segunda-feira, 11 de abril de 2022

As teorias de conspirações

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder

[Teoria de conspiração]
Eu quero uma pra viver

- Ideologia [paródia], Cazuza.

De tempos em tempos eu visito o Thoth 3126, pois de vez em quando tem algo que presta, embora 98% do conteúdo seja delírio produzido por diversas teorias de conspiração.

Vamos a uma definição: "teoria da conspiração — uma explicação dada a acontecimentos que se baseia na premissa de que pessoas que detêm o poder manipulam a sociedade de forma desonesta". [National Geografic]

Vejamos os motivos pelos quais as pessoas cultivam, criam e acreditam em teorias de conspiração: "As pessoas utilizam atalhos cognitivos — regras basicamente inconscientes para tomar decisões de forma mais rápida — para decidir em quem irão acreditar. E aqueles que se sentem com ansiedade ou com uma sensação de desordem, ou ainda que anseiam por explicação cognitiva podem depender ainda mais desses atalhos cognitivos para dar sentido ao mundo, explica Marta Marchlewska, psicóloga social e política que estuda teorias da conspiração na Academia Polonesa de Ciências". [National Geografic]

Temos outros motivos: "Todo mundo gosta de uma teoria da conspiração. Elas são misteriosas, dão a sensação de que algo muito perigoso e muito secreto está acontecendo em todos os lugares. Tira da vida o acaso, substituindo-o por uma trama complexa de acontecimentos programados". [Galileu]

Em uma análise mais generalizante e superficial, as teorias de conspiração estão no terreno da pseudo-ciência e das fake news, que anda de braços dados com o negacionismo e o revisionismo.

Aqui no Brasil, uma sociedade marcantemente conservadora, atrasada, cristã, com pouca ou nenhum planejamento educacional e predomínio do discurso de direita na Mídia [que eu ironicamente chamo de latifúndio midiático], eu creio que eu deva abordar e desmistificar algumas das teorias de conspiração que são difundidas ao público como se fossem verdades.

Eu identifico o "projeto escola sem partido" como produto de uma teoria de conspiração da "doutrinação marxista" ou do "marxismo cultural" nas escolas.

Tem a neurose e a paranoia disseminada no tema "ideologia de gênero", que acompanha a teoria de conspiração da "agenda gay", utilizada contra a luta pelos direitos civis da Comunidade LGBT.

Flutuando nesse imenso imaginário reacionário, tem a "grande substituição", disseminada por grupos de supremacia branca, racistas, xenófobos, geralmente associados tanto à alt-right [direita alternativa] quanto à extrema direita, neonazismo e fascismo.

Tem a teoria de conspiração que envolve o aquecimento global, tem a que afirma a existência de reptilianos entre nós, tem a que afirma a existência de um Governo Global [New World Order], tem a que afirma que conglomerados financeiros [Rotschild] dominam o mundo.

Os discursos dessas teorias são utilizadas de forma variada para explicar ou justificar, sejam ações irracionais quanto preconceitos absurdos como a xenofobia e a homofobia. Evidente que tais teorias servem apenas para a manutenção do privilégio de determinadas pessoas contra a luta legítima das minorias sociais pelo respeito e reconhecimento aos direitos civis.

Nenhum comentário: