sábado, 17 de abril de 2021

O oráculo de Hécate

O neoplatonista Porfírio de Tiro (c. 234 DC - c. 305 DC) consultou certa vez um oráculo de Hécate a respeito de Jesus. Aqui segue o texto deste oráculo, bem como a interpretação de Porfírio conforme aparecia na "Filosofia dos Oráculos", que agora está perdida, depois de Teodósio II ter mandado queimar todas as obras de Porfírio em 435 e 448 DC.

Ora o oráculo, tal como aparece na obra de S. Agostinho «A Cidade de Deus», diz o seguinte - a quem perguntou se Cristo era um Deus, a Deusa Hécate respondeu: 
“Conheces a condição da alma imortal desencarnada e que, se for separada da sabedoria, erra sempre. A alma a que te referes é a de um homem muito piedoso; eles [os cristãos] adoram-na porque não percebem a verdade.”

A esta assim chamada resposta oracular, Porfírio acrescenta as seguintes palavras de sua autoria: "Deste homem muito piedoso, então, Hécate disse que a alma, como as almas de outros homens bons, foi após a morte dotada de imortalidade, e que os cristãos, por ignorância, adoram-na. E para aqueles que perguntam porque foi ele condenado à morte, o oráculo da Deusa respondeu: “O corpo, de facto, está sempre exposto a tormentos, mas as almas dos piedosos habitam no céu. E a alma sobre a qual perguntas tem sido a causa fatal de erro para outras almas que não estavam destinadas a receber os dons dos Deuses e ter o conhecimento do imortal Zeus. Essas almas são, portanto, odiadas pelos Deuses; pois aqueles que estavam fadados a não receber os dons dos Deuses e a não conhecer Deus, estavam fadados a envolver-se em erro por meio daquele de quem falas. Ele mesmo, entretanto, era bom, e o céu foi aberto para ele como para outros homens bons. Não deves, então, falar mal dele, mas ter pena da loucura dos homens: e por meio dele o perigo para os homens é iminente."

Citado pelo Caturo [http://gladio.blogspot.com/2021/04/um-oraculo-pagao-sobre-o-judeu-morto.html]
Original: https://saint-of-the-pit.tumblr.com/post/163124670140/the-neoplatonist-porphyry-of-tyre-c-ad-234-c

Nenhum comentário: