segunda-feira, 22 de abril de 2024

Fora de sintonia

Depois de alguns dias que eu apreciei no YouTube (eu não estou ganhando um centavo com isso) as músicas do The Jesus and Mary Chain (Glascow Eyes) a revista Fórum pública um texto de Francisco Fernandes Ladeira.

O título, por si mesmo, gera controvérsia e polêmica.

"O rock é de direita?"

Opiniões conflitantes, algumas evidências.

O rock surgiu do blues, música feita por afro-americanos. Os verdadeiros reis do rock são Chuck Berry e Little Richard.
Elvis foi (auto)proclamado como rei do rock como parte do merchandising. Sim, meninos, o rock é um produto cultural que surgiu e cresceu dentro do capitalismo, então o sistema apenas assimilou e promoveu (promove) o rock como um tipo de válvula de escape. As boy/girls band estão aí para comprovar meu vaticínio.

Francisco comete um erro primário ao definir que o anarquismo não é de esquerda.

Então os integrantes de bandas de rock faziam música não por convicções, mas para ganhar dinheiro.
Sim, roqueiros são, na melhor das hipóteses (geralmente), filhos de pequenos burgueses. Quando surgem, geralmente na adolescência ou início da fase adulta, seguem a cartilha. Rock tem como público alvo adolescentes, então é necessário parecer que se está contestando o sistema.
Mas a idade vem, os roqueiros envelhecem. Pega mal um quarentão fazer música de contestação. Ganharam muito dinheiro, então vão fazer de tudo para manter seus privilégios sociais.

O público também cresceu e envelheceu. Pode-se dizer que é corporativismo ou saudosismo. Talvez seja influência das redes sociais ou da falta de educação. O público está tendendo cada vez mais à direita. Casamento perfeito. Os roqueiros que antes falavam em questões sociais agora não receiam defender a direita, seja a extrema ou a alternativa. Tudo farinha do mesmo saco. Que vive do rancor dessas mesma classe média, pequeno burguesa que produz rock.

Poucas, raras, são as exceções. Existem, graças aos Deuses.

Nenhum comentário: