sábado, 9 de julho de 2022

Biden concede acesso ao aborto

Autora: Sofia Carnavalli.

Nesta sexta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto que permite a criação de novas medidas para possibilitar um acesso melhor das mulheres ao aborto e protege-las de punições. Isso aconteceu cerca de duas semanas após a Suprema Corte derrubar o direito constitucional ao aborto, e, entre as ações das medidas, estão o apoio para clínicas de atendimento às mulheres, aumento do acesso de remédios e da proteção de dados pessoais de quem procura o procedimento.

O presidente fez ataques à decisão da Corte antes mesmo de assinar o decreto, dizendo que: ”Esta não foi uma decisão guiada pela Constituição. Foi um exercício de puro poder político”. Apesar de diversas leis preverem o direito do acesso da mulher à saúde e à privacidade, ele acrescentou dizendo que isso não é sequer considerado pelos juízes.

"Na semana passada, foi relatado que uma garota de dez anos, vítima de estupro, foi forçada a viajar para outro estado para encerrar a gravidez e, talvez, salvar sua vida. Alguém acredita que uma garota de dez anos deve ser forçada a ter um filho de um estuprador? Não consigo pensar em nada tão extremo quanto isso”, enfatizou Biden.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/biden-assina-decreto-que-amplia-acesso-ao-aborto-nos-eua/

Nenhum comentário: