A liberiana Leymah Gbowee, uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011, disse nesta sexta-feira (7) em Nova York que as mulheres não devem esperar salvadores e precisam ser "seu próprio Mandela e seu próprio Gandhi", em referência à luta destes grandes pacifistas.
"Não esperem por (Nelson) Mandela, não esperem por (Mahatma) Gandhi, não esperem por (Martin Luther) King. Vocês têm que ser seu próprio Mandela, vocês têm que ser seu próprio Gandhi, vocês têm que ser seu próprio King", disse Gbowee em Nova York.
"Vocês conhecem suas questões, vocês conhecem suas preocupações, vocês conhecem suas prioridades e são as melhores porque conhecem as soluções para seus problemas", acrescentou.
Leymah Gbowee nesta sexta-feira (7) em Nova York (Foto: AP)
A militante pacifista que contribuiu para acabar com as guerras civis que devastaram seu país até 2003 -inclusive organizando uma "greve de sexo" em 2002- não ocultou a grande surpresa pelo prêmio recebido nesta sexta-feira.
"É um dia impressionante. Estou feliz porque finalmente a luta das mulheres desfavorecidas afetadas de forma negativa por conflitos veio à tona. Para mim, essa é a beleza desse prêmio", continuou.
Fonte: G1 Mundo [grifo por conta do Fauno]
Nenhum comentário:
Postar um comentário