quarta-feira, 3 de maio de 2023

Google é o Grande Irmão

Ou me engana que eu gosto.

George Orwell escreveu duas obras que até hoje são mal interpretadas. O livro "A Revolução dos Bichos" e o livro "1984" são usados, paradoxalmente, pelos conservadores, direitistas, reacionários e fascistas.

O furdunço que as Big Techs têm feito por causa da PL das fake news demostra que o Google é o Grande Irmão.

A Google declarou em nota:

Entretanto, estamos muito preocupados com as consequências indesejadas para o país caso o texto atual seja aprovado sem uma discussão aprofundada.
Além de estar em desacordo com a forma como outros países estão lidando com essas questões, temos sérias preocupações de que o PL 2630 mude a internet que você conhece para pior e limite a inovação, a liberdade de expressão e a geração de oportunidades econômicas para todos os brasileiros.
Traz sérias ameaças à liberdade de expressão
A proposta atual traz várias disposições que determinam um “dever de cuidado” a ser executado preventivamente pelas plataformas, principalmente, no que se refere aos conteúdos considerados ilegais pela proposta. Se o texto avançar assim, empresas de tecnologia terão que filtrar e moderar conteúdos considerando uma análise legal e assumindo uma função exercida tradicionalmente pelo Poder Judiciário.
A incerteza do que pode ou não ser disponibilizado na internet levaria as empresas a restringir a quantidade de informações disponíveis, reduzindo a representatividade de vozes que existem nas plataformas. Isso violaria diretamente o princípio do acesso livre à informação, o que seria uma grande retrocesso na guerra contra conteúdos enganosos.
(https://www.brasil247.com/brasil/google-diz-em-nota-que-pl-2630-protege-a-desinformacao-e-ameaca-vozes-independentes-na-internet)

Eu estou citando apenas uma parte, em especial, a preocupação das Big Techs na liberdade de expressão e no medo de delegar o controle da internet ao Governo. No entanto, eu aponto que eu fui censurado pelo Blogger, que faz parte do Google. Leia no texto "Que fossa, meu chapa".

Ato contínuo, as Big Techs estão fazendo militância contra o PL das fake news. Google e Meta estão (riso) direcionando deliberadamente resultados sobre essa lei para páginas que criticam a iniciativa e (gargalhadas) censurando as páginas que são favoráveis.
Não se engane, não estão fazendo isso pela liberdade de expressão. Não é nem uma questão ética ou moral. Essa é uma questão financeira.

Nenhum comentário: