quarta-feira, 16 de junho de 2021

Os sete princípios fundamentais

A filosofia Jain explica que sete tattva (verdades ou princípios fundamentais) constituem a realidade.

São eles:

jīva - a alma que é caracterizada pela consciência
ajīva - a não-alma
āsrava (influxo) - influxo de matéria cármica auspiciosa e maligna para a alma.
bandha (escravidão) - mistura mútua da alma e dos karmas .
samvara (paralisação) - obstrução do influxo de matéria cármica na alma.
nirjara (dissociação gradual) - separação ou queda de parte da matéria cármica da alma.
mokṣha (liberação) - aniquilação completa de toda matéria kármica (ligada a qualquer alma em particular).

O Jainismo acredita que as almas ( jīva ) existem como uma realidade, tendo uma existência separada do corpo que a abriga. Jīva é caracterizado por chetana (consciência) e upayoga (conhecimento e percepção). Embora a alma experimente nascimento e morte, ela não é realmente destruída nem criada. Decadência e origem referem-se respectivamente ao desaparecimento de um estado de alma e aparecimento de outro estado, sendo estes apenas os modos da alma.

Ajīva são as cinco substâncias não vivas que compõem o universo junto com a jīva . Eles estão:

Pudgala ( Matéria ) - A matéria é classificada como sólida, líquida, gasosa, energética, materiais kármicos finos e matéria extrafina ou partículas finais.

Paramānu ou partículas finais são consideradas o bloco de construção básico de toda a matéria. Uma das qualidades do Paramānu e Pudgala é a permanência e indestrutibilidade. Ele combina e muda seus modos, mas suas qualidades básicas permanecem as mesmas. De acordo com o Jainismo, ele não pode ser criado nem destruído.

Dharma-tattva (Meio de Movimento ) e Adharma-tattva (Meio de repouso) - Eles também são conhecidos como Dharmāstikāya e Adharmāstikāya . Eles são exclusivos do pensamento Jain, descrevendo os princípios de movimento e repouso. Diz-se que eles permeiam todo o universo. Dharma-tattva e adharma-tattva não são, por si próprios, movimento ou repouso, mas medeiam o movimento e o repouso em outros corpos. Sem dharmāstikāya o movimento não é possível e sem adharmāstikāya o descanso não é possível no universo.

Ākāśa (Espaço) - O espaço é uma substância que acomoda as almas, a matéria, o princípio do movimento, o princípio do descanso e o tempo. É onipresente, infinito e feito de infinitos pontos do espaço.

Kāla (Tempo) - O tempo é uma entidade real de acordo com o Jainismo e todas as atividades, mudanças ou modificações podem ser alcançadas somente com o tempo. No jainismo, o tempo é comparado a uma roda com doze raios divididos em metades descendentes e ascendentes com seis estágios, cada um com uma duração imensa estimada em bilhões de sagaropama ou anos oceânicos. De acordo com os jainistas, a tristeza aumenta em cada estágio descendente progressivo e a felicidade e bem-aventurança aumentam em cada estágio ascendente progressivo.

Asrava (influxo de carma ) se refere à influência do corpo e da mente que faz com que a alma gere carma. Ocorre quando as partículas cármicas são atraídas para a alma por causa das vibrações criadas pelas atividades da mente, fala e corpo.

O āsrava , ou seja, o influxo do kármico ocorre quando as partículas kármicas são atraídas para a alma por causa das vibrações criadas pelas atividades da mente, fala e corpo. O influxo cármico por conta da ioga impulsionada por paixões e emoções causa um influxo de carma a longo prazo, prolongando o ciclo de reencarnações. Por outro lado, os influxos cármicos por conta de ações que não são movidas por paixões e emoções têm apenas um efeito cármico transitório e de curta duração.

Os karmas têm efeito apenas quando estão vinculados à consciência. Essa ligação do karma à consciência é chamada de bandha . No entanto, a ioga ou as atividades por si só não produzem escravidão. Dentre as muitas causas da escravidão, a paixão é considerada a principal causa da escravidão. Os karmas são literalmente vinculados por conta da viscosidade da alma devido à existência de várias paixões ou disposições mentais.

Saṃvara é a paralisação do karma . O primeiro passo para a emancipação ou a realização de si mesmo é ver se todos os canais através dos quais o carma está fluindo para a alma foram interrompidos, de modo que nenhum carma adicional possa se acumular. Isso é conhecido como a interrupção do influxo de karma (saṃvara). Existem dois tipos de savara : aquele que está relacionado com a vida mental (bhava-saṃvara) e aquele que se refere à remoção de partículas cármicas (dravya-saṃvara) Essa paralisação é possível por autocontrole e liberdade de apego. A prática de votos, cuidado, autocontrole, observância de dez tipos de dharma, meditação e a remoção de vários obstáculos, como fome, sede e paixão, interrompe o influxo de carma e protege a alma das impurezas do fresco carma.

Nirjarā é o derramamento ou destruição de karmas que já se acumularam. Nirjarā é de dois tipos: o aspecto psíquico da remoção do karma ( bhāva-nirjarā ) e a destruição das partículas do karma ( dravya-nirjarā ). O Karma pode se exaurir em seu curso natural quando seus frutos estiverem completamente exaustos. Para isso, nenhum esforço é necessário. O karma restante deve ser removido por meio de penitência ( avipaka-nirjarā ). A alma é como um espelho que parece turvo quando a poeira do carma é depositada em sua superfície. Quando o carma é removido pela destruição, a alma brilha em sua forma pura e transcendente. Em seguida, atinge o objetivo de mokṣa.

Mokṣha significa liberação, salvação ou emancipação da alma. De acordo com o jainismo , Mokṣha é a obtenção de um estado totalmente diferente da alma, completamente livre da escravidão cármica, livre do samsara (o ciclo de nascimento e morte). Significa a remoção de todas as impurezas da matéria cármica e do corpo, caracterizada pelas qualidades inerentes da alma, como conhecimento e bem-aventurança, livre de dor e sofrimento. A fé correta, o conhecimento correto e a conduta correta (juntos) constituem o caminho para a libertação. Diz-se que uma alma liberada atingiu sua natureza verdadeira e primitiva de felicidade infinita, conhecimento infinito e percepção infinita.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Tattva_(Jainism)
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: