quarta-feira, 6 de abril de 2022

Quem é Millennium?

Como um cão que torna ao seu vômito é o insensato que repete suas tolices. [Provérbios, 26:11]


Caiu feito bomba a conversão do Millennium,  autoproclamado sacerdote wiccano, que agora é mais um este... ooops... mais um pastor da IURD.


O que é mister saber é: Millennium é autêntico?

 Eu pesquisei no Google e no Wayback Machine, tentando encontrar algo que pudesse mostrar se essa pessoa é o que diz ser. Infelizmente não tenho muitas pistas, o dito ex-bruxo teve o cuidado de apagar suas “digitais”.


Eu irei, então, analisar o texto que o próprio deixou disponível no Blogger e irei citar os trechos que podem, digamos, servir como indício de que se trata de mais um farsante.


Ainda me recordo de 1979... cada passo que dava aos 10 anos de idade, indo para o curso de inglês que ficava na Av. Nossa Senhora de Copacabana, no prédio de uma das mais famosas papelarias do Rio de Janeiro. Eu morava a apenas seis quarteirões do curso e fazia o mesmo caminho três vezes por semana.


Sendo bem sincero, quando somos novos, por vezes vemos as oportunidades que nos são ofertadas como obrigações, e mesmo as cumprimos como obrigações. Assim era para mim, ter de estudar inglês aos 10 anos de idade.


Então ele nasceu em 1969.


Mesmo depois desse tratado de ocultismo precoce, continuei estudando nesse curso de inglês até meus dezessete anos de idade, e também continuaram meus estudos, agora não apenas através daquela biblioteca, mas através de toda e qualquer fonte de leitura que me chegasse às mãos.


Então esse “estudo” durou até 1986.


Como já comentei anteriormente, descendo de irlandeses por parte de mãe. Nosso sobrenome O'Reilly é extremamente comum nesse País, sendo um dos mais antigos clãs derivados dos Celtas, povo indo-europeu que povoou a maior parte da Europa a partir do segundo milênio depois de Cristo.


Não obstante, não consta esse sobrenome no perfil que o autor mantém no Blogger.


Eu sabia que não estava só, mas no meu íntimo era como se estivesse. Apesar de conhecer Mariah (chamaremos assim minha iniciadora), de sermos parentes sanguíneos mesmo assim, me senti só. Afinal ali não éramos parentes, mas mestra e discípulo, professor e aluno.


Mariah me falava sobre a Wicca. Explicava-me como essa religião se ligava profundamente aos nossos ancestrais. Aos poucos comecei a ver como ela se encaixava perfeitamente com as minhas crenças nessa época. Fora esse fato, dessa nova religião apresentar tantos argumentos convincentes, ainda existia aquela coisa da rebeldia adolescente. Ser um Bruxo era algo extremamente diferente, especial. E eu não conhecia mais ninguém que tivesse essa oportunidade. Eu tinha que me tornar também um sacerdote.


Assim nasceu MillenniuM, que nos próximos anos ainda passaria por mais duas iniciações na bruxaria Wicca, vindo a se tornar um sumo-sacerdote da religião.


Não há muitos elementos nesse trecho. Afinal, nenhuma informação foi dada dessa Mariah.


Eu começava a engatinhar numa religião nova, cheia de princípios que até me eram conhecidos (graças ao ocultismo), mas que sabia existirem outros praticantes, mas não conhecia nenhum a menos de 6.500 quilômetros de distância.


Mas até que as coisas foram mais tranquilas do que eu poderia imaginar. Cumpria o que me havia sido passado. Mantinha a discrição completa, o que me era muito fácil, já que aos 18 anos morava sozinho e podia desenvolver minhas práticas religiosas sem que ninguém sequer imaginasse. Eu e Mariah mantínhamos uma correspondência regular. Recebia e enviava uma média de cinco correspondências por mês. Enquanto isso ela me enviava livros e edições da famosa revista pagã Green Egg, e ensinamentos via suas cartas.


Por exatos sete meses, aprendi os fundamentos da religião, o significado de seus principais rituais, das festas lunares, da filosofia “sagrada” que não tinha livros inspirados por uma entidade suprema, mas apenas a interpretação dos mais antigos na prática.


Então isso ocorreu em 1987. Então eu pressuponho que o suposto contato e iniciação dele ocorreu entre 1986 e 1987. Isso é incongruente, todas as tradições de Bruxaria e Wicca somente começam o treinamento formal quando a pessoa tem 21 anos.


Os estudos em ocultismo prosseguiam e alguns anos se passaram e eu cheguei aos 25 anos.


Apesar de aos 25 anos de idade já ser um mestre do ocultismo e um sumo sacerdote da bruxaria, pouco sabia sobre a maçonaria. Apenas as referências a outros ocultistas que teriam sido maçons (Gardner, Eliphas Levy, etc) e poucas “filosofagens” que encontramos em livros.


Aqui o autor parece entregar que seus “estudos” e suposta iniciação são meras fantasias. Afinal, tendo sido “treinado” por Mariah na Wicca, como tal fato teria passado despercebido?


Já era o ano de 2001 e mais uma vez encontrava-me enfadado no que dizia respeito ao conhecimento oculto.


A essa altura já tinha lido tudo o que valia a pena ser lido. Já conhecia a maioria das personalidades Nacionais, e mesmo algumas internacionais no meio ocultista.


Também já era o único membro Brasileiro da Ord Brighideach, os guardiões da chama de Brigit, Deusa matriarca da Irlanda entre os Celtas da antiguidade.


A Deusa Matriarca da Irlanda é Danu. Brigith é a Deusa da Arte, profecia e divinação.


Não era raro receber essas figuras internacionais, o que me validava a cada dia como um dos únicos bruxos verdadeiros do Brasil, já que nessa época a bruxaria, antes quase secreta, tornava-se uma moda, até com participações em novelas da maior rede de televisão do Brasil.


Aquela vida de executivo também já não me agradava mais, a única coisa que me motivava eram as aulas de Bruxaria que dava gratuitamente aos finais de semana.


Essas aulas começaram por ordem de Mariah. Segundo minha iniciadora, era hora de divulgar e de fazer crescer a tradição no Brasil. Não adiantaria nada ser uma tradição de um só homem. Eu aproveitava a estrutura gigantesca da corretora, com seus mais de 400m2, salas de aula e conforto.


Por ordem de Mariah, criei na internet uma lista de discussões chamada “Diário de um Bruxo”, lista essa que foi um diferencial no paganismo nacional na época. Eram milhares de pessoas discutindo assuntos relacionados ao ocultismo e verdadeiras aulas de conhecimento oculto com planejamento e estratégias definidas. Depois de um tempo, o primeiro grupo de Estudos começaria a funcionar aos sábados e domingos aqui na Ilha do Governador.


Curiosamente não há qualquer referência disso, nem há qualquer comprovação do alegado.


Como eu disse apenas as aulas de bruxaria me motivavam. O primeiro grupo era interessado e éramos em 15 pessoas. Fizemos os primeiros rituais nas praias do Recreio dos Bandeirantes e o grupo foi crescendo e batizado como “Água da Lua”.

Por razões comerciais e de estratégia, eu e Eliane resolvemos nos focar comercialmente apenas em empresas, abandonar o trabalho com pessoa física. Com isso, nos mudamos para duas salas num shopping, o que fez com que os cursos dessem uma paralisada. O grupo em desespero resolveu alugar uma sala para a continuidade do desenvolvimento na bruxaria, mas queriam que eu fosse o responsável por esse aluguel. Eu sentia que tinha de ser algo maior, um pensamento me levava a querer algo grande... e assim surgiu o Templo de Brigith.


Então pode-se situar o surgimento público do Templo de Brigith e do Millennium O’Reilly entre 2001 e 2002. São 15 anos de história omitida.


Início de 2002 encontrei um sobrado em Botafogo. Um segundo andar com área livre, que eu poderia construir como desejava. Assim nasceu o primeiro Templo de Brigith. Localizado no sobrado verde da Rua Conde de Irajá.


Confirma-se, portanto, como sendo em 2002 a apresentação pública formal registrada do Templo de Brigith e do Millennium. Todo o tempo anterior em silêncio levanta suspeita.


Um pouco antes da mudança para o novo Templo de Brigith, dois acontecimentos viriam a marcar minha vida: Eliane começaria a trabalhar com os Espíritos e eu viria a conhecer meu instrutor na ASTRVM ARGENTVM de Aleister Crowley.


A Astrum Argentum acabou em 1911, após brigas internas, então é impossível que ele tenha tido tal encontro. Notadamente, grupos são formados por pessoas que entram em alguma ordem secreta ou que começam a ler e estudar as obras de Aleister Crowley.


O autor, talvez utilizando da “autoridade” que se proclama, ou por consultas pelo Google, cita trechos das cerimônias wiccanas e reproduz algumas fotos, bem como os trechos do Livro das Sombras, igualmente disponíveis na internet.


Ele se apresentou como sendo Millennium O’Reilly e fundou o Templo de Brigith em uma época em que a Bruxaria e a Wicca estouraram como produto de consumo. Não há comprovação das alegações que ele faz, nem tão pouco há qualquer referência a ele nas páginas internacionais.


O blog encerra a postagem em 2016 e seu autor não aparece mais em público, o que traz mais suspeitas.

Nenhum comentário: