terça-feira, 4 de agosto de 2015

Jubileu

Na data de hoje eu completo meu jubileu. Cinquenta anos de caminhada, momentos bons e ruins, minhas ações e palavras, cada evento e decisão contribuíram para eu chegar aonde eu cheguei. De coisa alguma me arrependo, assim como não guardo rancor ou mágoa. Não existe coincidência, tudo tem um propósito.
Caso a Fortuna e o Destino forem favoráveis a mim, eu irei ficar por aqui mais 40 anos. Eu paguei todas minhas contas, eu paguei até pelos pecados de outros. Eu não devo coisa alguma a quem quer que seja e ninguém me deve coisa alguma.
As pessoas que eu amei, as pessoas que me ajudaram, eu os verei de novo em um lugar melhor. Aos demais, tanto faz, eu não lembrarei.
Agora eu me concentrarei naquilo que é essencial. Agora eu me concentrarei em viver minha vida. Agora eu me concentrarei em cuidar de meu caminho. Eu estou farto de ser eu. Quem estiver interessado, eu passo o ponto.
Eu ainda não sei qual será o futuro deste blog. O que eu posso fazer é pedir aos meus caros, diletos e eventuais leitores que reflitam. Como você se vê aos cinquenta anos? Como você vê como será o futuro cinquenta anos depois?
Eu lhes garanto algo. Daqui a cem anos nada disso terá a menor importância.
Daqui a cem anos seu cargo, sua riqueza, seu poder, sua influência, será pó, como seu corpo. Toda sua arrogância, sua petulância, sua prepotência serão lembrados com ironia e sarcasmo pelas gerações posteriores.
Coloque e pese todas suas realizações, todos os livros que você leu, todos os cursos e objetivos realizados. Daqui a cem anos serão pó.
Atualmente convivemos com a internet, uma ferramenta que perpetua por muito mais tempo a marca de nossa passagem por este mundo. Imagine seus textos daqui a cem anos. As imagens e comentários. Suas campanhas, suas lutas, suas militâncias. Daqui a cem anos serão tão razoáveis quanto um escravagista defendendo a escravidão parece razoável para nossa época.
Imaginem como os alemães devem se sentir em nossa época quando pensam no Terceiro Reich. Imaginem como seus netos irão pensar de nós daqui a cem anos quando souberem que defendemos as Ditaduras Fascistas, o Capitalismo, a Desigualdade Social, a Segregação Social. Imaginem como se sentirão nossos netos quando tentarem entender por que ainda vivemos com tanto preconceito, intolerância, violência, ódio. Imaginem toda nossa geração sendo julgada em uma enorme Comissão da Verdade.
Eu tive a felicidade de perceber que isto estava me consumindo. Eu tive a felicidade de perceber que isto não levava a lugar algum, não realizava coisa alguma. Eu tive a felicidade e a coragem de enfrentar esse problema. o problema sou eu. Eu escolho como quero viver. Eu devo ser responsável por minha vida, por minha cidade, pelo meu Estado, pelo meu País.
Basta de Salvadores da Pátria, basta de soluções milagrosas, basta de gurus. Nossas vidas apenas irão melhorar quando começarmos a praticar aquilo que acreditamos. Ações fazem a diferença, não as palavras. Muitos e melhores disseram tudo que precisávamos e nada mudou.
Então agora tudo está em suas mãos. Faça. Aconteça. Seja. Talvez nos vejamos novamente daqui a cem anos.

Nenhum comentário: