domingo, 12 de janeiro de 2025

Sua realidade é uma projeção


Está disponível na Netflix o anime (?) Pantheon. Uma animação com cenas perturbadoras, como a de um homem que tem seu cérebro digitalizado.

Isso parece uma viagem na maionese esotérica, mas o episódio 3 mostra o sujeito, que teve seu cérebro digitalizado, “vivendo” em um loop de realidade.

A mensagem sugerida é a de que nós (nossa mente ou consciência) cria a realidade.
Não é tão simples assim. Nem vou lembrar que existe uma teoria científica (?) que afirma que vivemos em um holograma.

Seria necessário que um indivíduo tivesse plena consciência de que sua existência carnal é uma projeção. Seria necessário que esse indivíduo percebesse que sua consciência existe além do corpo ou do cérebro. Seria necessário ter essa apreensão de que não existe separação entre “ele”/”ela” e os “outros” ou mesmo os “objetos”.

Seria necessário que esse indivíduo pudesse operar como uma consciência coletiva, não individual, o tal do Eu Superior.

As experiências com a inteligência artificial pode estar dando um caminho para essa alteração de consciência.

Mas o que estamos assistindo como sendo essa realidade formatada por essa consciência coletiva? A volta do fascismo. O lucro através de guerras sem sentido. Genocídio. Racismo. Xenofobia. Homofobia. Transfobia. Extrema direita. Supremacia branca. Conservadorismo. Fundamentalismo cristão. Repressão e opressão sexual aumentando. Os direitos sexuais e reprodutivos encontrando resistência e atrasos medievais. Obscurantismo e negacionismo sobre a existência de pessoas intersexuais. Ainda falamos de medidas de emergência contra a crise climática para daqui a cinquenta anos, algo que deveria estar sendo posto em prática cinquenta anos atrás.

Se essa é a realidade que “nós” estamos projetando, “nós” precisamos urgentemente de reprogramação.

Nenhum comentário: