Segundo a publicação da prefeitura feita no dia 1º de abril, “os bares, conveniências, mercados, restaurantes e similares localizados nas ruas especificadas a seguir, nos períodos de 20h00 às 21h30 do dia 05 de abril, e de 16h00 às 17h30 do dia 06 de abril do corrente ano, durante a Procissão do Nosso Senhor dos Passos, ficam sujeitos” ao fechamento integral e outras medidas similares.
A medida vale para os estabelecimentos localizados em sete ruas diferentes da região central. Todas as vias são próximas à Avenida Hercílio Luz, que também foi incluída no decreto.
O evento organizado em protesto ao decreto da prefeitura é promovido pelo Vodu Bar, que fica na Rua Victor Meirelles, uma das vias atingidas pela determinação de suspensão temporárias das atividades durante a procissão. Em anúncio divulgado nas redes sociais, o estabelecimento diz que “além de ferir a Constituição, essa medida cria concorrência desleal entre empresas e ataca diretamente a liberdade de expressão e de existência dos espaços que celebram a diversidade”.
Por conta disso, os donos resolveram fazer a festa que está marcada para começar às 21h30min deste sábado, justamente logo após o horário final estabelecido para o fechamento dos bares durante a cerimônia religiosa.
No decreto publicado no dia 1º, a prefeitura apontou três justificativas principais: 1 – “Considerando que a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n. 2.504 de 2006, e tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN desde setembro de 2018”; 2 – “Considerando que a tradição de carregar a imagem do Senhor é marcada pela participação de fiéis que percorrem as ruas da cidade em um ato de fé e devoção”; e 3 – “Considerando o momento de festividade nos dias 05 e 06 de abril e a necessidade de garantir o sucesso, respeito a religiosidade, bem como a segurança da procissão”.
Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/anderson-silva/bar-de-florianopolis-faz-festa-pelo-estado-laico-apos-decreto-da-prefeitura
Nota: o Brasil, dito país laico, ainda tem em seu calendário diversas festas religiosas, ligados ao Catolicismo. Aqui eu começo a campanha para que todos os bares façam mais festivais como esse. Dionísio/Baco agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário