quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Ginástica mental

Em 2016, no Rio de Janeiro, um grupo de pessoas evangélicas da comunidade LGBTQIAPNB+ e alguns aliados testemunharam um marco histórico: o I Encontro Nacional do Evangélicxs Pela Diversidade, um movimento que celebra a pluralidade sexual sem as amarras do fundamentalismo e que se organiza como coletivo para enfrentar o preconceito e a discriminação por parte de muitos que se dizem cristãos. Agora, em 2024, a chama da fé da afirmação e celebração se reacende em São Paulo!

No próximo sábado, dia 02 de Novembro, a Igreja da Vila, que fica na Vila Mariana, em São Paulo, abrirá suas portas para acolher a segunda edição deste encontro que tem como objetivo trazer sérias reflexões sobre a igreja cristã no Brasil e os diversos temas ligados à realidade da comunidade LGBTQIAPNB+. Será um dia inteiro de celebração, aprendizado e debates, com palestrantes de diversas frentes e igrejas, sem medo de enfrentar esse tema que, para alguns, ainda gera tanto preconceito e desconhecimento.

A Fórum conversou com um dos organizadores do encontro, o reverendo Bob Luiz Botelho, que é ativista LGBTQIAPNB+ e membro da UN Religion Fellow, da ONU. Bob diz que as expectativas para o evento são enormes, pois “teremos 32 cidades representadas, gente vindo de todas as 5 regiões do Brasil pra participarem desse Encontro Nacional. Receberemos o Deputado Guilherme Cortez, a Deputada Patricia Gama e outras pessoas importantes do campo político pra debates corajosos. Desde a pandemia o Evangélicxs não fez nada presencial e agora a gente tá podendo oportunizar abraços que estão esperando anos pra acontecer.”

O II Encontro Nacional do Evangelicxs promete ser um espaço seguro, de compartilhamento de experiências, fortalecimento de laços e construção pontes de diálogo dentro da comunidade evangélica. “Vamos realizar a ordenação de dois pastores com anuência de 5 denominações e mais 12 igrejas locais e isso é histórico porque nós estamos felizes em poder dizer que pessoas LGBTI+ não só estão aptas a participar da vida da igreja, mas também somos capacitados e temos o direito de servir com nossos dons e ministérios”, conclui Bob Luiz.

A programação será intensa, da manhã até à noite e contará com palestras, debates, workshops, momentos de espiritualidade e muita música, tudo isso num ambiente de inspiração e celebração pela diversidade sexual como um dom de Deus, segundo os organizadores.

O evento acontece das 8h (credenciamento e recepção) até às 22 horas deste sábado (2). A igreja da Vila fica na Rua Francisco Cruz, 43, na Vila Mariana em São Paulo.

Fonte: https://revistaforum.com.br/lgbt/2024/11/1/evangelicos-celebram-diversidade-sexual-em-encontro-nacional-em-sp-168585.html

Nota: deve ser de conhecimento público que os evangélicos tem rejeição à comunidade LGBT. Estes são evangélicos e LGBT. Quantos são, percentualmente, em relação ao público total? Pois nada fazem e nada falam quando um picareta pastor faz um discurso de ódio disfarçado de pregação.

Nenhum comentário: