terça-feira, 12 de abril de 2022

A corrupção da Regra de Ouro

Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. Certo?

Errado.

O que temos ensinado a nossos filhos, o que aprendi e reaprendi em toda a minha vida, é um dos piores conselhos que existe. O que é pior: é quase universalmente aceito como evangelho (trocadilho intencional).

Antes de eu dizer o que há de errado com isso (e há muito), vamos descobrir de onde vem. Vamos apontar alguns dedos, vamos?

Para a Wikipedia!

A Wikipedia é, sem dúvida uma das coisas mais incríveis inventadas por nossa geração (entre as câmeras de telefones celulares e Neil Patrick Harris), coloca assim :

A Regra de Ouro é sem dúvida a base mais essencial para o conceito moderno de direitos humanos, em que cada indivíduo tem o direito a um tratamento justo e a responsabilidade recíproca de garantir justiça para os outros. Um elemento-chave da Regra de Ouro é que uma pessoa que tenta viver de acordo com essa regra trata todas as pessoas com consideração, não apenas os membros de seu grupo. A Regra de Ouro tem suas raízes em uma ampla gama de culturas mundiais e é um padrão que diferentes culturas usam para resolver conflitos.

Então, nossos amigos mentalmente bem dotados continuam a contribuir que a Regra de Ouro é tão universal quanto respirar. Budistas, cristãos, confucionistas, hindus, judeus, jainistas e muitos outros têm iterações da regra em sua filosofia. Você pode rastreá-lo há milhares de anos até a antiga Babilônia, que, aparentemente, era mais do que apenas um lindo jardim.

A questão é esta: a Regra de Ouro é amplamente difundida. A questão é esta: a Regra de Ouro é tão perigosa quanto difundida. O ponto é este: continue lendo.

Qual é o problema com a Regra de Ouro?
Eu estava jogando futebol e ouvi uma briga. Não tinha nada a ver com futebol (um esporte sem drama), mas estávamos em campo. “Estou chateado por você ter feito aquele comentário sobre a foto [no Facebook]”, ele retrucou. “Eu não sabia que isso te deixaria furioso”, ela respondeu, “Esse tipo de coisa nunca me perturba. Foi uma piada Por que você é tão sensível?”

A corrupção da Regra de Ouro nem mesmo respeita os limites sagrados de um campo de futebol.

Você não pegou? Vamos rever o jogo a jogo.

"Eu não sabia que isso te deixaria louco."

Frequentemente, baseamos nossas suposições na hipótese de como outra pessoa pode se sentir / reagir / etc. em uma determinada situação. E todos nós sabemos o perigo de assumir e aquela expressão boba que eu nunca acerto (isso nos faz alguma coisa?). Alguns podem dizer que é da natureza humana. Está em nosso DNA. Não acho que seja necessariamente o caso. Mas todos podemos concordar, seja qual for a raiz, as suposições podem ser perigosas.

“Esse tipo de coisa nunca me incomoda.”

Outra forma de alimentar nossas suposições é “nos colocar no lugar dos outros” e avaliar (uma palavra que aprendi na 5ª série que significa “fazer as pazes”) como eles reagiriam. Por mais que tente, você não pode se colocar no lugar de outra pessoa. Essa afirmação é a essência do que há de errado com a Regra de Ouro, então vou repetir: você não pode se colocar no lugar de outra pessoa. "Eu não fiz para você o que não gostaria que você fizesse para mim, cara." O “cara” refresca um pouco. Os “até” s estão obsoletos.

“Foi uma piada. Por que você é tão sensível? ”

Ai, sal na ferida. O que ela estava realmente dizendo é: “Cara (fresco, certo?), Eu fiz com você exatamente o que gostaria que você fizesse comigo, mas você ainda está chateado, então claramente há algo errado com você. O que eu fiz foi completamente justificado e reforçado por milhares de iterações da Regra de Ouro que foram socializadas na minha cabeça recursivamente desde o nascimento, cara. ”

A Corrupção da Regra de Ouro

A Regra de Ouro, apesar de ser baseada no que eu suporia (opa!) Eram boas intenções, é fundamentalmente falha. Exige que presumamos o que deixará as pessoas felizes / confortáveis ​​/ pouco espertas, e então ajamos de acordo com essas suposições em um esforço de bondade. Pior, aprendemos e retomamos a Regra de Ouro tantas vezes que internamente justificamos esse comportamento como invencível, apesar de ele falhar constantemente.

Já trabalhou com uma “pessoa difícil”? Eu apostaria (não tenho muito dinheiro, sou pobre) que aquelas “dificuldades” que você enfrentou foram exacerbadas pelo seu [provavelmente] exercício inadvertido da Regra de Ouro. Faça a uma pessoa difícil (= diferente de você) o que você teria feito a você (= o mesmo que você), e você vai acabar com uma dor de cabeça e um som de grito dentro de sua cabeça.

E daí? Vou apenas destruir sua base social de bondade e deixá-lo faminto por uma maneira de fazer as pessoas ao seu redor felizes? Nunca. Vou alimentar vocês, passarinhos (obrigado, Tosh).

Apresentando: a Regra de Platina.

A platina vale cerca de três vezes mais que o ouro (por onça, valor de mercado). Isso é importante para o nome. Tenha isso em mente. A regra da platina é tão simples que vou escrevê-la duas vezes. "Faça aos outros o que eles teriam feito a eles, caras."

Faça aos outros o que eles teriam feito a eles , caras.

(Eu adicionei os "caras" para refrescar o até, mas a própria regra da platina foi cunhada por Milton Bennett nos anos 70).

Há uma resposta comum à apresentação da regra da platina: “Como faço para descobrir como as outras pessoas querem ser tratadas?” Sempre sou questionado em um tom atrevido e sabe-tudo. "Pergunte a eles", eu respondo, em um tom igualmente atrevido.

É simples assim.

Uma grande exceção: acima da Regra Platinum vem a regra “não causar danos”, que, como o próprio nome sugere, significa que antes de fazer a alguém, certifique-se de não fazer mal a ninguém. Essa exceção protege a Regra da Platina contra duas das refutações mais populares, que chamei de " Dilema Kevorkiano " (você não precisa machucar as pessoas, mesmo que elas peçam para você machucá-las) e o " Argumento do Sal de Veruca " ( doce não é uma refeição, e estragar as pessoas pode ser prejudicial e causar cáries).

Original: https://www.itspronouncedmetrosexual.com/2011/12/the-corruption-of-the-golden-rule/
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: