terça-feira, 1 de abril de 2014

Os caçadores de sonhos da Córsega

Autora: Dorothy Carrington
Parte 1: Os corsos e os Mortos
A tradição do povo corso está principalmente relacionada com a morte. A atitude dos corsos para os mortos é ambivalente, como você pode ler mais tarde. No entanto, eles não são um povo particularmente melancólico. Eles sabem como se divertir com um entusiasmo indisfarçável em ocasiões apropriadas: casamentos da família e festas de batizado, festas locais, o carnaval. A celebração de uma eleição bem sucedida é feita com explosões de arma de fogo, fogos de artifício e música. Mas os corsos herdaram uma religião de veneração dos mortos, a dos construtores megalíticos, que sobrepôs uma seita insular anterior do mesmo caráter; uma que talvez fosse natural para um povo que dão tão grande valor à vida humana.
A arqueologia tem mostrado que os dólmens e outros tipos de sepulcros megalíticos foram projetados para o enterro coletivo. Na Córsega, as estátuas-menires são explícitas. Dificilmente se pode duvidar de que eles comemorar chefes falecidos, guerreiros e heróis.
O culto megalítico dos mortos persistiu no inconsciente coletivo do povo corso, crenças determinam atitude e costumes. Os ritos fúnebres não cristãos, o voceru (canção em homenagem ao falecido), o caracolu (dança ritual), a prática de sepultamento coletivo na arca (local de sepultamento debaixo do altar), os túmulos familiares mais elaborados, a atenção dada aos mortos no Dia de Finados, a própria vendetta, que decretou que o assassinato deve vingar o assassinato e apaziguar o espírito do homem assassinado, todos esses costumes, bem como várias crenças populares certamente deve remontar à crença da Era Megalítica, sobreviveu ao longo dos séculos, juntamente com o cristianismo, às vezes entrelaçando com ele, às vezes, sufocando, mas nunca extirpada até hoje.
Na véspera do Dia de Finados os mortos são pensados para voltar para suas casas. Cada família toca o sino da igreja para convocar seus espíritos. Os fogos nas casas ficam acesos e as portas abertas, para acolher os mortos. O alimento pode ser colocado para fora para eles na mesa de jantar, ou na borda externa de um parapeito da janela. É o costume de compartilhar essas bebidas com parentes e vizinhos que, por consumi-los, são imaginados para dar prazer aos mortos.
Na Córsega os mortos reinam, ditando ações e atitudes.
Venerados, eles também são temidos. Se seus túmulos são negligenciados, e nenhuma comida ou água está preparada para eles na noite de seu retorno, se os seus conselhos morte foi deixado sem vingança, eles podem causar a sua própria vingança, levando os vivos com eles.
Os mortos, se tratada com o devido respeito, pode ser invocado para orientação. Na Idade Média, e até mesmo posteriores assembleias de aldeia e tribunais foram realizadas em um cemitério, conhecido como o Arringo, com os participantes agrupados em volta de uma laje de pedra, o petra d'Arringo, colocada sobre o túmulo. Os mortos eram confiáveis para inspirar decisões sábias.
Uma morte em uma casa na Córsega era até recentemente a ocasião de cerimônias tradicionais espetaculares que deviam pouco ao cristianismo. A família reunida em volta do cadáver, que foi colocado sobre a mesa de jantar. Janelas, persianas e portas estavam fechadas, o quarto estava iluminado apenas por uma única vela, às vezes, a casa foi pintada de preto. As mulheres gritavam e choravam e arrancavam os cabelos, arranhou o rosto com as unhas, de modo que algumas delas permaneceram desfiguradas para a vida. As viúvas esperavam, assim, apaziguar os espíritos de seus maridos mortos.
O clímax dessas metáforas é "você era meu irmão", pois para um corso o laço de sangue é o vínculo mais sagrado. Passou de boca em boca e de orelha em orelha, essas músicas foram publicados em intervalos desde a última parte do século 19.
O voceru era muitas vezes uma intimação para vingança, em que qualquer pretensão de submissão cristã foi impedida. As palavras da voceratrice eram calculadas para agitar os instintos sanguinários dos homens reunidos no fundo, batendo no chão com as extremidades de suas armas.
Havia até mesmo uma dança ritual, o caracolu, em que os enlutados ligado mãos e brincam volta do cadáver. Esta dança, bem como a voceru foram condenadas pelo clero.  O caracolu parece ter sido um movimento circular de origem pré-cristã projetada para restaurar a harmonia natural quebrado pela morte, como é a procissão conhecida como a granitula.
O manghjaria, o enorme banquete funeral tradicional ocorre após um enterro na casa do falecido.  Todos os familiares estão presentes, muitas pessoas foram convidadas, muitos sacerdotes foram incluídos entre os convidados. Estas refeições enormes foram projetadas não tanto para alimentar os convidados como para honrar os mortos.
O costume do banquete aparentemente remonta a tempos pré-históricos.  O arqueólogo François de Lanfranchi detectou vestígios de uma festa funeral em um cemitério da Idade do Ferro na Alta Rocca.

Nenhum comentário: