terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Os Deuses me levaram a Romuva

Os próprios deuses me trouxeram a Romuva - não é uma decisão consciente, é antes uma cadeia de circunstâncias, o que mostra que nenhum outro caminho era possível para mim. Então descobri a comunidade Romuva mais tarde do que meus próprios deuses.

Quando ainda estava na escola primária, ouvi do professor que os lituanos costumavam acreditar em outros deuses. Essa única frase moveu uma pequena faísca em minha alma e deu início a minha longa jornada para Romuvon. Comecei a me perguntar, o que aconteceu que agora outra religião prevalece na Lituânia? Para onde foram os deuses antigos? Como eram eles? Por que a Lituânia era mais forte naquela época do que agora? Essas perguntas levaram ao valor da pesquisa, da leitura, do interesse. Eu ataquei a velha fé branca como se estivesse no mar e não posso sair.

Jonas Trinkūnas uma vez me disse que ele tem estudado a fé báltica durante toda a sua vida e ainda não sabe metade do que encontrar e saber. Essas palavras estavam profundamente arraigadas no coração - afinal, foram ditas por um homem idoso que havia seguido o caminho da fé dos Brancos durante toda a sua vida. Então, o que eu sei? Comecei a ler, fiquei ainda mais interessado e fiz questão de saber muito, mas não tudo. A fé báltica é um tesouro inesgotável de sabedoria.

Por muito tempo, pratiquei a velha fé do Báltico sozinho, realizando ritos como eu entendia. Mas com o tempo, comecei a sentir falta de pessoas com ideias semelhantes. Foi assim que cheguei à minha primeira celebração - Jore Kulionys. Já durante a primeira festa fiz um juramento e me consagrei aos romanos. Eu tinha apenas 14 anos na época. Os acampamentos de Romuva, as celebrações (não perdi nenhum naquela época), os ensaios do "Kūlgrinda" tornaram-se uma parte normal da vida, e não vou mentir quando digo isso o mais importante.

Porém, o caminho mais importante de Romuvon para mim foi o espiritual que me conduziu a Deus. Nenhuma cultura, nenhuma música folclórica, nenhuma história ou amor pelo meu país me trouxeram a Romuva. Posso dizer com firmeza que foram os próprios deuses. Muitos acontecimentos ocorreram na minha vida, quando nos momentos mais difíceis da minha vida, apenas me afogando nas catástrofes do mar, estendendo a mão e gritando "salvem", recebi a ajuda dos Deuses. Certa vez, fiquei muito doente e, enquanto vagava, vi um avô de Deus que havia comido meu pão e me curado. Na próxima vez que encontrei minha avó no cemitério e percebi que a estava vendo pela última vez. Poucos meses depois, ela morreu e, durante o funeral no cemitério, conheci acidentalmente meu parente daquele ramo da família que se separou da minha. Eu poderia contar muitas histórias sobre Deuses andando entre as pessoas. Eles estão aqui e agora.

Vaidilė Miglė Valaitienė.

Original: https://romuva.lt/dievai-vede-mane-i-romuva/

Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: