terça-feira, 13 de setembro de 2022

Imprensa livre precisa de jornalistas independentes

Eu fiquei intrigado e curioso com essa notícia:

Carla Cecato se revolta com Ivete Sangalo [...] Carla Cecato é uma das maiores jornalistas do Brasil. Após 16 anos na Record, ela foi demitida e, em 2022, foi contratada pela Jovem Pan para substituir Antônia Fontenelle no Talk Show da emissora.
Na manhã desta segunda-feira (12), Carla Cecato fez um post em seu perfil do Instagram onde criticou uma atitude de Ivete Sangalo. Acontece que, no final de semana, a baiana se apresentou em um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio. Em seu discurso, em cima do palco, Ivete Sangalo disparou: “Amor sim, arma não”, e tal fala deixou Carla Cecato um tanto quanto indignada.
Fonte: https://www.otvfoco.com.br/carla-cecato-se-revolta-com-ivete-sangalo-e-pressiona-cantora/

A notícia forneceu a pista que eu precisava. Carla Cecato foi contratada pela Jovem Pan, pejorativamente chamada de Jovem Klan por seu apoio ao presidente fascista genocida.
Os jornalistas clamam, com frequência, pela liberdade de expressão e de imprensa, mas existe tal liberdade? Os jornalitas são independentes? Os meios de comunicação de massa são verdadeiros latifúndios eletrônicos, dominados por algumas famílias, que constituem a oligarguia midiática.
Os jornais comerciais forma cúmplices do golpe contra a presidente Dilma Roussef, foram cúmplices do mantado tampão de Michel Temer que nos roubou os direitos trabalhistas e foram cúmplices da ascenção do presidente fascista genocida.
Carla Cecato então mostra que o jornalista não é independente nem tem liberdade. Escreve para agradar seu patrão, ganhar promoção, ou manter seu emprego.
Sendo jornalista, ela deve ter conhecimento de que arma de fogo é o principal instrumento usado para assassinato de mulheres no Brasil [https://www.brasil247.com/brasil/arma-de-fogo-e-o-principal-instrumento-usado-para-assassinatos-de-mulheres-no-brasil], que as armas compradas graças à liberação dada pelo presidente (fascista genocida) Jair Bolsonaro estão sendo usadas pelo crime organizado [https://www.brasil247.com/brasil/armas-liberadas-por-bolsonaro-estao-sendo-usadas-por-traficantes-de-drogas-e-pelo-crime-organizado], que o Exército autorizou membro do PCC a comprar fuzil [https://www.cartacapital.com.br/politica/exercito-autorizou-membro-do-pcc-a-comprar-fuzil-como-cac/] e que as armas compradas poelos CACs foram vendidas ao PCC [https://revistaforum.com.br/brasil/2022/9/12/armas-compradas-por-cacs-atraves-de-decreto-de-bolsonaro-foram-usadas-em-assalto-123097.html]

A Imprensa somente terá liberdade de expressão quando seus jornalistas forem independentes e isso requer uma democratização dos meios de comunicação de massa.

Nenhum comentário: