domingo, 14 de maio de 2023

Nelson Rodrigues estava certo


Eu fiz aqui uma homenagem para a Amy Winehouse. Eu não fiz uma homenagem para o Raul Seixas. Um iluminado declarou que Elvis não era rei. O rock é rebeldia, não tem lugar nem para reis, nem rainhas.
Minha digníssima esposa diz, com propriedade, que toda pessoa quando morre vira santo, ou santa. Ainda assim, ela não era minha favoRita.
Ela foi lançada ao estrelato graças ao Arnaldo Baptista, a verdadeira mente compositora dos Mutantes, uma pálida imitação do Pink Floyd.
Seu primeiro hit, "ovelha negra" é uma pobre simulação das músicas de Bob Dylan. As outras músicas são o sumo do pop, pastoso, alienado e sem personalidade. Ela é, no máximo, a Nara Leão do rock brasileiro.
E tem gente muito melhor no rock brasileiro. Então os epítetos que lhe são atribuídos apenas me irRita.
Morreu, como todo ser humano. E vão falar do destino dessa alma.
Foi por esse tema que eu li o livro de Platão, Fédon. Tudo que achamos que sabemos de Sócrates vem dele e ele cometeu indução. Ele parte do resultado esperado e tenta encaixar os argumentos. Deve soar chocante e heresia, mas Platão é um sofista.
Aqui, no Brasil, pensar por conta própria é raridade e eu descobri que eu sou um filósofo. Pena que, nessa era de internet, os filósofos caíram vítimas desse meio de comunicação e se tornaram Youtubers, meros influenciadores digitais, confirmando minha constatação de que a popularização/massificação é uma maldição. Então os filósofos celebridades tentam popularizar a filosofia e acabam se restringindo a repetir frases prontas, auto-ajuda, que é o kitsch da filosofia.
Então nós temos Karnal, Cortella, Pondé e Ghiraldelli. Que, a despeito de todos os títulos e diplomas que diz ter, fez uma péssima definição do filósofo. Citando:
"Milagre é o que é admirável. O latim miraculum nos dá bem essa ideia. Estamos diante de algo que provoca espanto. É interessante notar que filósofos como Platão e Aristóteles se referiram à filosofia como a disposição para o espanto, o admirável. Quem não admira, quem não sabe viver em função do milagre, sabe pouco da filosofia."
O oráculo virtual (Google) encontra uma definição melhor. Citando:
"(O filósofo) procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico."
Nelson Rodrigues estava certo. A unanimidade é burra. Uma ovelha, independente da cor de sua lã, ainda é ovelha e gosta de viver em rebanho.
Eu, leonino, pagão moderno, herege, anarquista, autêntico e original, prefiro viver na alcatéia.

Nenhum comentário: