Imbolc. Imagine o comissário tentando passar com o carrinho de bebidas enquanto uma sacerdotisa balança um incensário de sálvia purificadora para "limpar as energias negativas da classe econômica" (o que, convenhamos, seria muito útil, mas o detector de fumaça não ia curtir).

Ou quem sabe um grupo de devotos de matriz africana decidisse que aquela turbulência sobre o Atlântico é, na verdade, um chamado de Iemanjá, e resolvesse abrir a roda ali mesmo, entre a poltrona 12B e o banheiro do fundo. O coro de "Eparrey!" ecoando enquanto o capitão pede para apertarem os cintos.

Será que o passageiro da 15C, que está ali pregando aos berros sobre o "fogo do juízo", acharia "lindo e emocionante" se o vizinho de poltrona começasse a traçar um pentagrama no ar e invocar as bênçãos de Lilith para que o pouso fosse suave? Ou se alguém decidisse ler, em voz alta e bom som, trechos de um "Grimório Herético" para espantar o tédio da viagem?

Provavelmente veríamos um novo recorde mundial de abertura de saídas de emergência.

A verdade é que a liberdade religiosa é um conceito maravilhoso, mas parece que alguns acham que "ide por todo o mundo" inclui a classe executiva, a econômica e até o trenzinho da alegria do aeroporto. Para essa galera, o "Espírito Santo" é tipo um Wi-Fi de bordo: eles acham que todo mundo é obrigado a estar conectado, mesmo que o sinal esteja interferindo no sono e na paciência alheia.

Nada como três horas de "glória e aleluia" em um tubo de metal fechado para testar se a sua evolução espiritual está em dia ou se você vai acabar pedindo para o demônio do mau humor te carregar dali. Afinal, se o inferno são os outros, um culto nas alturas é o VIP Lounge do purgatório.

Criado com Gemini, do Google.

Nenhum comentário: