terça-feira, 6 de abril de 2021

A história por detrás de um filme

Eu assisti ao filme intitulado "Silenciadas". Eis a sinopse do filme:

"O drama gira em torno de cinco amigas que foram presas por uma autoridade que caçava e queimava todas as jovens e mulheres que eles acreditassem ser bruxas. Para escapar da morte, as garotas são obrigadas a realizar o ritual Sabbath, o qual supostamente elas podiam conversar e se relacionarem sexualmente com o diabo.

Baseado no livro A Feiticeira, da autora Jules Michelet, o longa-metragem é liderado por Amaia Aberasturi, Yune Nogueiras, Garazi Urkola, Irati Saez de Urabain e Jone Laspiur, como as cinco jovens presas no pequeno condado espanhol, e o ator veterano Alex Brendemühl".

O filme é baseado em um fato histórico, vejamos:

"Embora Silenciadas seja contada a partir de uma perspectiva espanhola, a história real a qual o filme se baseou aconteceu na França, no ano de 1609. O inquisidor Rostegui, interpretado por Alex Brendemühl, é inspirado no juiz francês Pierre de Rosteguy de Lancre, cujas ações tornaram a província de Labourd em um verdadeiro palco para o massacre de centenas de mulheres.

Um ano antes de Pierre de Lancre executar o assassinato em massa, ele tinha sido contratado pelo rei Henrique IV para investigar as práticas de feitiçaria nos territórios bascos da França. A operação começou após uma denúncia de um grupo seleto de pessoas e, eventualmente, as autoridades francesas buscaram a ajuda do juiz da área e encontraram Pierre.

A compatibilidade entre o governo e o francês e Pierre de Lancre se tornou fundamental para a execução dos massacres, pois o inquisidor acreditava que os habitantes bascos eram "ignorantes, supersticiosos, orgulhosos e irreligiosos''. Na série de três livros que De Lancre publicou entre os anos 1617 e 1622, ele detalhou negativamente o que ele acreditava ser o ritual Sabbath das bruxas, a licantropia e as relações sexuais que as feiticeiras supostamente tinham com o diabo".

Fonte: http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-158001/

A parte boa do filme é a trilha sonora, com músicas cantadas em basco e com instrumentos tradicionais da cultura basca.

Essa é apenas uma parte de uma história maior, o Santo Ofício, a Inquisição, um massacre cometido tanto por autoridades clericais quanto seculares. Milhares de pessoas foram perseguidas, presas, torturadas e mortas.

Nenhum comentário: