terça-feira, 13 de agosto de 2024

Um cético encontra o além

O que acontece quando morremos? É o fim das luzes, o fim do jogo? Ou há mais, algo sugerido por aqueles que tiveram uma experiência de quase morte (EQM) e parecem ter um vislumbre de uma vida após a morte? Essas são algumas das perguntas que Sebastian Junger aborda em seu novo livro My Time of Dying: How I Came Face-to-Face with the Idea of an Afterlife.

Você pode conhecer Junger como o autor de vários livros, incluindo The Perfect Storm e Tribe , e como o produtor do premiado documentário de guerra Restrepo . O que você também deve saber é que ele é um ateu convicto. De meia-idade, mas ainda forte, um dia uma doença repentina quase literalmente para Junger morto em seu caminho.

A história é assim: Ele tinha 58 anos e, além de um pequeno problema estomacal que ele decidiu ignorar, parecia estar com boa saúde . Então, enquanto caminhava na floresta com sua esposa na zona rural de Massachusetts, ele sofreu uma "ruptura da artéria pancreática". Com a ajuda de sua esposa, ele cambaleou para casa. Uma ambulância foi chamada. Quando ele chegou ao hospital, suas chances de sobrevivência eram de menos de vinte por cento.

Enquanto ele estava atordoado em uma maca de hospital, médicos trabalhando para estancar seu sangramento interno, ele percebeu algo em seu lado esquerdo. Um poço negro. Ele se sentiu sendo puxado em direção ao poço, um lugar de escuridão infinita. Ele se perguntou "é isso?" e se a morte era agora inevitável. Ele então chegou a uma conclusão curiosa. Em suas palavras:

Tomei consciência de outra coisa: meu pai. Ele estava morto há oito anos, mas lá estava ele, não tanto flutuando, mas simplesmente existindo acima de mim e ligeiramente à minha esquerda. Meu pai exalava segurança e parecia estar me convidando para ir com ele. "Está tudo bem, não há nada a temer", ele parecia estar dizendo. "Não lute contra isso. Eu vou cuidar de você."

Junger mais tarde lembrou que, pouco antes desse evento, ele havia dito ao médico: "Apresse-se, você está me perdendo. Estou indo agora mesmo." Nesse ponto, ele viu seu pai. Ele estava consciente o suficiente para falar e, ao mesmo tempo, seu falecido pai estava lá com ele. Ele estava "de alguma forma me pedindo para parar de lutar e ir com ele." Ele poderia desistir da luta e ir com seu pai para a escuridão.

A EQM (Experiência de Quase Morte) de Junger não é única

Por mais estranha que sua história possa parecer, a história de Junger sobre ver um parente morto que estava prestes a levá-lo para a vida após a morte não é única. É um fenômeno comum, como andar por um túnel bem iluminado, daqueles que se aproximaram da porta da morte apenas para encontrá-la fechada. Isso acontece há séculos em diferentes culturas e religiões. Ele cita vários estudos e anedotas, incluindo:

Um estudo holandês com 344 pessoas que sobreviveram a uma parada cardíaca descobriu que até 18% tinham memórias de “encontrar entes queridos falecidos, ser conduzido por um túnel de luz e existir fora de seus corpos”.
Uma neurobióloga que teve uma EQM relata: “Perdi tudo. Perdi meu corpo, o mundo, o ego . Havia apenas luz brilhante, êxtase.” Ela saiu com a sensação de que não havia fronteira entre ela e os outros — ela é parte de tudo, e tudo é parte dela.
Uma amiga de Junger, na casa dos setenta, sofreu uma colisão frontal e uma parada cardíaca. Ela se lembra de correr por um campo de flores lindas e então "correr em direção a dois amigos mortos há muito tempo, nos quais eu não pensava há anos". Ela estava cheia de amor e alegria, mas, pouco antes de alcançá-los, sentiu-se "puxada" de volta para seu corpo.

Junger previu sua possível morte?

Aqui está outra parte estranha da história. Duas noites antes do incidente na floresta que o levaria à beira da morte, Sebastian Junger teve um sonho . Era como se ele tivesse visto o futuro. Ele estava flutuando no ar e sua esposa e filhos estavam abaixo dele, mas fora de seu alcance. Em suas palavras, ele sentiu como se "eu estivesse indo para um vazio infinito que aparentemente agora me possuía e nunca me deixaria retornar". Ele estava flutuando acima de sua família sem nenhuma maneira de se comunicar com eles.

Junger teve um vislumbre de um futuro possível, um que não aconteceu? O autor traz à tona a teoria dos “ muitos mundos ”, um conceito que bizarramente tem uma base na ciência real. Como Junger explica, a teoria postula que “a cada momento, todas as possibilidades em nossas vidas são seguidas, e uma multiplicidade quase infinita de universos se estende a partir daí”. Em um mundo, Junger não sobreviveu à sua artéria rompida, e teve um vislumbre dessa realidade potencial. Mas no único mundo que ele conhece, ele foi abençoadamente devolvido à sua família e ao mundo dos vivos.

Junger se vê com mais perguntas do que respostas

O evento não mudou sua visão de Deus, embora sua mente esteja mais aberta agora. Pode não ter nada a ver com Deus, mas ele passou a acreditar que há um mundo que existe além daquele que agora habitamos. Isso o deixa com muitas perguntas, incluindo estas:

Considerando que nossa existência na Terra é quase infinitamente improvável, e se houvesse algum tipo de existência pós-morte?
Por que os moribundos — e somente os moribundos — continuam vendo os mortos em seus últimos dias e horas?
E se os mortos não tivessem desaparecido completamente ou pelo menos não estivessem presos às regras de tempo e espaço como os conhecemos?
E se os grandes mistérios, de espíritos e fantasmas a coincidências e telepatia, tivessem uma explicação racional?
O que você acha? A consciência continua após a morte de nossos corpos? Qual é o mundo estranho em que entramos após a morte e é semelhante ao que algumas pessoas chamam de céu ?

Fonte, citado parcialmente: https://www.patheos.com/blogs/wakeupcall/2024/08/near-death-experience-a-skeptic-encounters-the-afterlife/

Nota: eu estive morto, tecnicamente falando. Quando eu me afoguei, eu fiquei completamente inconsciente. Eu não vi parentes mortos nem um túnel de luz.

Nenhum comentário: