sexta-feira, 1 de agosto de 2025

E se não fosse por engano?

A polícia dos Estados Unidos concluiu que a pizzaria Famous Yeti’s, no estado de Wisconsin, intoxicou mais de 80 pessoas com THC por engano. Segundo o relatório do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), o dono do restaurante usou um óleo encontrado na cozinha compartilhada com outras empresas, acreditando ser óleo de canola. Na verdade, tratava-se de um óleo comestível com tetrahidrocanabinol, a substância psicoativa da maconha.

Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2024, ao menos 85 pessoas que comeram na pizzaria relataram sintomas como tontura, ansiedade, náusea, sonolência e taquicardia. Sete delas deram entrada em hospitais no mesmo período, e três precisaram ser internadas. Testes confirmaram a presença de THC, inclusive em clientes que disseram não ter consumido nenhum produto com a substância, apenas alimentos comuns como pizza e pão de alho.

O CDC classificou a contaminação como acidental e nenhuma acusação foi feita. O restaurante ficou fechado por alguns dias e reabriu em 26 de outubro. Em nota, o Famous Yeti’s pediu desculpas e afirmou que reforçou seus protocolos. O CDC recomendou mais rigor na separação e identificação de ingredientes em cozinhas compartilhadas. “Profissionais de saúde devem estar atentos à possibilidade de intoxicações alimentares por THC”, alertou o órgão.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/mais-de-80-pessoas-sao-intoxicadas-com-thc-por-engano-em-pizzaria-nos-eua/

Nota: o THC já é usado em remédios. Por que não usar em óleos comestíveis? As pizzas (entre outras comidas) ficariam bem melhor. 😉

Nenhum comentário: