terça-feira, 23 de julho de 2024

O Povo Pequeno

Entre Chesterton e Cantebury, uma caravana de encontros improváveis juntou um judeu, um mouro, um herege, um padre, uma freira, um cavaleiro, todos tentando chegar em Norfolk, para então chegarem em Londres, para a coroação de Ricardo I como rei de toda Bretanha. Mas erraram na trilha, seguiram pelo caminho torto depois da encruzilhada, em Stanford, e ficaram incorrigivelmente perdidos.
-Cáspita. Você garantiu que a trilha de chão batido era o melhor atalho.
-Deus me livre. Isso deve ser bruxaria. Coisa desse herege que levamos cativo até o Santo Ofício, em Birgham, ou desse judeu.
-Que o Senhor me risque do Livro da Vida se eu tenho algo com isso. Mas não garanto que o mouro seja inocente.
-Mas que! Como paga com ingratidão quem salvou a ti e tua família dos Cruzados! Nós, que realmente conhecemos e adoramos ao Senhor, devemos estar unidos contra os infiéis.
-Por Deus, meninos! Esta é a décima vez que vocês discutem as mesmas coisas. Nós temos que nos submeter à vontade de Deus.
[risada]-Três homens e uma mulher que dizem ou creem que conhecem Deus. Dizem que só há um, mas discordam de quase tudo quando falam dEle.
-Cale-se, herege. Seus crimes são muito graves, deve enfrentar a Justiça de Deus, não piore sua condição, proferindo suas heresias.
-Ah, eu sou herege em vossos conceitos, mas concordo convosco em crer que tudo ocorre conforme a Vontade de Deus. Nada acontece por acaso, não existe coincidência e tudo tem um propósito.
-Cale-se, herege. Guarde seus sofismas para te defenderes.
-Veja, barão Montagne, tem algumas pessoas assentadas na proximidade daquele menir, ao lado daquele enorme carvalho.
-Aleluia! Devem ser camponeses da localidade. Vamos tomar rumo conforme nos localizamos.
O cavaleiro, embora animado e confiante, ficou cismado com a expressão de ironia do herege. A freira, contrariada, parecia ser a única intrigada e desconfiada do grupo avistado. Ela foi a primeira a gritar e tentar sair correndo, fugir, assim que o grupo pôde ser melhor observado. Tarde demais. A trilha tinha sumido, só havia a floresta para todos os lados.
-Humanos! Como ousam entrar no Caminho do Bosque Sagrado?
O cavaleiro ficou espantado e surpreso ao ver aqueles seres que pareciam ter saído das lendas que os anciões contavam. Aquele grupo não era de pessoas, mas do chamado Povo Pequeno.
-Vocês quebraram o pacto que vossos ancestrais firmaram com os nossos.
[pigarro]-Povos civilizados têm educação. A educação pede que, primeiro, nos apresentemos. Eu sou Malaquias, de Durham e servo do mesmo Deus.
-Nós te conhecemos, escriba. O seu nome verdadeiro é honrado. Eu sou Pris, de Elfane e esta é Star, de Helgard. Estes são Grunt, de Trolmud e Scar, de Ogren.
[pigarro]-Eu sou…
-Sir Frederic, de Montagne. O seu nome verdadeiro é um insulto. Os demais podem ter grande consideração entre os humanos, mas em nosso mundo são abjetos.
-Que? Como ousam? Eu, Abimael, rabino do ùnico e Verdadeiro Deus?
-E eu? Jamal, servo fiel do Inefável Allah?
-Que Deus vos repreenda, demônios, pois eu sou da Igreja Verdadeira, fundada por Cristo, o FIlho de Deus!
-Vós falais de Deus, mas não são sinceros no que dizem e sentem. O que cada um chama de Deus distingue do outro e nós não reconhecemos qualquer destas imagens como sendo parte do divino.
-Este humano abjeto chamou a mim, Grunt, de demônio. Eu estou ofendido e Scar está quase chorando. Isso é o que os humanos chamam de educação?
-Este outro, pior, fala de Cristo. Eu conheço todos os Deuses e Deusas. Eu conheço Cristo, mas não o conheço. Tua ofensa só pode ser aplacada pagando com a vida.
Todos os homens, exceto o herege, tiveram tanto medo que estavam dispostos a abjurar das crenças que tinham. As criaturas mágicas estavam com armas em mãos, prontas para o uso, quando o herege intercedeu.
-Eu dou minha vida por todos, desde que Star aceite receber minha alma.
Tudo acertado, por um poder e pela ação do Antigo, aquelas pobres pessoas simplesmente surgiram no meio de Londres. O herege? Esperto e treinado, ele ofereceu aquele líquido quente, viscoso e esbranquiçado que gera vida, para alegria e satisfação de Star.

Nenhum comentário: