quarta-feira, 2 de junho de 2021

O sangue de Zeus

ATENÇÃO! SPOILERS!

Quem tem Netflix deve assistir a série "Sangue de Zeus" [eu não estou ganhando um centavo com isso]. Ali é possível ter um bom vislumbre da mitologia da Grécia Antiga.

A série fala de duas batalhas que Zeus teve que travar para garantir a soberania do Olimpo [e dele mesmo]: a batalha contra os Titãs [não a banda] - chamada Titanomaquia - e a batalha contra os Gigantes - chamada Gigantomaquia.

Zeus era filho de Cronos, um dos Titãs, e neto de Urano, sendo este um provável "filho" do Caos. Nós podemos dizer que é um assunto de família. Evidente que para o mundo ocidental moderno a dicotomia Bem versus Mal tão onipresente na espiritualidade judaico-cristã não poderia deixar de estar presente no filme. Para este escritor que vos fala, os Titãs [e os Gigantes] estavam unicamente tentando devolver a coroa e o trono a quem é devido.

Os Titãs, filhos de Urano e Gaia, além de Cronos, são: Oceano, Céos, Crio, Palas, Perses, Astreu, Hiperião e Jápeto. E tem as Titanesas, que são: Febe, Mnemosine, Reia, Têmis, Tétis e Teia.

Zeus é o sexto filho de Cronos e Reia [que eram irmãos], que tiveram mais cinco filhos. Zeus casou-se com Hera, sua irmã. Esse, digamos, padrão de um Deus casando-se com sua mãe, irmã ou filha [Deusas] deu origem ao tabu [no sentido de sagrado] do incesto.

Zeus venceu os Titãs. Então vieram os Gigantes, possíveis descendentes dos Titãs, senão descendentes indiretos [bastardos?] de Urano e Gaia.

Os Gigantes são: Agrius, Alcyoneus, Alektos, Aristaeus, Asterius, Clytios, Damysus, Enceladus, Ephiates, Euryalus, Eurymedon, Eurytus, Gration, Hopladamus, Hippolytus, Lion, Mimas, Pallas, Pelorus, Picolous, Polybotes, Porphyrion e Thoas. [lista consultada no Wikipédia em inglês]

No filme, os Gigantes não são nomeados, mas eu gostei bastante das gigantas. Eu estou em dúvida por qual eu estou mais apaixonado: a Dama da Lâmina ou a Dama Lula.

Nenhum comentário: