sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Que venha o Ano do Tigre

“Ninguém podia imaginar uma gestão tão ruim, nem que o presidente Bolsonaro pudesse entrar para a história como o pior presidente da história do Brasil”. - Simone Tebet, senadora do Mato Grosso do Sul, pelo MDB.

O Brasil está passando pelo seu pior período. O mandato do presidente fascista genocida teve início em 2019 e terminará em 2022. Para piorar, tem a pandemia do vírus corona que está com mais uma cepa.

Eu pergunto como chegamos a isso. Eu sei que levantar essa questão é um risco, porque o brasileiro é, por definição, conservador e apolítico. O brasileiro médio comum concluiu, no máximo, o segundo ano do colegial, mas tem analfabetismo funcional. Falar sobre história e política é perigoso nessa realidade social.

A análise não é simples, afinal, o Brasil saiu de uma Ditadura Militar para uma suposta democracia sem ter formado qualquer consciência política em seus cidadãos. Nós passamos por dois governos interrompidos, Collor e Dilma, ambos, afastados por uma mobilização orquestrada pela Grande Mídia, embora por razões diversas.

Aconteceram manifestações em 2013 contra o aumento da tarifa de ônibus que serviu como laboratório e ensaio para as manifestações de 2018 dos que aqui são chamados de "patos amarelos", que deram origem aos "bolsominions". Não é estranho ver em terras tupiniquins arremedos e imitações dos grupos de "supremacia branca", de neonazistas [Sara Winter], de fundamentalistas cristãos [iguais à Westboro Baptist Church], de "masculinistas" [defensores dos "direitos dos homens"], de gente que nega o racismo [muitos são negros, como Fernando Holyday e Sérgio Camargo], de gente que defende o neoliberalismo [MBL], de gente que defende o conservadorismo [jornal Gazeta do Povo], grupos que geralmente possuem agendas e ideologias similares.

Olhando algumas notícias na virada do ano, eu notei que 2022 é o Ano do Tigre e encontrei uma notícia, da qual eu cito:

Pela astrologia chinesa, o ano novo começa no dia 01 de fevereiro e será regido pelo Tigre, que simboliza a revolta, a luta pela liberdade e vejam só, pela reconquista de direitos que, porventura foram perdidos em um ano mais conservador como 2021, regido pelo Búfalo. Um ano regido pelo Tigre nos deixa mais voltados para a liberdade e a justiça.

É claro que com Mercúrio regendo este mesmo ano, podemos esperar por um ano de intensa comunicação, de gritos de liberdade e independência distribuídos pelo planeta. Os conservadores podem começar a ficar preocupados, pois o Tigre chega para abrir espaços para que novos comportamentos e valores possam entrar.

[https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/astrologia/como-sera-2022-segundo-a-astrologia-chinesa,9b2baea9f18900f082c5f3c377682befvo8vn91p.html]

Por pura curiosidade, eu fui ver qual ano foi 2019 e o resultado é o Ano do Porco. Por associação, o porco é um símbolo associado ao Capitalismo, então não é mera coincidência que teve agravamento da carestia, da fome, da miséria e da pobreza. Esse foi o ano em que a "flexibilização trabalhista" demonstrou ser ineficiente e ineficaz, foi prejudicial ao trabalhador e só favoreceu ao patrão.

Eu adianto ao eventual e dileto leitor que 2022 será um ano tão conturbado e conflitante quanto foi 2018. Eu tenho certeza de que os "patos amarelos" voltarão. Eu tenho certeza de que os "bolsominions" vão aparecer para tumultuar, serão similares aos Camisas Negras do Fascismo. Eu tenho certeza de que veremos muitas fake news sendo disseminadas pelo WhatsApp e redes sociais.

A Grande Mídia está tentando vender o seu candidato, quando não tentam vender o conceito de "terceira via", mas eu sei que é apenas manobra para manterem os privilégios da elite. Só lembrando que foi essa mesma Grande Mídia quem nos vendeu Collor e Bolsonaro. Foi essa mesma Grande Mídia quem, por interesses políticos e econômicos,  orquestrou o impeachment de Dilma, usou o mandato tampão de Temer para empurrar a reforma trabalhista, fomentou a Farsa a Jato que afastou Lula da presidência e praticamente pavimentou a ascensão do presidente genocida fascista.

Em diversas ocasiões eu disse que os Meios de Comunicação de Massa são dominados por uma oligarquia, no que eu cunhei o conceito de que a Grande Mídia é um latifúndio dominado por algumas famílias, alinhadas e pertencentes à elite dominante.

Não será facil nem simples, mas o brasileiro tem que dar um de Rock Balboa e lutar, como um tigre, por um país melhor para tod@s.

Nenhum comentário: