segunda-feira, 21 de junho de 2021

Cosmologia Budista

Eu encontrei a concepção Budista sobre a composição do Cosmos, ou melhor dizendo, da forma como o Universo se manifesta.

A descrição é extensa e complexa, então eu vou tentar resumir os termos.

Reino sem forma (Ārūpyadhātu)

O Ārūpyadhātu ou "reino sem forma" não teria lugar em uma cosmologia puramente física, já que nenhum dos seres que o habitam tem forma ou localização; e, correspondentemente, o reino também não tem localização. Este reino pertence àqueles devas que alcançaram e permaneceram nas Quatro Absorções Sem Forma dos arūpadhyānasem uma vida anterior, e agora desfruta dos frutos do bom karma dessa realização. Bodhisattvas , no entanto, nunca nascem no Ārūpyadhātu, mesmo quando alcançaram os arūpadhyānas.

Existem quatro tipos de devas Ārūpyadhātu, correspondentes aos quatro tipos de arūpadhyānas.

Arupa Bhumi (Arupachara Brahmalokas ou reinos imaterial/amorfo):

Naivasaṃjñānāsaṃjñāyatana: "Esfera de nem percepção nem não percepção". Nesta esfera, os seres sem forma foram além de uma mera negação da percepção e atingiram um estado liminar onde não se envolvem em "percepção" (reconhecimento de particulares por suas marcas), mas não estão totalmente inconscientes.

Ākiṃcanyāyatana: "Esfera do Nada" (literalmente "sem nada"). Nesta esfera, os seres sem forma habitam contemplando o pensamento de que "não há nada". Esta é considerada uma forma de percepção, embora muito sutil.

Vijñānānantyāyatana: "Esfera da Consciência Infinita". Nesta esfera, os seres sem forma habitam meditando em sua consciência como infinitamente penetrante.

Ākāśānantyāyatana: "Esfera do Espaço Infinito". Nesta esfera, os seres sem forma habitam meditando sobre o espaço ou extensão como infinitamente penetrante.

Rūpadhātu (Reino da forma):

O Rūpadhātu ou "Reino da forma" é, como o nome implica, o primeiro dos reinos físicos; todos os seus habitantes têm uma localização e corpos de uma espécie, embora esses corpos sejam compostos de uma substância sutil que por si mesma é invisível para os habitantes do Kāmadhātu.

Moradas Puras:

Os mundos Śuddhāvāsa ou " Moradas Puras ", são distintos dos outros mundos no sentido de que eles não abrigam seres que nasceram lá por mérito ordinário ou realizações meditativas, mas apenas aqueles Anāgāmins ("Não-retornados") que já estão no caminho para a condição de Arhat e que atingirão a iluminação diretamente do  mundo Śuddhāvāsa sem renascer em um plano inferior.

Akaniṣṭha: Mundo dos devas "iguais em posição" (literalmente: não tendo ninguém como o mais jovem). O mais alto de todos os mundos Rūpadhātu, é frequentemente usado para se referir ao extremo mais alto do universo.

Sudarśana: Os devas de "visão clara" vivem em um mundo semelhante e amigável com o mundo Akaniṣṭha.

Sudṛśa: Diz-se que o mundo dos devas "belos" é o lugar de renascimento para cinco tipos de anāgāmins.

Atapa: O mundo dos devas "imperturbáveis", cuja companhia os dos reinos inferiores desejam.

Avṛha: O mundo dos devas que "não caem", talvez o destino mais comum para os Anāgāmins renascidos. Muitos alcançam o estado de arhat diretamente neste mundo, mas alguns morrem e renascem em mundos sequencialmente superiores das Moradas Puras até que finalmente renasçam no mundo Akaniṣṭha.

Mundos Bṛhatphala:

O estado mental dos devas dos mundos Bṛhatphala corresponde ao quarto dhyāna e é caracterizado pela equanimidade. Os mundos Bṛhatphala formam o limite superior para a destruição do universo pelo vento no final de um mahākalpa, ou seja, eles são poupados dessa destruição.

Mundos Śubhakṛtsna:

O estado mental dos devas dos mundos Śubhakṛtsna corresponde ao terceiro dhyāna e é caracterizado por uma alegria silenciosa.

Śubhakṛtsna: O mundo dos devas de "beleza total".

Apramāṇaśubha: O mundo dos devas de "beleza ilimitada".

Parīttaśubha: O mundo dos devas de "beleza limitada".

Mundos Ābhāsvara:

O estado mental dos devas dos mundos Ābhāsvara corresponde ao segundo dhyāna e é caracterizado pelo deleite bem como alegria.

Ābhāsvara: O mundo dos devas "possuindo esplendor".

Apramāṇābha: O mundo dos devas de "luz ilimitada".

Parīttābha: O mundo dos devas de "luz limitada".

Mundos Brahma:

O estado mental dos devas dos mundos Brahmā corresponde ao primeiro dhyāna e é caracterizado por observação e reflexão, bem como deleite e alegria.

Mahābrahmā, o mundo do "Grande Brahmā", considerado por muitos como o criador do mundo, e tendo como títulos "Brahmā, Grande Brahmā, o Conquistador, o Invicto, o Que Tudo Vê, Todo -Poderoso, o Senhor, o Criador e Criador, o Governante, Indicador e Ordenador, Pai de Tudo Que Foi e Haverá".

Brahmapurohita, os "Ministros de Brahmā" são seres, também originários dos mundos Ābhāsvara, que nascem como companheiros de Mahābrahmā depois de ele ter passado algum tempo sozinho.

Brahmapāriṣadya, o "Conselho de Brahmā" ou a "assembléia de Brahmā".

Kāmadhātu (Reino do Desejo):

Os seres nascidos no Kāmadhātu diferem no grau de felicidade, mas são todos, exceto Anagamis, Arhats e Budas, sob o domínio de Mara e estão presos ao desejo sensual, o que lhes causa sofrimento.

Céus:

Parinirmita-vaśavartin: O céu dos devas "com poder sobre as criações (dos outros)".

Nirmāṇarati: Os devas deste mundo são capazes de fazer qualquer aparência para agradar a si mesmos.

Tuṣita: O mundo dos devas "alegres".

Yāma: Às vezes chamado de "céu sem luta", porque é o mais baixo dos céus para ser fisicamente separado dos tumultos do mundo terreno.

Mundo de Sumeru:

A montanha mundial de Sumeru é um pico imenso e de formato estranho que surge no centro do mundo e em torno do qual o Sol e a Lua giram. Sua base fica em um vasto oceano e é cercada por vários anéis de cadeias de montanhas menores e oceanos.

Trāyastriṃśa: O mundo "dos Trinta e três (devas)" é um amplo espaço plano no topo do Monte Sumeru, preenchido com os jardins e palácios dos devas.

Cāturmahārājikakāyika: O mundo "de os Quatro Grandes Reis "é encontrado nas encostas mais baixas do Monte Sumeru, embora alguns de seus habitantes vivam no ar ao redor da montanha.

Asura: O mundo dos Asuras é o espaço ao pé do Monte Sumeru, grande parte do qual é um oceano profundo. Não é a casa original dos Asuras, mas o lugar em que se encontraram depois de serem expulsos , bêbados, de Trāyastriṃśa, onde haviam vivido anteriormente. Os Asuras estão sempre lutando para recuperar seu reino perdido no topo do Monte Sumeru, mas são incapazes de quebrar a guarda dos Quatro Grandes Reis.

Reinos Terrestres:

Manuṣyaloka: Este é o mundo dos humanos e de seres semelhantes aos humanos que vivem na superfície da terra.

Jambudvīpa [continente] está localizado no sul e é a residência de seres humanos comuns.

Pūrvavideha [continente] está localizado no leste e tem a forma de um semicírculo com o lado plano apontando para o oeste (ou seja, em direção a Sumeru).

Aparagodānīya [continente] está localizado no oeste e tem a forma de um círculo com uma circunferência de cerca de 7.500 ystojanas.

Uttarakuru [continente] está localizado no norte e tem a forma de um quadrado.

Tiryagyoni-loka: Este mundo compreende todos os membros do reino animal que são capazes de sentir sofrimento, independentemente do tamanho.

Pretaloka: Os pretas, ou "fantasmas famintos", são principalmente habitantes da Terra, embora devido ao seu estado mental eles percebam isso muito diferente dos humanos. Eles vivem em sua maior parte em desertos e terrenos baldios.

Mundo Naraka:

Naraka é o nome dado a um dos mundos de maior sofrimento, geralmente traduzido para o inglês como "inferno" ou "purgatório". Tal como acontece com os outros reinos, um ser nasce em um desses mundos como resultado de seu carma , e reside lá por um período de tempo finito até que seu carma tenha alcançado seu resultado total, após o qual ele renascerá em um dos mundos superiores como resultado de um carma anterior que ainda não havia amadurecido. A mentalidade de um ser infernal corresponde a estados de extremo medo e angústia impotente nos humanos.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Buddhist_cosmology
Traduzido [resumido] com Google Tradutor.

Nenhum comentário: